Autor: “Doménico Losurdo*”

Odiario

O nobel da guerra
Para os senhores do nobel da paz

Doménico Losurdo*    18.Dic.10    Colaboradores

Doménico LosurdoA atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo em 2010 é um acto mais da subserviência subalterna perante a política externa dos EUA, com “um sentido de oportunidade perfeito, tanto mais perfeito se se pensar na ameaça de guerra comercial contra a China, brandida desta vez aberta e solenemente pelo Congresso dos Estados Unidos.”

Odiario
Odiario

O nobel da guerra para os Senhores do “Nobel da Paz”

Doménico Losurdo*    18.Oct.10    Colaboradores

Doménico Losurdo“No século XX, foram os Estados Unidos o país que teve o maior número (…) [de] “Prémio Nobel da Paz”: Teodoro Roosevelt (para quem o único índio “bom” era o que estava morto), Kissinger (o protagonista do golpe de estado no Chile e da guerra no Vietname), Carter (o promotor do boicote dos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 e da proibição de exportação de trigo para a URSS, que tinha intervindo no Afeganistão contra os combatentes da liberdade muçulmanos), Obama (que, agora, recorreu a um monstruoso aparelho de guerra contra esses mesmos combatentes da liberdade, que entretanto passaram a terroristas).”
A atribuição do Prémio Nobel da Paz em 2010 a um “dissidente” chinês de quem muito poucas pessoas tinha ouvido falar, vem na esteira dos atribuídos a 4 “senhores da guerra” norte-americanos, e insere-se na intensa campanha em curso de “guerra comercial contra a China, brandida desta vez aberta e solenemente pelo Congresso dos Estados Unidos”.

Odiario
Odiario

Perspectivas revolucionárias no século XXI

Doménico Losurdo*    02.Mar.09    Outros autores

Doménico Losurdo
Doménico Losurdo deslocou-se a Portugal a convite de odiario.info para proferir duas conferências, uma em Lisboa e outra em Coimbra. Publicamos o texto da Conferência proferida no passado dia 27 de Fevereiro no Ateneu de Coimbra.

Odiario
Odiario

O movimento comunista no século XX

Doménico Losurdo*    27.Feb.09    Outros autores


Publicamos hoje o texto da Conferência que Doménico Losurdo proferiu no ICSTE, onde se deslocou a convite de odiaro.info.

Odiario
Odiario

A Derrocada do “campo socialista”
Implosão ou terceira guerra mundial?

Doménico Losurdo*    02.Feb.09    Outros autores

Domenico Losurdo
Publicamos hoje mais um capítulo do livro Fuga da História? do filósofo e historiador italiano Doménico Losurdo, traduzido no Brasil pela Editora Revan.
Doménico Losurdo virá a Portugal a convite de odiario.info. fazer duas conferências, uma em Lisboa e outra em Coimbra, respectivamente a 26 e 27 de Fevereiro.

Odiario