Autor: “Demétrio Alves”

Odiario

A Torre Bela e o mostrengo

Demétrio Alves    30.Dic.20    Outros autores

Demétrio AlvesA bárbara matança na Torre Bela tem suscitado indignação pública. Mas tem havido cautela mediática em separar esse acontecimento da instalação de uma grande central fotovoltaica na mesma propriedade. O ministro do Ambiente foi o primeiro em empenhar-se em que essa ligação não fosse feita. Mas a questão está no terreno: até os que vieram defender a caça como boia de salvação do mundo rural ficaram descalços, porque o que aparentemente a matança fez foi limpar o terreno de animais de maior porte para o avanço de uma opção energética. Cuja consequência tem sido a da colonização extensíssima do território com fins energéticos, e que pouco ou nada adianta aos problemas do mundo rural.

Odiario
Odiario

O negócio do hidrogénio

Demétrio Alves    24.Sep.20    Outros autores

Demétrio AlvesO governo PS é particularmente fascinado por modas, nomeadamente no que diz respeito à energia e à “transição energética”. Sobretudo quando por detrás dessas modas se perfilam grossos interesses privados apostados na captura de dinheiros públicos. O ministro e o secretário de Estado lançam para o ar números, calendários e perspectivas sem qualquer fundamentação séria. A realidade e o interesse dos consumidores têm para estes governantes mais fugacidade do que o próprio hidrogénio.

Odiario
Odiario

Lénine e a electricidade

Demétrio Alves    19.May.20    Outros autores

«Mesmo dando por adquirida a existência de alterações climáticas derivadas das atividades socioeconómicas, e que se considerasse provado cientificamente que tais alterações são lesivas dos interesses e da segurança das sociedades humanas a médio e longo prazos, será que, através das asfixiantes propostas de transição neoliberal feita a mata-cavalos, o bem comum é salvaguardado de forma equitativa em termos mundiais? Na escala de pungentes necessidades humanas é a transição hipocarbónica que tem a prioridade? Por que motivo?»

Odiario
Odiario

Descentralização sem regionalização o que é?

Demétrio Alves    15.Ene.20    Outros autores

A tese enunciada pelo PR de que «se deveria finalizar a descentralização e, só depois, dar passos no sentido da criação das regiões administrativas» acaba por ser uma forma de, defendendo aparentemente a viabilização da regionalização, a liquidar. E de caminho liquidar também a descentralização.

Odiario
Odiario

Presidentes com capacidade diminuída

Demétrio Alves    21.Ago.13    Outros autores

A novela produzida em torno da questão da eventual impossibilidade legal da renovação sucessiva dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais, para além de três mandatos, está a poucos dias do seu termo, que acontecerá quando o Tribunal Constitucional decidir sobre os diversos recursos que lhe estão sendo apresentados.

Odiario
Odiario

A eventual redução de concelhos e freguesias

Demétrio Alves    28.Ago.11    Outros autores

Demétrio AlvesUma reforma administrativa séria determinaria, em qualquer país e independentemente do sistema político, muito trabalho, muito debate e, sobretudo, a consciência de que não é coisa que se faça em poucos meses, sem dinheiro e apenas com um lápis, um mapa e uma calculadora.
Ora, o que nós agora temos aí, ditado pela Troika, e porque isso lhe chegou aos ouvidos a partir de fontes nacionais, é a imposição de uma reforma administrativa com incidência, entre muitas outras coisas, no número de concelhos e freguesias, que diminuiriam de forma drástica, por motivos quase exclusivamente orçamentais (diminuição da despesa pública).

Odiario