Autor: “Fred Goldstein”

Odiario

Trump prepara golpe de direita

Fred Goldstein    16.Abr.18    Outros autores

A grande burguesia norte-americana organizou inicialmente à volta de Trump uma equipa que, sendo profundamente reaccionária, ainda assim fora composta de modo a contrabalançar a extrema-direita que se reunira em seu torno, e ele próprio. Trump desfez essa equipa e transformou praticamente o seu regime num bastião da extrema-direita. E a evolução da situação mundial e nos próprios EUA reflecte essa realidade.

Odiario
Odiario

Trump, o presidente gangster

Fred Goldstein    20.Jun.17    Outros autores

A classe dominante é responsável por manter Trump no poder e por tudo o que de racista e reaccionário ele fizer. Trump é o seu representante como classe e as massas populares devem considerar os capitalistas responsáveis por todos os crimes que Trump cometer contra o povo.

Odiario
Odiario

As duas caras da campanha de Sanders

Fred Goldstein*    30.Abr.16    Outros autores

Não irão muito além dos dedos de uma só mão, os leitores que sabem da candidatura de Mónica Moorehead e Lamont Lilly, dois militantes do Partido do Mundo Operário [Worker´s World Party], respetivamente à presidência e vice-presidência dos EUA nas próximas eleições presidenciais. Não é surpreendente, pois, nos EUA será também uma percentagem mínima dos eleitores norte-americanos que o saberá.
Neste texto, o autor, Fred Goldstein, analisa as duas faces da candidatura de Bernie Sanders e por que razão o sistema prefere Hillary Clinton…

Odiario
Odiario

Depois do discurso de Obama

Fred Goldstein    18.Sep.13    Outros autores

Talvez a proposta russa e a aceitação síria possam abrandar Washington. Ou possam expor a hipocrisia das pretensões americanas de se oporem às armas de destruição em massa enquanto planeiam levar a morte e a destruição à Síria com uma tempestade de mísseis de cruzeiro. Washington é de longe o maior fornecedor de armas de destruição em massa no mundo de hoje.

Odiario
Odiario

Por trás do apelo de Xi Jinping a um regresso ao marxismo

Fred Goldstein*    30.Ago.13    Outros autores

«Quando Xi exorta os/as membros do Partido a serem leais ao comunismo e a estudar o «socialismo com características chinesas», o que não reconhece é a relação entre a política e a economia. É um princípio fundamental do marxismo que no final, a economia determina a política – e também a moral, a consciência social, a legalidade e a ideologia».

Odiario
Odiario

Marxismo e o carácter social da China

Fred Goldstein    26.Jun.13    Outros autores

Fred Goldstein A forma como a China enfrentou a crise capitalista que eclodiu em 2007-2008 constitui um elemento chave para a compreensão de qual o traço prevalecente na sua complexa estrutura económica e social. O rendimento nacional cresceu, o consumo aumentou e o desemprego foi superado, enquanto o mundo capitalista se afundava no desemprego, na austeridade, na recessão, na estagnação, no baixo crescimento e na miséria crescente. E isso sucedeu por que as estruturas de carácter socialista - planeamento nacional, empresas estatais, bancos estatais e decisões políticas do Partido Comunista Chinês – são, apesar dos aspectos contraditórios da evolução dos diferentes sectores da economia, aquelas que são ainda dominantes.

Odiario
Odiario

O capitalismo e as raízes da desigualdade

Fred Goldstein    05.Abr.12    Outros autores

Fred GoldsteinO movimento “Occupy Wall Street” (OWS) fez da desigualdade na sociedade capitalista uma questão que pôs os ricos na defensiva, pelo menos em público. O aumento da desigualdade nos últimos 30 anos e especialmente na última década tem sido comentado ao longo dos anos em vários meios por analistas económicos e mesmo alguns políticos. Contudo, antes do movimento “Occupy Wall Street” levantar o slogan do 1% contra os 99%, esta condição era completamente pacífica e meramente observada como um inevitável facto da vida, mesmo que indesejável (a menos que se pertencesse ao 1%).

Odiario