Autor: “Gilberto López y Rivas”

Odiario

Venezuela: o processo da Assembleia Constituinte

Está convocada para este ano uma Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela. É uma opção para recompor a situação do país e reverter o golpe-de-estado que o imperialismo e o grande capital venezuelano têm em marcha. Esta Constituinte será eleita por voto universal, directo e secreto, e deseja-se que abra o caminho da paz em que o soberano seja o povo da Venezuela. Que constitua a grande convocatória para um diálogo nacional com o objectivo de conter a escalada da violência política. O poder aposta na intervenção do povo. Sem ele o processo bolivariano não tem defesa.

Odiario
Odiario

Barack Obama, o novo profeta do Destino Manifesto

Barack Obama terá certamente muito maior capacidade retórica e intelectual do que o seu predecessor Bush, mas reproduz o mesmo tosco discurso. O da mentalidade abertamente imperial assente na crença quase religiosa de que os Estados Unidos constituem um estado-nação escolhido e predestinado com direitos e responsabilidades de âmbito planetário e acima das leis internacionais. Numa continuidade de pensamento da classe dirigente do seu país há mais de dois séculos.

Odiario
Odiario

A recolonização dos territórios na globalização neoliberal

Gilberto López y Rivas*“Partilhamos a aguda crítica de Valqui quando se refere a supostos marxistas que esperam o fim natural do capitalismo e o triunfo também natural da revolução e do socialismo, abstraindo dos sujeitos históricos e da crítica das armas, com um marxismo de cátedra, com circos eleitorais como esperança plurianual, o cretinismo parlamentar, em suma, com a conciliação de classes de uma amorosa república.”

Odiario