Autor: “Eric Toussaint”

Odiario

Empréstimos imobiliários ilegítimos e ilegais

Eric Toussaint    25.Oct.19    Outros autores

A grande crise financeira de 2007-2008 - que continua até hoje produzindo os seus efeitos – deixou à vista as práticas deletérias dos bancos, cujas consequências mais graves são pagas pelos cidadãos. Mas nada mudou nessas práticas, de tal forma criminosas que algumas acabam até por ser condenadas pelos próprios tribunais burgueses.

Odiario
Odiario

Dez propostas para não repetir a capitulação que conhecemos na Grécia

Eric Toussaint    13.Dic.16    Outros autores

Um interessante enunciado de medidas de política económica que rompam com o espartilho capitalista da UE, com a propriedade privada de sectores estratégicos, com o poder do capital financeiro em geral. E que melhorem efectivamente as condições de vida dos trabalhadores e das camadas empobrecidas da população.

Odiario
Odiario

Como o sul pagou pelas crises do norte e pela sua própria submissão

Eric Toussaint*    08.Jul.16    Outros autores

Como os portugueses hoje bem sabem as crises da dívida da periferia estão ligadas às crises que surgem nos mais poderosos países e são utilizadas para subordinar os países mais fracos.
O texto que hoje apresentamos de Eric Toussaint é uma perspetiva histórica da crise da dívida dos países da «periferia» desde o século XIX ao século XXI.
Este texto é uma introdução a uma série de 6 artigos que tratam da «dívida como um instrumento de subordinação da América Latina», em tudo idêntico ao que está a acontecer aos países do sul da União Europeia.
Não sendo regra, resistir e derrotar a pressão dos países imperialistas não foi tarefa impossível, como veremos neste estudo.

Odiario
Odiario

Syriza, uma via para o poder do povo?

Eric Toussaint    25.Feb.15    Outros autores

Este artigo é anterior à capitulação do Syriza perante o Eurogrupo. As expectativas – ainda assim prudentes - que traduz estarão agora ainda mais limitadas. Mas permanece de interesse o panorama que traça de governos de esquerda que, mantendo-se no quadro do capitalismo e recusando-se a afrontá-lo, se encontraram sem saída. Para quem defenda sinceramente a transformação da sociedade e o papel do povo nesse processo, Syriza e Podemos não são motivo de esperança, são a perspectiva da frustração e da derrota.

Odiario
Odiario

As mentiras teóricas do Banco Mundial

Eric Toussaint    19.Nov.14    Destaques

As acções do Banco Mundial não se resumem a uma sucessão de erros ou de maus actos., Fazem, pelo contrário, parte de uma visão coerente, teórica e conceptual, que se ensina doutamente na maioria das universidades, sustentada por centenas de livros de economia do desenvolvimento. O Banco produz uma verdadeira ideologia do desenvolvimento. Quando os factos desmentem a teoria, o Banco não questiona a teoria. Ao invés, tenta deformar a realidade para continuar a proteger o dogma.

Odiario
Odiario

A Supremacia dos Estados Unidos no Banco Mundial

Eric Toussaint*    11.Sep.14    Outros autores

A ideia de que o Banco Mundial se transformou numa enorme burocracia que se foi libertando progressivamente da influência dos Estados Unidos não corresponde à realidade. A realidade é que essa instituição funciona sob o controlo apertado do governo dos Estados Unidos.

Odiario
Odiario

As boas intenções de Michel Barnier e da Comissão Europeia a propósito dos bancos

Eric Toussaint    18.Mar.14    Outros autores

A Comissão Europeia publicou uma proposta de reforma da acção dos 30 estabelecimentos bancários europeus mais importantes. Tal proposta (a cujo conteúdo não será estranha a proximidade de eleições) não agradou aos bancos. Mas na verdade não têm grandes motivos de preocupação. Não é a Comissão Europeia quem manda nos grandes bancos. É o grande capital quem manda na Comissão Europeia.

Odiario