Autor: “António Santos”

Odiario

ST Louis, como matar a cotovia

António Santos*    24.Sep.17    Outros autores

O texto de António Santos que hoje publicamos o que nunca e demais repetir: a luta contra o racismo é uma das formas assumida pela luta de classes; os tribunais são um dos principais instrumentos de repressão do Estado ao serviço da classe dominante.
De facto, «onde não há justiça não pode haver paz», e não é pela submissão mas pela luta constante e crescente que os povos conquistarão a justiça e a paz.

Odiario
Odiario

Capitalismo opiómano*

António Santos    17.Ago.17    Outros autores

Os EUA atravessam a pior epidemia de toxicodependência da sua história, onde 170 pessoas morrem diariamente de overdose. Uma estatística lúgubre que aumentou 400 por cento desde 1999, 800 por cento em estados como o Ohio, 1500 por cento em cidades pobres como Huntington, na Virgínia Ocidental, onde um em cada dez bebés já nasce toxicodependente. A droga responsável pela nova tragédia não atravessa clandestinamente a fronteira com o México. É receitada em consultórios médicos e comprada legalmente nas farmácias.

Odiario
Odiario

5 mentiras do BE sobre a Constituinte Venezuelana

António Santos    07.Ago.17    Outros autores

Em qualquer debate são possíveis opiniões divergentes. Mas, por parte de uma formação que se diz de esquerda como o BE, deveria esperar-se que essas opiniões fossem seriamente fundamentadas. Mas em relação à Venezuela – e a outras importantes matérias – começa a ser corrente ver o BE recorrer a falsidades. As mesmas, aliás, que a direita mais trauliteira utiliza. Gozam de uma benévola cobertura mediática dos media que temos. E cada vez se compreende melhor porquê.

Odiario
Odiario

Uma factura vale mais que mil palavras*

António Santos    04.Ago.17    Outros autores

Nos EUA, com o “Obamacare” em vigor ou com o ainda pior “Trumpcare”, o acesso à saúde é para os privilegiados que a podem pagar, nomeadamente através dos seguros de saúde que embolsam milhões dessa forma desumana. Este artigo informa-nos de um caso, que será idêntico ao de milhões de norte-americanos.

Odiario
Odiario

Um pequeno incidente no condado Cobb*

António Santos    15.Jul.17    Outros autores

Talvez se trate de um pequeno incidente. Mas acrescenta mais alguns detalhes concretos sobre o desespero dos pobres e excluídos na maior potência imperialista do mundo. E sobre uma das formas como o seu grito desesperado é atendido.

Odiario
Odiario

Quebeque ilegaliza greve*

António Santos    02.Jun.17    Outros autores

Para quem tenda a esquecer-se de que mesmo a mais democrática das democracias burguesas será sempre uma ditadura da burguesia, a classe dominante encarrega-se de recordar esse facto. O que se passa no Quebeque com a ilegalização do direito à greve é quase uma rotina: desde 2010 pelo menos 11 greves foram proibidas no Canadá.

Odiario
Odiario

ComeyGate os dois lados do mesmo portão*

António Santos    20.May.17    Outros autores

A eleição de Trump lançou a tão elogiada “democracia norte-americana” em forte convulsão interna. Ainda o homem não tinha tomado posse e já corriam manobras para o pôr a andar. A mais recente tem a ver com o despedimento do director do FBI, James Comey, e o eixo comum desta fortíssima campanha político-mediática é o histérico agitar do velho fantasma russófobo.

Odiario