Autor: “Jean Salem*”

Odiario
Jean Salem, 1952-2018

Marxismo, uma filosofia da praxis para a revolução.

Jean Salem*    15.Ene.18    Destaques

Chegou-nos a dolorosa notícia do falecimento de Jean Salem. Deixa-nos assim um ser humano excepcional, um dos grandes filósofos marxistas do nosso tempo, um combativo revolucionário cuja penetrante inteligência abarcava todas as expressões do que é humano. Alguém que, reflectindo profundamente acerca da felicidade sabia que ela é, em última análise, inseparável da ideia de revolução. De alguém cuja coerência e inteligência de pensamento e intervenção tinham granjeado admiração e respeito em todo o mundo. Um grande amigo de odiario.info.
No ano em que passa o bicentenário do nascimento de Marx, fica-nos este vazio do muito que ainda tinha a dizer-nos, mas também o rico património de reflexão criadora que nos lega. De entre os vários textos seus que publicámos revisitamos este, de 2013, e recuperamos palavras que acerca dele escrevemos: “o pensamento de Jean Salem é uma notável confirmação da vitalidade e actualidade do marxismo. Não de um marxismo académico, mas do marxismo reflectido por um académico que é também um revolucionário.”

Odiario
Odiario

França: Uma democracia de caserna

Jean Salem*    01.Feb.16    Destaques


O texto que hoje publicamos é a introdução e os dois primeiros capítulos de La Démocratie de Caserne, Après les atentats Hollande s’en va-t-en guerre, novo ensaio do grande amigo de odiário.info, Jean Salem, a editar em Portugal por Cooperativa Editorial Alentejana.
Nele, Salem quer acreditar numa ressurreição dos povos e, quem sabe?, se ela não irá trazer-nos «de volta o bom gosto e a esperança».

Odiario
Odiario

Marxismo, uma filosofia da praxis para a revolução

Jean Salem*    28.May.13    Colaboradores

Nos nossos dias a atmosfera de mercantilização generalizada dos objectos e dos seres humanos facilita-nos mais uma vez a compreensão imediata do texto do Manifesto. Definitivamente, há muitas coisas que poderemos encontrar em Marx adaptando-as, claro está, à nossa própria época. Por isso é que o marxismo se mantém, como filosofia, inultrapassável do nosso tempo.

Odiario
Odiario

Jean Salem: um filósofo na luta para transformar o mundo

Nesta importante entrevista do filósofo marxista Jean Salem ao “Brasil de fato”, este amigo e colaborador de “odiario.info” expõe com notável lucidez opiniões sobre questões centrais do seu país, da Europa, do nosso tempo, daquilo que, nas suas palavras, representa a cruel “falta de organização revolucionária na Europa justamente agora que o sistema (capitalista) sofre abalos na sua base”.

Odiario
Odiario

Regresso da China
Entrevista com um Jovem Chinês

Jean Salem*    22.Ene.10    Colaboradores

Jean SalemNesta entrevista com um jovem chinês, o nosso amigo e colaborador Jean Salem, no regresso de uma visita a Xangai, chama a atenção para o renovado interesse pelo marxismo na Europa Ocidental.
“Constatamos por toda a Europa, tanto na velha Europa como em todo o mundo, uma extraordinária retoma de interesse pelo pensamento marxista ou “radical” no sentido anglo-saxónico. Em Londres, em Março de 2009, realizou-se uma conferência sobre as ideias comunistas, uma conferência paga, e houve uma assistência de mais de 10 000 pessoas, a fim de escutar intervenções de Zizek, de Alain Badiou, de Jacques Rancière… Pois é, Marx interessa a muita gente”.

Odiario
Odiario

Formatação e desinformação
no «Mundo livre»

Jean Salem*    19.Oct.09    Colaboradores

Jean Salem
O texto que publicamos é a introdução que o professor Jean Salem, da Sorbonne, nosso colaborador e amigo, escreveu para a reedição de um livro – Cortina de Ferro sobre o Boul’Mich - Formatação e Desinformação no «mundo livre». Publicado há um quarto de século, esse trabalho de Jean Salem não perdeu actualidade. Nele se denuncia o funcionamento da engrenagem montada pelo capital para formar a opinião pública no Ocidente através de uma desinformação promovida por um sistema mediático perverso.

Odiario