Autor: “Demétrio Alves”

Odiario

Lénine e a electricidade

Demétrio Alves    19.May.20    Outros autores

«Mesmo dando por adquirida a existência de alterações climáticas derivadas das atividades socioeconómicas, e que se considerasse provado cientificamente que tais alterações são lesivas dos interesses e da segurança das sociedades humanas a médio e longo prazos, será que, através das asfixiantes propostas de transição neoliberal feita a mata-cavalos, o bem comum é salvaguardado de forma equitativa em termos mundiais? Na escala de pungentes necessidades humanas é a transição hipocarbónica que tem a prioridade? Por que motivo?»

Odiario
Odiario

Descentralização sem regionalização o que é?

Demétrio Alves    15.Ene.20    Outros autores

A tese enunciada pelo PR de que «se deveria finalizar a descentralização e, só depois, dar passos no sentido da criação das regiões administrativas» acaba por ser uma forma de, defendendo aparentemente a viabilização da regionalização, a liquidar. E de caminho liquidar também a descentralização.

Odiario
Odiario

Presidentes com capacidade diminuída

Demétrio Alves    21.Ago.13    Outros autores

A novela produzida em torno da questão da eventual impossibilidade legal da renovação sucessiva dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais, para além de três mandatos, está a poucos dias do seu termo, que acontecerá quando o Tribunal Constitucional decidir sobre os diversos recursos que lhe estão sendo apresentados.

Odiario
Odiario

A eventual redução de concelhos e freguesias

Demétrio Alves    28.Ago.11    Outros autores

Demétrio AlvesUma reforma administrativa séria determinaria, em qualquer país e independentemente do sistema político, muito trabalho, muito debate e, sobretudo, a consciência de que não é coisa que se faça em poucos meses, sem dinheiro e apenas com um lápis, um mapa e uma calculadora.
Ora, o que nós agora temos aí, ditado pela Troika, e porque isso lhe chegou aos ouvidos a partir de fontes nacionais, é a imposição de uma reforma administrativa com incidência, entre muitas outras coisas, no número de concelhos e freguesias, que diminuiriam de forma drástica, por motivos quase exclusivamente orçamentais (diminuição da despesa pública).

Odiario