Autor: “Bruno Carvalho”

Odiario

Resistência antifascista em Donbass

Bruno Carvalho    08.Jun.18    Outros autores

Depois do golpe imperialista na Ucrânia que instalou no poder um grupo de bandos fascistas, a resistência organizou-se em várias regiões do país, em alguns casos optando pela separação do poder instalado em Kiev. Tratava-se, como o fizeram também os muitos milhares que se exilaram na Rússia, de sobreviver. A resistência democrática e antifascista criou os seus próprios órgãos de poder e as suas próprias formas de defesa armada.

Odiario
Odiario

O Imperialismo existe

Bruno Carvalho    08.Oct.14    Outros autores

Os discursos de Thomas Sankara eram verdadeiras lições de dignidade. À antiga colónia Alto Volta o jovem capitão decidiu propor que se chamasse Burkina Faso, terra de homens íntegros. As transformações operadas naquele país foram tão profundas que o imperialismo tomou as medidas do costume: por encomenda da França foi assassinado pelo seu camarada Blaise Compaore.

Odiario
Odiario

Meio século de resistência

Bruno Carvalho    30.Jun.14    Outros autores

As FARC seguem uma trajectória própria que deve ser entendida dentro das circunstâncias da difícil realidade que tentam transformar. Esta organização guerrilheira que em meio século não se vergou ante a oligarquia colombiana e o imperialismo mantém-se firme no objectivo de conquistar a paz e o socialismo.

Odiario
Odiario

Jornalismo em ciência: mais do que uma necessidade, um dever

Bruno Carvalho    05.Feb.13    Outros autores

Para que a ciência e o jornalismo assumam de vez os seus papéis de destaque no progresso da sociedade humana será necessário eliminar as razões que as impedem de vestirem tal protagonismo. O imperialismo cultural a que se referiam Bourdieu e Wacquant impele a reprodução do pensamento dominante geração após geração. Só abalando as estruturas e os alicerces que fundam a nossa sociedade num sistema que promove a desigualdade se conseguirão devolver aos princípios éticos a consistência prática que necessitam.

Odiario
Odiario

Colômbia, «Israel da América Latina»

Bruno Carvalho    10.Dic.12    Outros autores

Na sua recente visita a Portugal, o presidente da Colômbia trazia na sua comitiva Germán Efromovich, dono do Synergy Group, único candidato, até ao momento, à compra da companhia aérea portuguesa. Efromovich não só detém a maior empresa de aviação do seu país, a Avianca, como está a ser investigado por queixas de violação dos direitos dos trabalhadores aeroportuários. É um exemplar típico da oligarquia delinquente que controla o mais fiel aliado do imperialismo na América Latina.

Odiario
Odiario

Jornada eleitoral histórica para os bascos

Bruno Carvalho    25.May.11    Outros autores

O 22 de Maio de 2011 ficará como um importante marco na longa história de luta e resistência do povo basco. A coligação Bildu - que o Estado espanhol tentou ilegalizar - conquistou o melhor resultado eleitoral de sempre para a esquerda independentista. Tornou-se na primeira força, no País Basco, em número de eleitos, na segunda força em número de votos e vai governar quase uma centena de câmaras municipais.

Odiario
Odiario

Licença para matar

Bruno Carvalho    17.May.11    Outros autores

Os exércitos de mercenários desempenham um papel crescente na estratégia do imperialismo. O que há de novo não é esta actividade, que tem tradição milenar. É a privatização das funções de repressão anteriormente detidas pelos Estados, as mãos livres para acções criminosas pelas quais deixa de ser assumida responsabilidade moral e política directa. A proliferação de multinacionais da morte verificada na última década representa um negócio de milhões à custa da repressão dos povos, da guerra e da violência armada.

Odiario