Autor: “João Ramos de Almeida”

Odiario

É verdade que “Portugal nunca recebeu tanto dinheiro”? Não é!

Depois das conclusões do Conselho Europeu – que redundaram num fracasso para o governo português – começou o foguetório mediático no nosso país, falando de uma chuva de milhões sem precedentes. Nem é verdade, nem a palavra “receber” é apropriada, porque os fundos que cheguem terão de ser devolvidos - com prejuízo – de várias formas fortemente onerosas. O foguetório só tem uma justificação: para o governo PS uma vitória da UE, mesmo que seja uma derrota para Portugal, é sempre de festejar.

Odiario
Odiario

Covid19 e o lay-off

O plano anunciado pelo governo PS para combater os efeitos da pandemia Covid-19 nas empresas suscita as maiores dúvidas, não só sobre a sua eficácia mas sobretudo sobre a sua imoralidade e até ilegalidade. Sempre que existe uma crise, o patronato trata de pôr os trabalhadores a pagá-la. E o governo PS ajuda.

Odiario
Odiario

Rumo e estratégia

O PS e o seu governo minoritário gabam-se do “rumo” e da “estratégia” adoptada, afirmando que querem que os salários “ganhem peso no PIB”. Mas, com o apoio dos restantes partidos da “troika” nacional, mantêm a generalidade das medidas (a começar pelas do código do Trabalho) criadas para eternizar o contrário disso. Ou estão enganados, o que seria mau, ou querem enganar, o que seria pior.

Odiario
Odiario

De um longo sono

A contestação interna à directora de informação da RTP e a sua demissão colocaram o jornalismo nacional na ribalta. Um dos aspectos curiosos neste processo foi o abaixo-assinado de solidariedade que lhe foi endereçado por colegas com peso na profissão. Tomada de posição pública que contrasta com o silêncio dos mesmos acerca de um quadro geral em que o jornalismo e os jornalistas são afectados por múltiplos problemas - sociais, profissionais e de constrangimento ao exercício livre da sua actividade.

Odiario
Odiario

Do outro lado do mundo

A greve dos motoristas de matérias perigosas suscita reflexão em muitas vertentes. Uma delas tem a ver com o jornalismo que noticia e opina sobre ela, num cata-vento mediático que diz muito sobre a natureza, a situação e o papel do jornalismo dominante no nosso país.

Odiario
Odiario

Cumplicidades socialisto-privadas

Já se sabia que questão da nova Lei de Bases da Saúde iria suscitar um confronto político entre quem defende o SNS e quem defende os interesses privados no negócio da Saúde. Ou seja, tratava-se de saber se o PS iria defender na lei, como há muito vem fazendo na prática, a linha privatizadora e de fragilização do sistema público. Tudo o que tem vindo a público aponta para que assim é.

Odiario
Odiario

Coletes amarelos: Fracasso apesar do “apoio” da PSP

As manifestações de “coletes amarelos” convocadas na passada sexta-feira no nosso país foram um rotundo fiasco. Todavia, merece a pena estudar o comportamento de vários canais de televisão e do próprio comando da PSP em relação a ela. Os media, promovendo antecipadamente e procurando, no próprio dia, dar vida a um nado-morto. A PSP, montando um dispositivo de dimensão absurda na base de uma avaliação incompreensível.

Odiario