Autor: “António Santos ”

Odiario

Triplica o número de idosos falidos nos EUA*

António Santos    14.Ago.18    Outros autores

Nas extremas desigualdades verificadas na sociedade estado-unidense o grupo social dos trabalhadores idosos veio juntar-se aos outros grupos sociais marginalizados e condenados à miséria: negros, hispano-americanos, desempregados de todas as etnias. Desde 1991, triplicou o número de pessoas com mais de 65 anos que se declaram falidas e incapazes de fazer face a dívidas crescentes. Tal como na crise de 1929 teriam que trabalhar até morrer, se tivessem a sorte de ter trabalho.

Odiario
Odiario

Trump reforça controlo sobre Supremo Tribunal*

António Santos    20.Jul.18    Outros autores

A nomeação de Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal dos EUA tem um significado quase simbólico. Não se trata apenas de alguém que perfilha todos os pontos de vista mais reaccionários sobre a sociedade. É um homem que no tribunal da relação de Washington DC, tendo-lhe passado pelas mãos centenas de conflitos laborais de todas as espécies e feitios, conseguiu a proeza de ter proferido cem por cento das sentenças a favor das entidades patronais. Os trabalhadores americanos têm mais um inimigo num dos mais altos lugares do Estado.

Odiario
Odiario

Campos de concentração nos EUA*

António Santos    03.Jul.18    Outros autores

Nos EUA, onde boa parte do sistema prisional é negócio privado, a repressão e o aprisionamento da emigração ilegal é igualmente um chorudo negócio. De costa a costa estão a ser construídos campos de concentração. A emigração, nos EUA como em outros países, é mais um pretexto para eliminar direitos e para aumentar ainda mais a exploração e a precariedade dos trabalhadores, sejam eles legais ou ilegais.

Odiario
Odiario

UPS a um passo da greve*

António Santos    17.Jun.18    Outros autores

A Union Parcel Service (UPS) é a maior empresa de entrega de encomendas dos EUA. Tem lucros fabulosos, que os patrões querem ainda acrescentar obrigando quase 400 mil trabalhadores a trabalhar a tempo inteiro por metade do salário. Está à vista uma greve. Se se verificar, terá dimensões históricas e afectará toda a economia dos EUA.

Odiario
Odiario

América monstruosa*

António Santos    31.May.18    Outros autores

Os EUA arrogam-se, em nome dos direitos humanos, o direito de derrubar governos e destruir países. É o “excepcionalismo EUA”. Mas até organizações norte-americanas que escrutinam as suas práticas internas denunciam não apenas as violações de tais direitos, mas o facto de, em vários casos, tais violações configurarem verdadeiros crimes contra a humanidade.

Odiario
Odiario

Trabalho americano, do desconto à liquidação total*

António Santos    05.May.18    Outros autores

A guerra contra os pobres nos EUA sobe de tom. A administração Trump pretende triplicar o valor das chamadas «rendas mínimas» pagas por 4,7 milhões de pessoas que vivem em habitações sociais ou que têm acesso ao arrendamento subsidiado pelo governo federal. Além disso a nova lei abre caminho para que os organismos públicos de habitação possam impor a obrigação de trabalhar como condição de acesso à habitação social e ao programa de rendas subsidiadas. Na prática, os inquilinos não podem recusar trabalho, por mais longe, pior remunerado e humilhante que seja o trabalho disponível e mesmo que os referidos inquilinos já trabalhem a tempo-inteiro, tenham deficiências incapacitantes ou sejam idosos.

Odiario
Odiario

Greves de professores alastram nos EUA*

António Santos    07.Abr.18    Outros autores

Mesmo nos EUA de Trump há trabalhadores em luta, e não são poucos. O movimento grevista de professores que neste momento alastra em vários Estados é uma resposta, combativa, quase espontânea, e com grande expressão de massas, à extrema degradação da situação nas escolas públicas.

Odiario