Autor: “James Petras ”

Odiario

«Mudanças de regime» EUA: O Registo Histórico

James Petras    13.Feb.19    Colaboradores

As tentativas EUA de “mudança de regime” na América Latina têm um registo histórico contraditório. Mas existe uma constante: em todos os casos em que tiveram sucesso, os fantoches instalados no poder formaram brutais ditaduras antipopulares e antinacionais.

Odiario
Odiario

A estratégia perdedora do presidente Trump: abraçar o Brasil e enfrentar a China

James Petras    22.Ene.19    Colaboradores

Os países que Washington escolhe como aliados e como inimigos dizem muito sobre a marcha actual do imperialismo EUA: o seu projecto de dominação global só pode ser conseguido pela violência e pela agressão militar, e por uma aliança com que haja de mais reaccionário nos cinco continentes. Mas essa perigosa estratégia nem dentro dos próprios EUA é hegemónica.

Odiario
Odiario

Um mundo de Detonadores Múltiplos de Guerras Globais. Guerras por Procuração

James Petras    22.Dic.18    Colaboradores

Os EUA empreendem múltiplos tipos de agressão apontados a impor um mundo unipolar. No seu centro estão guerras comerciais contra a China; conflitos militares regionais com a Rússia e sanções económicas contra o Irão. Os seus insucessos relativos conduzem a uma perigosa ameaça de guerra nuclear global.

Odiario
Odiario

Imperialismo Cultural: Perversão Linguística e Ocultação da Expansão Imperial

James Petras    21.Nov.18    Colaboradores

No momento actual, de ofensiva imperialista em todas as frentes, a luta ideológica assume enorme importância. Um dos seus aspectos reside no facto de a classe dominante vir impondo conceitos cujo objectivo é desorientar a opinião pública, como sucede com o agora trivializado “populismo”. E a questão é tanto mais grave quanto se verifica que forças progressistas embarcam nesta confusão.

Odiario
Odiario

A aliança de Trump com esquartejadores, esquadrões da morte e assassinos de crianças: Arábia Saudita, Brasil e Israel

James Petras    26.Oct.18    Colaboradores

O título deste artigo diz tudo: os “aliados naturais” de Trump são indivíduos e regimes que representam o que existe de mais criminoso e sórdido na face da Terra. Mas até esses podem não ser aliados fiéis. O decadente império EUA ainda consegue aliados militares para as suas guerras genocidas e para o seu dementado belicismo. Mas começam a surgir de forma cada vez mais expressiva interesses económicos concretos em oposição à política de sanções e de guerra.

Odiario
Odiario

As mentiras do Financial Times

James Petras    16.Oct.18    Colaboradores

É cada vez mais claro o papel e a participação dos grandes media nas ofensivas do imperialismo. Associam à anterior função de veículos e sistematizadores no plano ideológico um novo papel de propaganda e de distorção informativa. O caso do Financial Times é mais complexo: trata-se também de ocultar as desastrosas consequências económicas e financeiras de tais ofensivas, aspecto tanto mais significativo quanto elas têm igualmente repercussão nos países agressores.

Odiario
Odiario

Um Decálogo da construção EUA do Império: um diálogo

James Petras    27.Ago.18    Colaboradores

Dez teses sobre novos e velhos meios da dominação imperialista que o autor propõe como plataforma de diálogo. O imperialismo, e em particular a maior potência imperialista – os EUA – constitui hoje a maior ameaça não apenas contra os povos mas contra toda a humanidade e o planeta que habitamos. É necessária e é urgente toda a mobilização para a luta anti-imperialista.

Odiario