Autor: “César Príncipe”

Odiario

Máquinas de controlo social

César Príncipe    19.Abr.13    Colaboradores

A Europa do Leste afundou-se com a perestroika. A Europa Ocidental afunda-se com a troika. Nos dois casos, o mesmo agente e a mesma consequência: o processo capitalista em curso. Com a comunicação anti-social a exercer o controlo dos danos.

Odiario
Odiario

Liberdade de Imprensa/Liberdade de Empresa*
Censura e Manipulação

César Príncipe    18.Mar.13    Colaboradores

A Liberdade de Empresa sobrepôs-se à Liberdade de Imprensa. Os grupos económicos assumiram o encargo político de triar os mensageiros e assessorar a gover(nação) e, amiúde, certa oposição, parceira da alternância, além de alienar a psicologia colectiva e desincentivar a democracia participativa, regendo-se pela máxima romana: o mínimo de pão e o máximo de circo.

Odiario
Odiario

Homenagem aos caídos em combate
Levantamento do cerco de Lisboa

César Príncipe    05.Sep.12    Colaboradores

Perante o estado de sítio imposto nalgumas escolas, tornadas lugares de humilhação e confronto, decepção e desconfiança, intriga e incerteza, factores educativos, a que se somam a sobrecarga de tarefas e o caos legislativo e regulamentar, é necessária uma atitude de dignidade e coragem. Porque estão a caminho de ser restaurados mecanismos que fazem pagar quem resiste num preço de carreira e em danos de personalidade.

Odiario
Odiario

Tráfico & Corrupção
Doença genética do capitalismo

César Príncipe    22.Jul.12    Outros autores

No sistema do capitalismo real, o tráfico e a corrupção são elementos estruturantes. Nos Estados Unidos o tráfico de influências e a corrupção granjearam estatuto legal e gabinete no Congresso. Passaram à categoria de lobby. Conquistaram espaço de diálogo junto do Legislador e nas cercanias do Executivo. Em Portugal, o lobby esconde-se sob nomes grotescos como sucateiro ou pós-modernos como parceria público-privada.

Odiario
Odiario

A provocação Turca

César Príncipe*    02.Jul.12    Outros autores

A provocação turca na Síria é objectivamente preocupante: Erdogan tem o apoio da NATO e de Israel. Por instigação dos aliados e bazófia otomana pode passar da provocação primária e da peitaça propagandística à guerra aberta e generalizada, puxando dos galões de pequeno Átila para júbilo do Grande Átila.

Odiario
Odiario

Homenagem a José Morgado*

César Príncipe**    29.Dic.11    Outros autores

No passado dia 17, realizou-se, em Pegarinhos (Alijó), terra natal do Professor José Morgado (1921-2003), uma romagem à sua campa e uma sessão na Casa do Teatro. Intervieram César Príncipe, António Machiavelo, ex-aluno e assistente do José Morgado na Universidade do Porto e Paulo Morgado, filho do homenageado. Foi ainda lida uma comunicação de Aurélio Santos, do Conselho Nacional da URAP, entidade organizadora da evocação.

Odiario
Odiario

Comemorações da República
Fantasmas do Centenário

César Príncipe    16.Nov.11    Outros autores

Encerraram-se as comemorações da implantação da República. Os actos oficiais e oficiosos foram cinzentos ou sectários. Os historiadores de almanaque, com direito a tempo de pena e de antena, centraram as considerações no anti-clericalismo, na agitação laboral, na instabilidade institucional, no golpismo, no bombismo, no envolvimento na Grande Guerra. À maneira das procissões de 1918, só faltou invocar a pneumónica como sinal divino contra A Velhice do Padre Eterno.

Odiario