Autor: “F. William Engdahl”

Odiario

A arma silenciosa de Washington para guerras pouco silenciosas. Uma crise económica global para 2019

F. William Engdahl    08.Nov.18    Outros autores

O diário.info tem publicado vários textos que abordam o esforço que várias importantes economias vêm fazendo no sentido de se libertarem da dolarização EUA. Este artigo acrescenta outros dados a essa reflexão, apontando que a hegemonia do dólar está muito longe de ser abalada. E que, pelo contrário, o dólar tem ainda condições para constituir uma autêntica arma de guerra contra economias e povos que os EUA pretendam atacar.

Odiario
Odiario

Como a NATO controla a política da EU relativa aos migrantes

F. William Engdahl*    22.Jun.16    Outros autores

Com este fundamentado e claro texto, o norte-americano de origem alemã, William Engdahl, não desmascara apenas o humanismo alemão, protagonizada pela senhora Merkel, perante o drama das centenas de milhares de refugiados em fuga das sucessivas guerras lançadas pelo imperialismo ocidental.
Denuncia também que hoje se torna claro «para muitos, que algo sinistro está em marcha, algo que ameaça destruir a integridade social e mesmo toda a Europa como civilização. Mas o que poucos se apercebem é que todo este drama é orquestrado, não pela chanceler alemã Ângela Merkel, ou pelos burocratas sem rosto da União Europeia no seio da Comissão de Bruxelas. Este drama na realidade é orquestrado por uma cabala constituída por um laboratório de ideias [Think tanks] e outros círculos de influência estreitamente ligados à NATO.

Odiario
Odiario

A geopolítica de Obama
A China na mira do Pentágono

F. William Engdahl*    10.Nov.12    Outros autores

Para os que, mesmo já um pouco cépticos, viram na reeleição de Barack Obama um sinal de alívio da situação mundial, a análise da estratégia belicista de Obama que hoje publicamos pode ser uma desilusão.
A atribuição em 2009 do Prémio Nobel da Paz a Obama, para além de vergonhosa, não apaga a realidade: a política externa dos EUA definida por Barack Obama configura, talvez, a maior ameaça de sempre à continuação da civilização tal como a entendemos e mesmo à sobrevivência da Humanidade.

Odiario
Odiario

A verdade por trás da nacionalização do Banco Citigroup

F. William Engdahl*    17.Dic.08    Outros autores

WILLIAM ENGDAHLPesem as constantes declarações dos governantes que procuram mostrar uma capacidade para controlar minimamente os efeitos da crise, a verdade é que “a procissão ainda vai no adro. No ano de 2009 haverá confrontos e mudanças colossais para a ordem global numa escala talvez nunca vivida nos últimos cinco séculos. É por isso que se pode falar no fim do século americano e do seu sistema do dólar.”

Odiario
Odiario

Sarah Palin e o fundamentalismo cristão

F. William Engdahl*    03.Oct.08    Outros autores

F. William Engdahl
“O mesmo aparelho de propaganda de Bush-Cheney (o que fez acreditar que Sadam Hussein era o novo Hitler e que, desde 8 de Agosto último, a Geórgia era uma vítima indefesa de uma implacável agressão russa), obviamente, está por trás de um dos esforços de propaganda mais impressionantes da história recente - um esforço para apresentar a candidata republicana a vice-presidente, Sarah Palin, governadora do Alaska há menos de 19 meses, como a candidata sonhada pelos EUA”. Os media de referência da chamada «Comunidade Internacional» serviram de câmara de eco.

Odiario
Odiario

Putin e a geopolítica da Nova Guerra Fria (ou aquilo que acontece quando os cowboys deixam de disparar direito … )

F. William Engdahl*    20.May.07    Outros autores

F. William Engdahl
“Estamos já profundamente mergulhados numa Nova Guerra Fria que ameaça literalmente a nossa existência à superfície do planeta. O desastre no Iraque, ou a perspectiva de um ataque nuclear táctico preventivo (pre-emptive) dos Estados Unidos contra o Irão são, só por si, cenários suficientemente sombrios”

Odiario