Autor: “Fred Goldstein”

Odiario

Trump, Charlottesville, Chemnitz e a luta

Fred Goldstein    09.Oct.18    Outros autores

Ninguém sabe nesta altura como é que vai resultar a luta entre Trump e aliados, por um lado, e as forças anti-Trump dentro da classe dominante, por outro. Mas seria fatal para os progressistas e revolucionários confiar na reaccionária classe dominante para derrotar Trump.

Odiario
Odiario

Trump prepara golpe de direita

Fred Goldstein    16.Abr.18    Outros autores

A grande burguesia norte-americana organizou inicialmente à volta de Trump uma equipa que, sendo profundamente reaccionária, ainda assim fora composta de modo a contrabalançar a extrema-direita que se reunira em seu torno, e ele próprio. Trump desfez essa equipa e transformou praticamente o seu regime num bastião da extrema-direita. E a evolução da situação mundial e nos próprios EUA reflecte essa realidade.

Odiario
Odiario

Trump, o presidente gangster

Fred Goldstein    20.Jun.17    Outros autores

A classe dominante é responsável por manter Trump no poder e por tudo o que de racista e reaccionário ele fizer. Trump é o seu representante como classe e as massas populares devem considerar os capitalistas responsáveis por todos os crimes que Trump cometer contra o povo.

Odiario
Odiario

As duas caras da campanha de Sanders

Fred Goldstein*    30.Abr.16    Outros autores

Não irão muito além dos dedos de uma só mão, os leitores que sabem da candidatura de Mónica Moorehead e Lamont Lilly, dois militantes do Partido do Mundo Operário [Worker´s World Party], respetivamente à presidência e vice-presidência dos EUA nas próximas eleições presidenciais. Não é surpreendente, pois, nos EUA será também uma percentagem mínima dos eleitores norte-americanos que o saberá.
Neste texto, o autor, Fred Goldstein, analisa as duas faces da candidatura de Bernie Sanders e por que razão o sistema prefere Hillary Clinton…

Odiario
Odiario

Depois do discurso de Obama

Fred Goldstein    18.Sep.13    Outros autores

Talvez a proposta russa e a aceitação síria possam abrandar Washington. Ou possam expor a hipocrisia das pretensões americanas de se oporem às armas de destruição em massa enquanto planeiam levar a morte e a destruição à Síria com uma tempestade de mísseis de cruzeiro. Washington é de longe o maior fornecedor de armas de destruição em massa no mundo de hoje.

Odiario
Odiario

Por trás do apelo de Xi Jinping a um regresso ao marxismo

Fred Goldstein*    30.Ago.13    Outros autores

«Quando Xi exorta os/as membros do Partido a serem leais ao comunismo e a estudar o «socialismo com características chinesas», o que não reconhece é a relação entre a política e a economia. É um princípio fundamental do marxismo que no final, a economia determina a política – e também a moral, a consciência social, a legalidade e a ideologia».

Odiario
Odiario

Marxismo e o carácter social da China

Fred Goldstein    26.Jun.13    Outros autores

Fred Goldstein A forma como a China enfrentou a crise capitalista que eclodiu em 2007-2008 constitui um elemento chave para a compreensão de qual o traço prevalecente na sua complexa estrutura económica e social. O rendimento nacional cresceu, o consumo aumentou e o desemprego foi superado, enquanto o mundo capitalista se afundava no desemprego, na austeridade, na recessão, na estagnação, no baixo crescimento e na miséria crescente. E isso sucedeu por que as estruturas de carácter socialista - planeamento nacional, empresas estatais, bancos estatais e decisões políticas do Partido Comunista Chinês – são, apesar dos aspectos contraditórios da evolução dos diferentes sectores da economia, aquelas que são ainda dominantes.

Odiario