Autor: “Atilio A. Boron”

Odiario

A centelha de Minneapolis

Atilio A. Boron    09.Jun.20    Outros autores

O assassínio de George Floyd foi a chispa que desencadeou a grande revolta social e cívica que está em curso nos EUA. A discriminação racial tem muito antigas raízes históricas e culturais, e perpetua-se por coexistir com uma sociedade ela própria baseada na injustiça e na desigualdade. E não terá solução no quadro dessa sociedade.

Odiario
Odiario

O Fórum de São Paulo e os seus desafios: resposta a Valter Pomar

Atilio A. Boron    23.Sep.12    Outros autores

Atilio A. BoronEnfrentamos a pior crise do capitalismo em toda a sua história, uma crise cuja resolução é impossível dentro do capitalismo. Vivemos numa época em que as contradições desse modo de produção se potenciaram exponencialmente, criando as condições objectivas para um salto revolucionário. Perante esta situação não podemos continuar a pensar ou a fazer o mesmo que antes. Se o Fórum de São Paulo não for capaz de, na próxima edição, encarar e discutir estes temas com a profundidade que merecem, o risco que se corre é que o destino deste espaço latino-americano seja o mesmo de tantas outras bem-intencionadas instituições internacionais: primeiro o rigor mortis da sua burocratização e finalmente o seu desaparecimento, em consequência da incapacidade para responder aos desafios da época.

Odiario
Odiario

Marx, 129 anos após a sua morte
Mais vivo e actual que nunca

Atilio A. Boron*    29.Mar.12    Outros autores

O mundo de hoje parece-se de forma surpreendente com o que Marx e o seu jovem amigo Engels previram num texto assombroso: O Manifesto Comunista. Este sórdido mundo de oligopólios rapaces e predatórios, de guerras de conquista, de degradação da natureza e saque dos bens comuns, de desintegração social, poder e tecnologia, de plutocracias travestidas para aparentarem ser democracias, de uniformidade cultural definida pelo “american way of life” é o mundo que todos os seus textos anteciparam. Por isso são muitos os que nos capitalismos desenvolvidos já se perguntam se o século XXI não será o século de Marx.

Odiario
Odiario

Venezuela:
Ensinamentos das ultimas eleições

Atilio A. Boron*    11.Oct.10    Outros autores

Atilio A. BoronA minuciosa e sintética análise de Atílio Borón desmascara a campanha de desinformação dos media, que pretenderam fazer-nos acreditar na mentira que veicularam – a derrota de Chávez, e disseram-no até à exaustão.
A verdade é que as forças que apoiam Chávez e o processo revolucionário bolivariano (PSUV e PCV) viram aumentar a sua confortável diferença de votos e lugares na Assembleia da República, em relação à última vez que a direita se apresentou às eleições.

Odiario
Odiario

Honduras: o princípio do fim?

Atilio A. Boron*    23.Sep.09    Outros autores

Zelaya regressou às Honduras e está na embaixada do Brasil em Hondurenhos. O governo golpista decretou recolher obrigatório que não foi respeitado pelos milhares de hondurenhos que rodeia a embaixada do Brasil. São as massas mobilizadas nas ruas, não apenas de Tegucigalpa mas em todo o território hondurenho, quem está a impor a normalização constitucional naquele país latino-americano.

Odiario
Odiario

A ilusão e a realidade

Atilio A. Boron*    05.Jun.08    Outros autores

Peça de uma polémica que esclarece muitos dos problemas com que a Argentina se debate, e a opção dos presidentes Kirchner, marido e mulher.

Odiario