Autor: “António Santos”

Odiario

Donald, apetece-lhes algo americano*

António Santos    06.Ago.20    Outros autores

«Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade. Até nos EUA.»

Odiario
Odiario

A pandemia não pára a luta mas a luta pára a pandemia

António Santos    07.Jul.20    Outros autores

A grande movimentação popular anti-racista nos EUA tem tido destaque nos media. Em contrapartida, notícias sobre lutas dos trabalhadores são poucas ou nenhumas. Este artigo faz uma resenha da situação, num país em que à exploração e à degradação das condições de trabalho se junta uma desumana exposição à pandemia.

Odiario
Odiario

CARES para o capital, não para o trabalho*

António Santos    19.Jun.20    Outros autores

Os EUA, a contas com uma das mais sérias crises internas da sua história, todos os dias vêm crescer o exército de desempregados. Mas vão suspender o magro subsídio atribuído a quem ficou desempregado no curso da pandemia, num quadro em que a insegurança alimentar duplicou, atingindo agora 38 por cento da população. O mais certo é os milhões de dólares que anteriormente teriam tido esse destino irem directamente para o grande capital.

Odiario
Odiario

Dez razões para uma catástrofe americana

António Santos    11.Abr.20    Outros autores

Nos EUA desvela-se, sob a casca do país mais rico do planeta, o mais indecoroso terceiro-mundismo: o povo estado-unidense está à mercê da morte. De costa a costa somam-se sinais de uma veloz desagregação: nunca a taxa de desemprego cresceu tanto em tão pouco tempo; nunca os índices de criminalidade aumentaram tão rapidamente, e nunca se venderam tantas armas em tão pouco tempo.»

Odiario
Odiario

Não, não #VaiFicarTudoBem

António Santos    27.Mar.20    Outros autores

À medida que evolui a crise vai-se tornando mais flagrante a hipocrisia do “estamos todos no mesmo barco” e do “toca a todos”. As desigualdades e a exclusão não dizem respeito a um ou outro aspecto particular da realidade. E, da saúde aos despedimentos em massa, e ao grande capital a pôr-se na fila para arrebanhar os “apoios” do governo, ficam cada dia mais à vista.

Odiario
Odiario

EUA: viveiro ideal do COVID-19*

António Santos    17.Mar.20    Outros autores

A pandemia provocada pelo COVID-19 está a deixar à vista o resultado da selvajaria privatizadora neoliberal e de décadas de destruição de serviços de saúde públicos criados em muitos países capitalistas face à pressão do exemplo socialista. O negócio privado da saúde não existe para dar resposta a uma grande emergência de saúde pública. E a grande maioria da população dos EUA vai deparar-se com essa dura realidade como nunca antes.

Odiario
Odiario

Política identitária é política de direita

António Santos    15.Nov.19    Outros autores

Os partidos recém entrados na AR são em regra unipessoais. No caso do Livre, o discurso político centra-se na identidade da sua deputada. A teoria da política identitária que o Livre subscreve fecha cada opressão numa cofragem identitária e portanto abstracta, sem vasos comunicantes, representações por procuração ou solidariedades. Será por isso que, ao mesmo tempo que Joacine é alvo de ódio racista por parte de alguns, o Livre é visto com simpatia pela parte mais esclarecida da classe dominante.

Odiario