Autor: “Angeles Maestro”

Odiario
(intensificação das contradições interimperialistas)

Os satélites estão a mudar de sol

Angeles Maestro    01.Ene.19    Colaboradores

Um dos aspectos centrais da análise da actual fase do capitalismo – a fase imperialista – reside na compreensão da importância das contradições interimperialistas. Tendo em conta, em primeiro lugar, que essas contradições conduziram no século passado a duas guerras mundiais. E, em segundo lugar, que se trata de contradições internas a um sistema, e que a luta dos trabalhadores e dos povos só pode ter como objectivo pôr fim a esse sistema, antes que seja ele a pôr fim à própria humanidade.

Odiario
Odiario

A dignidade da Cañada* Real

Angeles Maestro**    14.Ene.17    Colaboradores

As cañadas reais existem desde a Idade Média. Antes trajectos por onde se deslocava o gado, a sua marginalidade urbana levou a que, ao longo do tempo, gente pobre instalasse aí a sua habitação de recurso. Vários desses terrenos passaram a ser objecto de cobiça para a especulação imobiliária. E os moradores das cañadas, perante a ameaça de destruição das suas precárias habitações, resistem.

Odiario
Odiario

Que os mortos enterrem os seus mortos

Angeles Maestro    05.Oct.16    Outros autores

Uma reflexão sobre a evolução da situação em Espanha, em que o arrastar da crise teve forte repercussão no interior do PSOE, culminando com a demissão do seu secretário-geral. Haja ou não novas eleições, forme-se ou não um governo do PP encabeçado por Rajoy, a tensão não irá abrandar. Resta saber em que condições poderá desenvolver-se uma resistência popular.

Odiario
Odiario

A voz que te é devida

Angeles Maestro*    02.Ago.16    Colaboradores

Quantos factos desconhecidos ou mal conhecidos ainda há na História da Guerra Civil de Espanha?
Quantos heroísmos por contar, quantas invejas, quantas traições faltam saber para uma melhor compreensão a História da Guerra Civil de Espanha?
Publicamos hoje a tradução de um excelente ensaio de Angeles Maestro, amiga e colaboradora de odiario.info.

Odiario
Odiario

“Falta coragem e esconde-se o determinante tema da Dívida quando se fala em reestruturações ou auditorias”

“As Marchas da Dignidade constituem um importante marco unitário da mobilização social. A sua capacidade de mobilização passa por cima do tsunami eleitoral e são capazes de articular o instinto de uma parte importante do povo trabalhador que sabe que sem luta e sem força organizada não somos capazes de acabar com o poder que nos subjuga.”

Odiario
Odiario

As tarefas da esquerda revolucionária face a PODEMOs e outras opções eleitorais

Angeles Maestro*    03.Sep.14    Colaboradores

Face ao risco de mudanças eleitorais e sociais que possam dar lugar a políticas contrárias aos seus interesses as oligarquias do Estado e da UE têm duas opções preventivas. Ou desnaturalizar e domesticar os dirigentes, através de subornos ou ameaças de todo o tipo, ou impedir que cheguem ao poder, ou, directamente, através de um golpe de Estado. Os exemplos de corrupção ou de ameaças a dirigentes políticos são intermináveis, mas são de destacar dois casos de organizações da esquerda europeia que integram o mesmo Grupo no Parlamento Europeu que PODEMOS e a IU: o grego SYRIZA e a alemã Die Linke.

Odiario
Odiario

Deve ser dada resposta à nova medida de exclusão do direito à assistência de saúde

Angeles Maestro    19.Ene.14    Outros autores

Em Espanha, como em Portugal ou na Grécia, cada vez está mais claro que, juntamente com a destruição e concentração de capital, as políticas dos governos têm como objectivo a destruição dos sectores sociais de que o capital não necessita como mão de obra e que considera um empecilho porque consomem grandes recursos: pessoas idosas pobres, desempregados pobres e doentes crónicos pobres.

Odiario