Autor: “Frederico Carvalho”

Odiario

A corrida aos armamentos

Frederico Carvalho    13.Jun.20    Outros autores

«Onde o grande capital financeiro se apropria do Estado, a guerra mostra-se instrumento indispensável à sua sobrevivência, exigindo-se a permanente expansão dos chamados “complexos industrial-militares”. Vastos recursos da ciência e da tecnologia são postos ao seu serviço em detrimento do esforço necessário para combater ou minorar sérias e reais ameaças que a humanidade enfrenta, como o vasto complexo de questões ligadas às alterações climáticas e, ainda que estas não existissem, às precárias condições de vida e à própria subsistência de milhares de milhões de seres humanos.»

Odiario
Odiario

Guerra e Armas Biológicas. Vários Factos e Algumas Questões

Frederico Carvalho    23.Abr.20    Outros autores

Quando os EUA e o seu aparelho de manipulação mediática global têm em marcha uma histérica campanha em torno da atribuição de responsabilidades pelo desencadeamento da actual pandemia, é particularmente esclarecedor o ponto da situação feito neste texto. Haverá provavelmente alguns ladrões a gritar “agarra que é ladrão”.

Odiario
Odiario

Luz e sombra num mundo em mudança*

Frederico Carvalho    09.Ago.19    Outros autores

Às cinco e meia da manhã do dia 16 de Julho de 1945 deu-se a primeira explosão nuclear, acontecimento que a História iria registar como marco do início da chamada Era Atómica. Três semanas depois, a 6 de Agosto, a força aérea americana lançava sobre Hiroshima a bomba que arrasou a cidade e causou a morte da quase totalidade dos seus habitantes. Três dias depois outra bomba de potência semelhante destruiu a cidade de Nagasaki.

Odiario
Odiario

Os Tratados sobre Armamentos, Tecnologias Emergentes e Activismo-Cidadão*

Frederico Carvalho    10.Jul.19    Outros autores

Três tópicos da maior actualidade: a inaplicabilidade e crescente fragilização de Tratados que procuravam limitar a corrida armamentista, e nomeadamente a proliferação nuclear; a tendência para a apropriação das tecnologias emergentes para fins militares e de controlo e repressão social; a significativa tomada de posição de trabalhadores científicos contra tais tendências.

Odiario
Odiario

Dia Mundial da Ciência Pela Paz e o Desenvolvimento*

Frederico Carvalho    24.Nov.17    Outros autores

«Quando se afirma a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento e a paz importa dizer que o grande capital privado e as suas corporações se servem da ciência e da tecnologia única e exclusivamente quando isso serve os seus interesses egoístas. Fora disso vão ao extremo de negar os próprios factos científicos.»

Odiario
Odiario

Dia mundial da ciência para a paz e o desenvolvimento*

Frederico Carvalho    13.Nov.16    Outros autores

Frederico CarvalhoA Ciência e as suas aplicações práticas são um instrumento extremamente poderoso de transformação da natureza e da sociedade. São todavia uma arma de dois gumes. Tanto permitem melhorar a esperança de vida como a probabilidade e a realidade de uma morte violenta. É aqui que importa distinguir a Ciência factor de Paz e de desenvolvimento, criação de riqueza e bem-estar, da Ciência factor de guerra e destruição, material e moral, das realizações humanas, do próprio Homem e da Natureza que o sustenta.

Odiario
Odiario

Alerta para o perigo de guerra mundial

Frederico Carvalho*    07.Jun.16    Outros autores

Frederico CarvalhoSe, como é sabido, o vencedor de uma guerra nuclear não lhe sobreviverá, por que razões têm os Estados Unidos da América um programa de «revitalização atómica» em curso?
Frederico de Carvalho diz-nos que a razão primeira da contradição enunciada acima está na «necessidade de os Estados Unidos “suprimirem toda a ameaça potencial de outras nações e impedir qualquer outra nação de ascender à posição de superpotência.”»
«E a verdade é que qualquer país que prossiga uma política externa independente é um possível candidato à categoria de “potência hostil”»…

Odiario