Autor: “João Ferreira”

Odiario

A nova velha «pipa de massa»*

João Ferreira    10.Ago.20    Outros autores

João Ferreira«Os “fundos europeus” sempre foram e são uma das faces mais visíveis da integração capitalista europeia. Apresentados como manifestação de “solidariedade da Europa” para com o nosso país, os “fundos” são na verdade uma compensação, parca e interesseira, pelos impactos negativos de uma integração intrinsecamente assimétrica, indutora de divergência entre Estados.»

Odiario
Odiario

«Solidariedade» e «inimigo externo»

João Ferreira    26.Jun.20    Outros autores

João FerreiraA forma como a UE dos monopólios vem lidando com a pandemia e com o que virá a seguir é inteiramente elucidativa do que dali há a esperar: defesa dos interesses das potências centrais à custa de uma ainda maior vulnerabilização de países periféricos (sejam eles maiores ou menores). É isso a “solidariedade” UE. E também um ainda maior alinhamento com o imperialismo EUA e a NATO.

Odiario
Odiario

A União Europeia nos 150 anos de Lénine*

João Ferreira    29.Abr.20    Outros autores

João Ferreira«Há 105 anos, escrevia Lénine, a propósito de uma palavra de ordem então em voga, que «os Estados Unidos da Europa, sob o capitalismo, ou são impossíveis, ou são reaccionários». Uma tese confirmada na prática por duas guerras mundiais e mais de seis décadas de integração capitalista europeia.»

Odiario
Odiario

A reserva de soberania e o futuro de Portugal

A União Europeia não é um mero prosseguimento da CEE sob outro nome. A UE é algo de novo e o seu estabelecimento em 1992, com a ratificação do tratado de Maastricht, representou um corte em relação ao que tinha sido até aí a evolução da integração europeia ocidental pós-II Guerra Mundial. As instituições europeias seguiram o caminho de prosseguir o alargamento dos mercados e de forçar uma suposta adaptação à globalização transferindo todo o impacte desta sobre o factor trabalho, seja a nível dos salários e direitos sociais, seja ao nível do emprego.

Odiario
Odiario

Sobre a designação de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo

O passado já demonstrou que o facto de portugueses assumirem responsabilidades particulares no edifício institucional da União Europeia não significa que os interesses nacionais sejam mais e melhor defendidos.

Odiario
Odiario

TTIP – Aliança contra os povos*

João Ferreira    06.Feb.15    Outros autores

João FerreiraDecorre durante esta semana em Bruxelas a oitava ronda de negociações entre a União Europeia e os EUA para a celebração do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento («Transatlantic Trade and Investiment Partnership», TTIP, na terminologia anglo-saxónica). O TTIP visa liberalizar o comércio e os investimentos entre os dois lados do Atlântico, assim criando a maior zona de livre comércio do mundo, englobando mais de um terço do comércio mundial. Os monopólios americanos e europeus precisam de novos instrumentos para satisfazer os seus interesses.

Odiario
Odiario

Grécia*

João Ferreira    23.Ene.15    Outros autores

João FerreiraNenhum obstáculo é inultrapassável se for enfrentado por um povo decidido a tomar o destino nas suas mãos. Uma coisa é certa, independentemente do resultado das eleições de domingo: o futuro da Grécia está nas mãos do seu povo e da sua luta.

Odiario