Autor: “António Santos ”

Odiario

UPS a um passo da greve*

António Santos    17.Jun.18    Outros autores

A Union Parcel Service (UPS) é a maior empresa de entrega de encomendas dos EUA. Tem lucros fabulosos, que os patrões querem ainda acrescentar obrigando quase 400 mil trabalhadores a trabalhar a tempo inteiro por metade do salário. Está à vista uma greve. Se se verificar, terá dimensões históricas e afectará toda a economia dos EUA.

Odiario
Odiario

América monstruosa*

António Santos    31.May.18    Outros autores

Os EUA arrogam-se, em nome dos direitos humanos, o direito de derrubar governos e destruir países. É o “excepcionalismo EUA”. Mas até organizações norte-americanas que escrutinam as suas práticas internas denunciam não apenas as violações de tais direitos, mas o facto de, em vários casos, tais violações configurarem verdadeiros crimes contra a humanidade.

Odiario
Odiario

Trabalho americano, do desconto à liquidação total*

António Santos    05.May.18    Outros autores

A guerra contra os pobres nos EUA sobe de tom. A administração Trump pretende triplicar o valor das chamadas «rendas mínimas» pagas por 4,7 milhões de pessoas que vivem em habitações sociais ou que têm acesso ao arrendamento subsidiado pelo governo federal. Além disso a nova lei abre caminho para que os organismos públicos de habitação possam impor a obrigação de trabalhar como condição de acesso à habitação social e ao programa de rendas subsidiadas. Na prática, os inquilinos não podem recusar trabalho, por mais longe, pior remunerado e humilhante que seja o trabalho disponível e mesmo que os referidos inquilinos já trabalhem a tempo-inteiro, tenham deficiências incapacitantes ou sejam idosos.

Odiario
Odiario

Greves de professores alastram nos EUA*

António Santos    07.Abr.18    Outros autores

Mesmo nos EUA de Trump há trabalhadores em luta, e não são poucos. O movimento grevista de professores que neste momento alastra em vários Estados é uma resposta, combativa, quase espontânea, e com grande expressão de massas, à extrema degradação da situação nas escolas públicas.

Odiario
Odiario

Washington, distrito canibal*

António Santos    23.Mar.18    Outros autores

«Apertado numa tenaz de escândalos, acusações, processos judiciais e investigações, o presidente dos EUA reage como um animal acossado, sempre mais errático e agressivo. É seguro afirmar que há meio século que os EUA não conheciam este nível de tensão política e institucional. E a última vez que a tensão foi tão alta, um presidente foi assassinado.»

Odiario
Odiario

Colheita de fome*

António Santos    27.Feb.18    Outros autores

Nos EUA, uma das mais desiguais sociedades do mundo, mais de 46 milhões de pessoas recorrem diariamente ao Programa de Assistência Nutritiva Suplementar para não passarem fome. Além de pobres, são tratados com suspeita pelo bipartido que governa o país: os democratas queriam obriga-los a fazer testes para detectar consumo de drogas, partindo do princípio que gastam em droga o dinheiro que não têm para comer. Com Trump, sofrem um novo passo atrás. A proposta de alimentação a fornecer não contém um único produto fresco e não é passível de escolha.

Odiario
Odiario

Os lugares onde Marcelo não vai

António Santos    18.Ene.18    Outros autores

Marcelo parece omnipresente. E nas televisões ainda mais. Mas por detrás dessa aparência há uma outra realidade, onde não o irão decerto apanhar a tirar “selfies.” É onde houver trabalhadores em luta, como as operárias da Gramax, ou os professores, ou os enfermeiros, ou os operários da Autoeuropa. Aí os seus “afectos” não têm lugar.

Odiario