Autor: “João Ramos de Almeida”


Sá Carneiro remixed
O 40º aniversário da morte de Sá Carneiro deu azo uma esforçada tentativa hagiográfica, incluindo a activa participação de Marcelo Rebelo de Sousa. Acontece que a reescrita da história só é completamente viável se se conseguem elidir todas as fontes documentais. No caso de Sá Carneiro elas não faltam, como ilustra este excelente texto (à altura do excelente título).



É verdade que “Portugal nunca recebeu tanto dinheiro”? Não é!
Depois das conclusões do Conselho Europeu – que redundaram num fracasso para o governo português – começou o foguetório mediático no nosso país, falando de uma chuva de milhões sem precedentes. Nem é verdade, nem a palavra “receber” é apropriada, porque os fundos que cheguem terão de ser devolvidos - com prejuízo – de várias formas fortemente onerosas. O foguetório só tem uma justificação: para o governo PS uma vitória da UE, mesmo que seja uma derrota para Portugal, é sempre de festejar.



Covid19 e o lay-off
O plano anunciado pelo governo PS para combater os efeitos da pandemia Covid-19 nas empresas suscita as maiores dúvidas, não só sobre a sua eficácia mas sobretudo sobre a sua imoralidade e até ilegalidade. Sempre que existe uma crise, o patronato trata de pôr os trabalhadores a pagá-la. E o governo PS ajuda.



Rumo e estratégia
O PS e o seu governo minoritário gabam-se do “rumo” e da “estratégia” adoptada, afirmando que querem que os salários “ganhem peso no PIB”. Mas, com o apoio dos restantes partidos da “troika” nacional, mantêm a generalidade das medidas (a começar pelas do código do Trabalho) criadas para eternizar o contrário disso. Ou estão enganados, o que seria mau, ou querem enganar, o que seria pior.



De um longo sono
A contestação interna à directora de informação da RTP e a sua demissão colocaram o jornalismo nacional na ribalta. Um dos aspectos curiosos neste processo foi o abaixo-assinado de solidariedade que lhe foi endereçado por colegas com peso na profissão. Tomada de posição pública que contrasta com o silêncio dos mesmos acerca de um quadro geral em que o jornalismo e os jornalistas são afectados por múltiplos problemas - sociais, profissionais e de constrangimento ao exercício livre da sua actividade.



Do outro lado do mundo
A greve dos motoristas de matérias perigosas suscita reflexão em muitas vertentes. Uma delas tem a ver com o jornalismo que noticia e opina sobre ela, num cata-vento mediático que diz muito sobre a natureza, a situação e o papel do jornalismo dominante no nosso país.



Cumplicidades socialisto-privadas
Já se sabia que questão da nova Lei de Bases da Saúde iria suscitar um confronto político entre quem defende o SNS e quem defende os interesses privados no negócio da Saúde. Ou seja, tratava-se de saber se o PS iria defender na lei, como há muito vem fazendo na prática, a linha privatizadora e de fragilização do sistema público. Tudo o que tem vindo a público aponta para que assim é.
