Autor: “István Mészáros*”

Odiario

A crise em desenvolvimento e a relevância de Marx

István Mészáros*    29.Nov.08    Colaboradores

Analisando de forma exaustiva a presente crise estrutural do capitalismo, Istvan Meszaros,amigo e colaborador de odiario.info afirma que “O grande problema para o sistema capitalista global é, contudo, que o incumprimento da América não é de todo impensável. Pelo contrário, ele é – e tem sido desde há muito – uma certeza que se aproxima. (…) «Quando exactamente e de que forma – pode haver muitas variedades, mais ou menos brutais – os EUA incumprirão a sua dívida astronómica não se pode ver neste momento. Só pode haver duas certezas a este respeito. A primeira é que a inevitabilidade do incumprimento americano afectará profundamente toda a gente neste planeta. E a segunda, que a posição de potência hegemónica preponderante dos EUA continuará a ser afirmada de todas as formas, de modo a fazer o resto do mundo pagar pela dívida americana por tanto tempo quanto seja capaz de fazê-lo»”

Odiario
Odiario

Os desafios do internacionalismo socialista

István Mészáros*    18.May.07    Colaboradores

Mészáros
“A solidariedade só é um potencial positivo do antagonismo estrutural ao capitalismo se estiver em harmonia com o patriotismo, conceito geralmente confundido em discussões teóricas, mesmo na esquerda, com o chauvinismo burguês.”

Odiario
Odiario

A única economia viável

István Mészáros*    09.Nov.06    Colaboradores

István Mészáros
István Mészáros , um dos mais eminentes marxistas contemporaneos- foi discipulo de Gyorgy Lukacs - reflecte neste lúcido ensaio sobre a incapacidade de o capitalismo , em crise estrutural irreversivel, encontrar solução para os problemas globais que enfrenta .
Daí conclui que o socialismo do século XXI ser a unica solução viável para os perigos que a Humanidade enfrenta .

Odiario