Autor: “António Santos”

Odiario

O Supremo e os supremacistas*

António Santos    31.Oct.20    Outros autores

Quanto mais se aproximam as eleições nessa «democracia» que são os EUA, mais se confirma que quem decide o seu resultado final não é o voto dos cidadãos mas sim os múltiplos mecanismos de bastidores que o sistema engendra. Milhões de eleitores que já votaram por correspondência podem ver o seu voto ignorado. Muitos dos que forem votar presencialmente terão de se haver com as milícias fascistas que Trump mobiliza. Já está montada uma composição do Supremo Tribunal que avalizará qualquer fraude e qualquer golpada. E se o bando de Trump monta este cenário, fá-lo contando com a complacência do partido «democrata».

Odiario
Odiario

Precisam-se observadores*

António Santos    16.Oct.20    Outros autores

A dita “comunidade internacional”, tão atenta a pronunciar-se sobre processos eleitorais em países de que não gosta, estará agora inteiramente ocupada com as legislativas na Venezuela.
E o certo é que não enviará “observadores” às eleições nos EUA, onde está em marcha um golpe de Estado para o caso de o resultado ser desfavorável a Trump.

Odiario
Odiario

Uma sociedade decadente debate decadentemente*

António Santos    02.Oct.20    Outros autores

«O primeiro debate entre Trump e Biden foi a erupção cutânea de um tumor profundo. Inúteis do ponto de vista informativo, os 90 minutos de interrupções e insultos foram uma amostra da decadência histórica da democracia burguesa nos EUA.»

Odiario
Odiario

Donald, apetece-lhes algo americano*

António Santos    06.Ago.20    Outros autores

«Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade. Até nos EUA.»

Odiario
Odiario

A pandemia não pára a luta mas a luta pára a pandemia

António Santos    07.Jul.20    Outros autores

A grande movimentação popular anti-racista nos EUA tem tido destaque nos media. Em contrapartida, notícias sobre lutas dos trabalhadores são poucas ou nenhumas. Este artigo faz uma resenha da situação, num país em que à exploração e à degradação das condições de trabalho se junta uma desumana exposição à pandemia.

Odiario
Odiario

CARES para o capital, não para o trabalho*

António Santos    19.Jun.20    Outros autores

Os EUA, a contas com uma das mais sérias crises internas da sua história, todos os dias vêm crescer o exército de desempregados. Mas vão suspender o magro subsídio atribuído a quem ficou desempregado no curso da pandemia, num quadro em que a insegurança alimentar duplicou, atingindo agora 38 por cento da população. O mais certo é os milhões de dólares que anteriormente teriam tido esse destino irem directamente para o grande capital.

Odiario
Odiario

Dez razões para uma catástrofe americana

António Santos    11.Abr.20    Outros autores

Nos EUA desvela-se, sob a casca do país mais rico do planeta, o mais indecoroso terceiro-mundismo: o povo estado-unidense está à mercê da morte. De costa a costa somam-se sinais de uma veloz desagregação: nunca a taxa de desemprego cresceu tanto em tão pouco tempo; nunca os índices de criminalidade aumentaram tão rapidamente, e nunca se venderam tantas armas em tão pouco tempo.»

Odiario