Autor: “Fernando Buen Abad”

Odiario

Anatomia Ideológica da Disney

Fernando Buen Abad    02.Ene.18    Outros autores

É muito oportuna nesta época “festiva” a análise do esmagador domínio ideológico do conglomerado das indústrias do entretenimento, dos grandes meios de comunicação globais e das redes digitais. Um exemplo recente é bem elucidativo: a promoção da “franchise” Star Wars – hoje parte do universo Disney – por parte de destacadas figuras da extrema-direita norte-americana, destacando o conteúdo ideológico que sempre assumiu como essencialmente belicista, anticomunista e de propaganda imperialista. Através do eficaz e quase inatacável universo da cultura mediática de massas.

Odiario
Odiario

O muro

O Muro de Trump é a imagem de outras barreiras - incluindo as de classe - que passam não pela fronteira, mas pelo interior do México. Só a menção de o acabar já atraiu simpatias de classe e solidariedades ideológicas. Dos dois lados do México. Já não somos tão ingénuos que acreditemos que a iniciativa de uma aberração assim nasceu apenas de um lado. Edificaram-se muros (comerciais, políticos, raciais, educativos…) de igual ou pior envergadura e sempre contaram com a cumplicidade voluntária de sectores servis.

Odiario
Odiario

As migrações não caem do céu

A burguesia derrama lágrimas de crocodilo pelos mortos no Mediterrâneo. Finge ignorar que os principais responsáveis por essas mortes são o capitalismo e o imperialismo, as suas agressões militares, a exploração desenfreada, o bárbaro saque que prosseguem das riquezas e dos recursos dos países de onde fogem esses migrantes.

Odiario
Odiario

Jornalismo em tempos macabros
O horror como mercadoria noticiosa

Numa altura em que tanto se promove uma “indignação” que a classe dominante deseja estéril, um texto genuinamente indignado. Perante a cumplicidade do jornalismo do sistema com os crimes do capitalismo, perante um certo “jornalismo” responsável pela conversão em espectáculo da desgraça, da miséria e da opressão dos povos.

Odiario