Autor: “Carlos Lopes Pereira”

Odiario

Desenvolvimentos na África Austral*

Carlos Lopes Pereira    08.Ene.18    Colaboradores

Na África Austral estão em curso desenvolvimentos em alguns países onde se vivem velhos problemas e se colocam novos desafios. Na África do Sul, o ANC elegeu um novo líder, Cyril Ramaphosa, com a tarefa de unir o partido, salvaguardar a aliança com o Partido Comunista Sul-africano e a COSATU e ganhar em 2019 a presidência da República. No Zimbabwe, afastado Robert Mugabe, o novo presidente do país e da ZANU-PF, Emmerson Mnangagwa, procura revitalizar a economia e reconquistar a confiança popular. Em Angola, o presidente João Lourenço iniciou o mandato e quer, com o MPLA, «melhorar o que está bem e corrigir o que está mal». Em Moçambique, o governo da FRELIMO trabalha para consolidar a paz e o desenvolvimento.

Odiario
Odiario

Drones assassinos na guerra do Sahel*

Carlos Lopes Pereira    26.Dic.17    Colaboradores

Os «robots assassinos» vêm oficialmente juntar-se às tropas especiais já no terreno. Com a justificação do «combate ao terrorismo», o imperialismo estado-unidense e aliados alargam a intervenção militar em África – do Sahel à Somália, da Nigéria aos Grandes Lagos –, com o propósito de controlar e explorar os recursos do continente.

Odiario
Odiario

Zimbabwe: Mugabe demitiu-se*

A recente crise no Zimbabwe passou por uma intervenção das forças armadas, e evoluiu sem que se tivessem verificado quaisquer actos de violência, seja da parte destas, seja da parte de civis. Tanto quanto se sabe, trata-se de movimentos internos para resolver problemas internos. O que, a confirmar-se, será uma boa notícia para África, onde a ingerência imperialista procura manobrar em todo o lado, e agir contra independências a que as velhas potência coloniais não se conformaram.

Odiario
Odiario

China e África estreitam relações*

As peças do complexo xadrez geoestratégico mundial continuam em movimento. A notícia do estabelecimento de uma base de apoio do Exército de Libertação Popular chinês no Djibuti é decerto um elemento muito relevante nesses termos.

Odiario
Odiario

Mais tropas no Sahel

A presença militar das antigas potências coloniais e dos EUA em África vem sendo complementada com forças africanas que integram o mesmo dispositivo genérico. A UE informou que «ajudará» uma força conjunta integrada por tropas da Mauritânia, Mali, Chade, Burkina Faso e Níger, mas não esclareceu qual o papel da monarquia saudita – a par de Israel, a grande aliada no Médio Oriente do imperialismo norte-americano – no treino e armamento dessa nova força militar.

Odiario
Odiario

Aumenta a pirataria nos mares africanos

Carlos Lopes Pereira    16.May.17    Colaboradores

A pirataria está a aumentar no Golfo da Guiné, no Atlântico, e no Corno de África, no Índico, em regiões flageladas por guerras e fomes. A ironia é que hoje sejam os EUA, a grande potência imperialista, quem pretende «ajudar» os africanos na luta contra a pirataria. A mesma potência que, sobretudo desde a II Guerra Mundial, é responsável pelos maiores actos de pirataria em África e em todo o mundo.

Odiario
Odiario

MPLA mobilizado para novas vitórias

É já num ambiente de normalidade e de cumprimento de calendário eleitoral que o Estado angolano prepara a próxima eleição presidencial. O MPLA iniciou já a sua campanha eleitoral para a quarta eleição presidencial do país, a primeira a que não concorre José Eduardo dos Santos.

Odiario