Autor: “EFE”

Odiario
Entrevista com Vladimir Putin

“Não conheço Trump, mas agrada-me que ele seja simples e directo”

Pelo seu óbvio interesse informativo publicamos, como documento, a transcrição completa da entrevista realizada pelos presidentes das dez maiores agências de notícias do mundo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Odiario
Odiario

A belicosidade de Breedlove, o chefe da NATO na Europa

Este artigo foi publicado pelo insuspeito “Der Spiegel”. Contém informação oriunda do interior do campo imperialista ocidental, e é elucidativo acerca das suas contradições internas. Nomeadamente as dos que vêm avançar, com alarme mas também com manifesta impotência, a dementada marcha dos EUA e da NATO na escalada do conflito ucraniano.

Odiario
Odiario

No décimo aniversário da sua reunião em Caracas, Venezuela
Declaração Política do Encontro da Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais em Defesa da Humanidade

Passou pouco mais de uma semana sobre a realização deste Encontro. Mas verificaram-se desde então importantes acontecimentos que dizem respeito à zona do Caribe em particular. Acontecimentos que exigem não o afrouxamento mas o reforço da solidariedade com Cuba, com a Venezuela, com todos os países e povos da América Latina que conduzem uma árdua luta anti-imperialista.

Odiario
Odiario

Joseph Stiglitz, prémio Nobel de Economia, diz que o “sonho americano” é um mito

EFE    17.Abr.14    Outros autores

A crise geral do capitalismo tem levado a que até alguns dos seus epígonos – como é o caso de Stiglitz – se manifestem críticos em relação a aspectos concretos do funcionamento do sistema. O problema com que se deparam é procurarem soluções dentro do próprio sistema, onde elas nem existem nem podem existir. É interessante ver uma personalidade com esta projecção fazer o elogio do planeamento urbano enquanto responsabilidade do Estado. Mas, tratando-se de um ideólogo burguês, não compreende que os interesses que o Estado defende não são senão os interesses da classe dominante.

Odiario