Autor: “Frederico Carvalho”

Odiario

Os Tratados sobre Armamentos, Tecnologias Emergentes e Activismo-Cidadão*

Frederico Carvalho    10.Jul.19    Outros autores

Três tópicos da maior actualidade: a inaplicabilidade e crescente fragilização de Tratados que procuravam limitar a corrida armamentista, e nomeadamente a proliferação nuclear; a tendência para a apropriação das tecnologias emergentes para fins militares e de controlo e repressão social; a significativa tomada de posição de trabalhadores científicos contra tais tendências.

Odiario
Odiario

Dia Mundial da Ciência Pela Paz e o Desenvolvimento*

Frederico Carvalho    24.Nov.17    Outros autores

«Quando se afirma a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento e a paz importa dizer que o grande capital privado e as suas corporações se servem da ciência e da tecnologia única e exclusivamente quando isso serve os seus interesses egoístas. Fora disso vão ao extremo de negar os próprios factos científicos.»

Odiario
Odiario

Dia mundial da ciência para a paz e o desenvolvimento*

Frederico Carvalho    13.Nov.16    Outros autores

Frederico CarvalhoA Ciência e as suas aplicações práticas são um instrumento extremamente poderoso de transformação da natureza e da sociedade. São todavia uma arma de dois gumes. Tanto permitem melhorar a esperança de vida como a probabilidade e a realidade de uma morte violenta. É aqui que importa distinguir a Ciência factor de Paz e de desenvolvimento, criação de riqueza e bem-estar, da Ciência factor de guerra e destruição, material e moral, das realizações humanas, do próprio Homem e da Natureza que o sustenta.

Odiario
Odiario

Alerta para o perigo de guerra mundial

Frederico Carvalho*    07.Jun.16    Outros autores

Frederico CarvalhoSe, como é sabido, o vencedor de uma guerra nuclear não lhe sobreviverá, por que razões têm os Estados Unidos da América um programa de «revitalização atómica» em curso?
Frederico de Carvalho diz-nos que a razão primeira da contradição enunciada acima está na «necessidade de os Estados Unidos “suprimirem toda a ameaça potencial de outras nações e impedir qualquer outra nação de ascender à posição de superpotência.”»
«E a verdade é que qualquer país que prossiga uma política externa independente é um possível candidato à categoria de “potência hostil”»…

Odiario
Odiario

Israel nuclear: a arma clandestina

Frederico CarvalhoAinda que a posição continuada dos sucessivos governos de Israel tem sido até hoje a de não confirmar nem desmentir a posse da arma nuclear, amigos e inimigos do Estado israelita considerem há já várias décadas que Israel é um estado nuclear. E é o principal aliado do imperialismo na zona onde os conflitos armados se sucedem e ameaçam alargar-se.

Odiario
Odiario

Apresentação da obra “Os Terranautas extraviados” de Rui Namorado Rosa

Frederico Carvalho    15.Sep.12    Outros autores

Frederico CarvalhoA publicação deste texto impunha-se por duas ordens de razões: pela importância da obra apresentada, e pela qualidade da apresentação feita. Uma e outra abordam problemas centrais do nosso tempo, “as suas raízes mais fundas e os passos que podem ser dados para lhes dar resposta”, num livro de “leitura imprescindível”.

Odiario