Autor: “Fernando Correia*”

Odiario

Uma nova elite jornalística

Fernando Correia*    22.Ago.16    Colaboradores

“…Fernando Correia chama a atenção neste artigo para a uniformidade que surgiu nos últimos anos na comunicação social portuguesa. Tão estranha que é quase indiferente ler este ou aquele jornal, ver este ou aquele canal de televisão. A nova «elite» que hoje dirige os principais media não ascendeu pelo talento, mas tem a confiança do grande capital. Da televisão e radio os diretores transitam inesperadamente para os principais diários ou vice-versa.

Odiario
Odiario

Jornalistas e jornalismo
Dos problemas laborais ao ataque à democracia

Fernando Correia*    07.Feb.16    Outros autores

“…os media, particularmente a televisão – e para citar apenas três aspectos – fornecem conhecimento, em tanto maior escala quanto maiores forem os níveis de iliteracia e menores os de educação e cultura dos receptores; estabelecem a agenda do que as pessoas pensam e da forma como o devem pensar, não só na política como no resto; dão notoriedade e facilitam os desempenhos a quem é dada oportunidade de frequentar os estúdios com frequência, colocando em desvantagem os que raramente são convidados.”

Odiario
Odiario

Liberdade de imprensa
e poder económico

Fernando Correia*    11.Jul.15    Colaboradores

A recente proposta para «regular» a cobertura jornalística das próximas eleições legislativas apresentada pelo PSD/CDS e PS provocou tomadas de posição bem reveladoras do contexto e das características da actual realidade mediática nacional, assim como das orientações a que obedecem alguns dos seus principais protagonistas.

Odiario