Autor: “Fernando Correia ”

Odiario

«Fake News» e manipulação

Fernando Correia    14.May.19    Outros autores

«A História mostra (e o caso de Portugal, antes e depois do 25 de Abril, é bem esclarecedor) que os media, o jornalismo e aquilo a que poderemos chamar a fabricação mediática, em tudo o que ela envolve, não só não existem à margem da sociedade e das suas contradições internas, mas também de uma forma ou doutra, explícita ou implicitamente, sempre a sua intervenção exprimiu ou reflectiu os interesses em jogo e participou na sua luta.»

Odiario
Odiario

Das contradições do capitalismo à crise na comunicação social*

Fernando Correia    14.Ene.19    Outros autores

A comunicação social é de há muito um dos principais instrumentos através dos quais se exerce o poder da classe dominante. É também um universo em crise. Para o público em geral, é tão importante conhecer os traços principais dessa crise como ter consciência de quanto aquilo que os grandes media veiculam é cada vez mais oriundo, não das redacções, mas de centrais de condicionamento da opinião, de desinformação e propaganda.

Odiario
Odiario

A situação do jornalismo e as necessidades do negócio*

Fernando Correia    11.Ene.18    Outros autores

«Não se trata de esquecer que a produção da informação tem de ser economicamente viável, como qualquer outra actividade produtiva, mas sim de verificar até que ponto se aprofunda a contradição – inerente ao capitalismo – entre o crescente poder social dos media e a sua apropriação privada para fins lucrativos, especulativos, de conquista de poder ou de influência no poder.»

Odiario
Odiario

As autárquicas, o PCP e a RTP*

Fernando Correia    21.Oct.17    Outros autores

No balanço das recentes eleições veio de novo à baila a questão dos grandes meios de comunicação social. Ninguém tem dúvidas acerca do férreo controlo de classe que sobre eles é exercido. Em períodos eleitorais, identificar quem favorecem e quem discriminam mais acentuadamente ajuda a avaliar como a classe dominante considera as forças em presença. Na RTP, supostamente serviço público, a coisa foi de novo flagrante.

Odiario
Odiario

Uma nova elite jornalística

Fernando Correia*    22.Ago.16    Colaboradores

“…Fernando Correia chama a atenção neste artigo para a uniformidade que surgiu nos últimos anos na comunicação social portuguesa. Tão estranha que é quase indiferente ler este ou aquele jornal, ver este ou aquele canal de televisão. A nova «elite» que hoje dirige os principais media não ascendeu pelo talento, mas tem a confiança do grande capital. Da televisão e radio os diretores transitam inesperadamente para os principais diários ou vice-versa.

Odiario
Odiario

Jornalistas e jornalismo
Dos problemas laborais ao ataque à democracia

Fernando Correia*    07.Feb.16    Outros autores

“…os media, particularmente a televisão – e para citar apenas três aspectos – fornecem conhecimento, em tanto maior escala quanto maiores forem os níveis de iliteracia e menores os de educação e cultura dos receptores; estabelecem a agenda do que as pessoas pensam e da forma como o devem pensar, não só na política como no resto; dão notoriedade e facilitam os desempenhos a quem é dada oportunidade de frequentar os estúdios com frequência, colocando em desvantagem os que raramente são convidados.”

Odiario
Odiario

Marcelo e os media: das contradições e do populismo à manipulação pura e dura

Fernando Correia    21.Ene.16    Colaboradores

Um dos problemas de Marcelo Rebelo de Sousa é haver campanha eleitoral. Como “professor-comentador” durante anos e anos esteve relativamente à vontade para intrigar, manipular, mentir e autopromover-se, sem contraditório. Mas uma campanha implica o escrutínio do candidato. E tudo o que se encontra é mau.

Odiario