Autor: “James Petras”

Odiario

A aliança de Trump com esquartejadores, esquadrões da morte e assassinos de crianças: Arábia Saudita, Brasil e Israel

James Petras    26.Oct.18    Colaboradores

O título deste artigo diz tudo: os “aliados naturais” de Trump são indivíduos e regimes que representam o que existe de mais criminoso e sórdido na face da Terra. Mas até esses podem não ser aliados fiéis. O decadente império EUA ainda consegue aliados militares para as suas guerras genocidas e para o seu dementado belicismo. Mas começam a surgir de forma cada vez mais expressiva interesses económicos concretos em oposição à política de sanções e de guerra.

Odiario
Odiario

As mentiras do Financial Times

James Petras    16.Oct.18    Colaboradores

É cada vez mais claro o papel e a participação dos grandes media nas ofensivas do imperialismo. Associam à anterior função de veículos e sistematizadores no plano ideológico um novo papel de propaganda e de distorção informativa. O caso do Financial Times é mais complexo: trata-se também de ocultar as desastrosas consequências económicas e financeiras de tais ofensivas, aspecto tanto mais significativo quanto elas têm igualmente repercussão nos países agressores.

Odiario
Odiario

Um Decálogo da construção EUA do Império: um diálogo

James Petras    27.Ago.18    Colaboradores

Dez teses sobre novos e velhos meios da dominação imperialista que o autor propõe como plataforma de diálogo. O imperialismo, e em particular a maior potência imperialista – os EUA – constitui hoje a maior ameaça não apenas contra os povos mas contra toda a humanidade e o planeta que habitamos. É necessária e é urgente toda a mobilização para a luta anti-imperialista.

Odiario
Odiario

Imigração: Guerras Ocidentais e Exploração Imperial desenraízam milhões

James Petras    07.Jul.18    Colaboradores

O “mundo Ocidental” tem na imigração um tema com várias vertentes. Mas nenhuma delas vai ao essencial do problema: as causas dessa imensa deslocação de massas humanas. Porque as causas de fundo são as guerras e a exploração desenfreada por parte das mesmas potências que agora lamentam a chegada de milhões oriundos de países que condenaram à pobreza e destruíram.

Odiario
Odiario

A recuperação do Imperio e a desaparição dos trabalhadores

James Petras    30.May.18    Editores

Um dos aspectos da decadência dos EUA é o da sua classe dominante fazer sobreviver e consolidar o seu poder sobre uma crescente desigualdade interna e uma profunda degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo do seu próprio país. Derrubado o mito da “american way of life”, a violência militar e a exploração que exporta têm uma frágil rectaguarda.

Odiario
Odiario

América Latina: o pêndulo desloca-se para a direita

James Petras    27.Dic.17    Colaboradores

Um importante ponto de situação da evolução política na América Latina. Obviamente controverso, como seria inevitável face a um conjunto tão complexo de processos, tendências, comportamentos das classes em confronto e sua expressão no plano social e político, activa intervenção e ingerência imperialista. Um interessante confronto, também, com a entrevista da embaixadora Claudia Salerno Caldera que publicámos em 23.12.2017

Odiario
Odiario

Quem governa os EUA?
A elite do poder no tempo de Trump

James Petras*    19.Sep.17    Colaboradores

«Os estadounidenses têm muito que aprender e desaprender. A nossa vantagem estratégica pode residir no facto de a vida política nos Estados Unidos não poder piorar – realmente batemos no fundo e, salvo uma guerra nuclear, só podemos olhar para cima».

Odiario