Autor: “Carlos Lopes Pereira ”

Odiario

Como o FBI e a CIA vigiaram Mandela*

Carlos Lopes Pereira    09.Ago.18    Colaboradores

Documentos finalmente – e dificilmente – tornados públicos mostram que o FBI «investigou agressivamente o movimento anti-apartheid sul-africano» como uma conspiração comunista «ameaçando a segurança norte-americana». A CIA deu informações ao regime do apartheid que ajudaram à prisão de Mandela e, juntamente com o FBI, continuou a vigiá-lo mesmo depois da sua libertação.

Odiario
Odiario

Forças especiais dos EUA em África*

Carlos Lopes Pereira    01.Ago.18    Colaboradores

A presença militar dos EUA em África, com bases operacionais de grande dimensão e efectivos de forças de elite, não visa simplesmente o “treino e enquadramento” de forças militares locais. É, cada vez mais, de intervenção directa em acções de combate, como tropa de ocupação que é.

Odiario
Odiario

África comemora 100 anos de Mandela*

Em 2018, o Dia Internacional de Mandela assinala os 100 anos do seu nascimento, um momento para «reflectir sobre a sua vida e o seu legado e para responder ao seu apelo de fazer do mundo um lugar melhor», diz a UA. E a organização pan-africana aponta perspectivas mínimas: a luta contra a corrupção e uma zona africana de livre comércio.

Odiario
Odiario

BRICS reunidos na África do Sul*

Carlos Lopes Pereira    23.Jun.18    Colaboradores

É sabido que os BRIC constituem um grupo em muitos aspectos heterogéneo. É por isso ainda mais significativa a sua convergência em orientações que, nomeadamente no plano internacional, afrontam as políticas empreendidas pelos EUA e seus aliados mais directos.

Odiario
Odiario

Zimbabué prepara eleições em Julho*

Carlos Lopes Pereira    11.Jun.18    Colaboradores

Pouco mais de meio ano após os militares terem afastado Robert Mugabe, haverá eleições gerais no Zimbabué: presidência da República, deputados ao parlamento e conselheiros municipais. A “comunidade internacional” e a antiga potência colonial – a Grã-Bretanha – hostilizaram durante anos o regime, promoveram “sanções”, intervieram no país através do BM e do FMI, com a receita que é conhecida. É previsível que o novo poder obtenha claro apoio eleitoral. Ver-se-á que políticas seguirá, e em que ambiente social as porá em prática.

Odiario
Odiario

Forte investimento da Rússia em África*

Carlos Lopes Pereira    26.May.18    Colaboradores

Os governos russo e egípcio acordaram a criação de uma zona industrial russa em Port Said. Será a primeira zona industrial russa no estrangeiro. Espera-se que, em menos de uma década, a produção das unidades industriais ali criadas atinja três mil e 600 milhões de dólares. E a intensificação do investimento e da cooperação económica russa abrange vários outros países africanos.

Odiario
Odiario

O Massacre de Cassinga*

Carlos Lopes Pereira    12.May.18    Colaboradores

Num tempo de tentativas de neocolonização de África - em particular na zona subsaariana, mas não só - é ainda mais importante a preservação da memória histórica dos heróicos movimentos africanos de libertação nacional, e dos monstruosos crimes cometidos pelos que desejariam impedir para sempre a libertação dos povos africanos. Os mesmos interesses que trabalham para o regresso a um passado de dependência, opressão e rapina das riquezas nacionais.

Odiario