Autor: “John Pilger”

Odiario

Outra Hiroshima aproxima-se — se não a travarmos desde já

John Pilger [*]    11.Ago.20    Outros autores

Hiroshima e Nagasaki foram actos de assassínio em massa premeditados que deram início a uma arma de criminalidade intrínseca. Foram justificados por mentiras que constituem o fundamento da propaganda de guerra dos EUA no século XXI, lançando um novo inimigo e alvo – a China.

Odiario
Odiario

O golpe da CIA contra o “mais leal aliado” é uma advertência da História em 2020

John Pilger    29.Jul.20    Outros autores

Os golpes da CIA contra governos legítimos são quase incontáveis. Há todavia casos menos conhecidos, como o derrube de um governo progressista na Austrália em 1975. E merece ser conhecido porque, para além dos aspectos mais habituais (corrupção e traição das elites dirigentes, em particular, como bem sabemos no nosso país) se juntou o facto da outrora poderosa Grã-Bretanha agir aqui sobretudo como pau-mandado dos EUA.

Odiario
Odiario

As mentiras sobre Assange devem parar desde já

John Pilger    03.Dic.19    Outros autores

O kafquiano processo contra Julian Assange é sobretudo um processo contra a liberdade de informar, sem a qual o jornalismo não pode realizar a tarefa que fundamentalmente lhe caberia. Os media internacionais têm desempenhado um papel central na campanha para denegrir Assange e criminalizar aquilo que realizou – expor os crimes de guerra dos EUA -. Podem entretanto estar a dar-se conta de que a condenação de Assange será a sua própria condenação definitiva àquilo que tem sido o seu papel neste processo: o de meros e obedientes reprodutores da desinformação de um poder criminoso e corrupto.

Odiario
Odiario

A prisão de Assange é uma advertência da História

John Pilger    15.Abr.19    Outros autores

A prisão de Julian Assange pela polícia britânica e no interior da embaixada do Equador tem muitos aspectos verdadeiramente repugnantes, desde a traição de Lenin Moreno às mentiras com que essa violação do direito de asilo tentou justificar-se. O crime de Assange é divulgar factos verdadeiros sobre como se comporta a criminosa elite que hoje comanda a maior parte do mundo. E, com Assange, são criminalizadas a difusão da verdade e a dignidade do jornalismo.

Odiario
Odiario

Nova guerra fria e ameaças iminentes

Nesta notável entrevista com dois jornalistas indianos, John Pilger traça uma visão de conjunto da ofensiva dos EUA e dos seus aliados no Médio Oriente, na Ásia e na América Latina. Uma experiência pessoal iniciada na guerra do Vietname e que prossegue até aos dias de hoje, exemplo da forma como um jornalismo esclarecido e progressista pode ser um poderoso aliado da luta dos povos.

Odiario
Odiario

Porque está de novo na ordem do dia a ascensão do fascismo

John Pilger    07.Dic.18    Outros autores

Este importante texto foi publicado em 2015, mas não só não perdeu actualidade como está, se possível, mais actual ainda. A ameaça fascista surge em todos os continentes. E o elo que a une é a acção do imperialismo, apoiando e incentivando tudo o que existe de mais reaccionário, obscurantista e explorador à face da Terra.

Odiario
Odiario

Ponha na primeira página: já não há repórteres

John Pilger    03.Oct.18    Outros autores

O acelerado desaparecimento de um jornalismo deontologicamente isento e independente é um dos aspectos mais flagrantes da degradação das ditas “democracias” ocidentais. Em seu lugar, as redacções dos grandes media enchem-se de propagandistas do poder. O objectivo de informar desapareceu, e o que resta é um desonesto e sistemático esforço de dar cobertura e justificação às agressões sociais e militares do grande capital e do imperialismo, e de silenciar e caluniar qualquer voz crítica.

Odiario