Autor: “António Santos ”

Odiario

Brancos, ricos e perigosos*

António Santos    07.Oct.17    Outros autores

O recente massacre de Las Vegas é apenas mais um. Nos EUA houve 1515 ataques deste tipo nos últimos 1735 dias. Só em 2016, foram 383 tiroteios, mais do que um por dia, contra vítimas aleatórias, fazendo mais de 15 mil mortos num só ano. No que já vai de 2017, as estatísticas não são menos sombrias: 273 tiroteios em massa, quase todos sem razão aparente e levados a cabo por «lobos solitários». A questão é que 273 «lobos solitários» são uma alcateia.

Odiario
Odiario

ST Louis, como matar a cotovia

António Santos*    24.Sep.17    Outros autores

O texto de António Santos que hoje publicamos o que nunca e demais repetir: a luta contra o racismo é uma das formas assumida pela luta de classes; os tribunais são um dos principais instrumentos de repressão do Estado ao serviço da classe dominante.
De facto, «onde não há justiça não pode haver paz», e não é pela submissão mas pela luta constante e crescente que os povos conquistarão a justiça e a paz.

Odiario
Odiario

Capitalismo opiómano*

António Santos    17.Ago.17    Outros autores

Os EUA atravessam a pior epidemia de toxicodependência da sua história, onde 170 pessoas morrem diariamente de overdose. Uma estatística lúgubre que aumentou 400 por cento desde 1999, 800 por cento em estados como o Ohio, 1500 por cento em cidades pobres como Huntington, na Virgínia Ocidental, onde um em cada dez bebés já nasce toxicodependente. A droga responsável pela nova tragédia não atravessa clandestinamente a fronteira com o México. É receitada em consultórios médicos e comprada legalmente nas farmácias.

Odiario
Odiario

5 mentiras do BE sobre a Constituinte Venezuelana

António Santos    07.Ago.17    Outros autores

Em qualquer debate são possíveis opiniões divergentes. Mas, por parte de uma formação que se diz de esquerda como o BE, deveria esperar-se que essas opiniões fossem seriamente fundamentadas. Mas em relação à Venezuela – e a outras importantes matérias – começa a ser corrente ver o BE recorrer a falsidades. As mesmas, aliás, que a direita mais trauliteira utiliza. Gozam de uma benévola cobertura mediática dos media que temos. E cada vez se compreende melhor porquê.

Odiario
Odiario

Uma factura vale mais que mil palavras*

António Santos    04.Ago.17    Outros autores

Nos EUA, com o “Obamacare” em vigor ou com o ainda pior “Trumpcare”, o acesso à saúde é para os privilegiados que a podem pagar, nomeadamente através dos seguros de saúde que embolsam milhões dessa forma desumana. Este artigo informa-nos de um caso, que será idêntico ao de milhões de norte-americanos.

Odiario
Odiario

Um pequeno incidente no condado Cobb*

António Santos    15.Jul.17    Outros autores

Talvez se trate de um pequeno incidente. Mas acrescenta mais alguns detalhes concretos sobre o desespero dos pobres e excluídos na maior potência imperialista do mundo. E sobre uma das formas como o seu grito desesperado é atendido.

Odiario
Odiario

Quebeque ilegaliza greve*

António Santos    02.Jun.17    Outros autores

Para quem tenda a esquecer-se de que mesmo a mais democrática das democracias burguesas será sempre uma ditadura da burguesia, a classe dominante encarrega-se de recordar esse facto. O que se passa no Quebeque com a ilegalização do direito à greve é quase uma rotina: desde 2010 pelo menos 11 greves foram proibidas no Canadá.

Odiario