Autor: “John Pilger”

Odiario

Clinton, Assange e a guerra contra a verdade

John Pilger    10.Nov.17    Outros autores

Hillary Clinton lançou um livro em que procura ajustar contas com a sua não-eleição. Tal como a personagem, o livro é intragável. Mas os grandes media fazem a sua promoção, proporcionando-lhe entrevistas em que, como é seu hábito, mente e oculta as criminosas responsabilidades reais que lhe cabem.

Odiario
Odiario

A ascensão da “Nova política” da Grã-Bretanha

John Pilger    23.Oct.17    Outros autores

O Partido Trabalhista britânico tem hoje à frente um homem «cuja carreira tem sido muito diferente da de Blair e é rara nas políticas do establishment britânico». Mas são conhecidas as dificuldades internas e as contradições com que Corbyn se tem deparado. Sobretudo no que diz respeito à política externa são muitos, e negativos, os sinais de continuidade.

Odiario
Odiario

A morte da história

John Pilger    05.Oct.17    Outros autores

A reescrita da história da guerra do Vietnam por parte do imperialismo não visa apenas ocultar a esmagadora derrota militar sofrida ou os monstruosos crimes de guerra cometidos. Visa também justificar o prosseguimento das agressões militares por todo o mundo, numa escalada que volta a colocar a humanidade à beira de uma catástrofe de dimensão planetária.

Odiario
Odiario

A Palestina é ainda a questão

John Pilger    20.Jul.17    Outros autores

«O que enraivece quem coloniza e ocupa, rouba e oprime, vandaliza e destrói é a recusa das vítimas em obedecer. E é este o tributo que todos devíamos pagar aos palestinianos. Recusam obedecer. Continuam. Esperam. Até lutarem de novo. E fazem isso, mesmo quando os que os governam colaboram com os opressores.»

Odiario
Odiario

Terror na Grã-Bretanha: que sabia a primeira-ministra?

John Pilger    05.Jun.17    Outros autores

Uma fuga de informação norte-americana após o atentado terrorista de Manchester revelou que o MI5 britânico sabia o suficiente sobre o terrorista e o grupo a que pertencia para que esse ataque pudesse ter sido evitado. As grandes potências imperialistas fomentam e apoiam o terrorismo islâmico contra os países árabes, e dão guarida a terroristas nos seus próprios países. A destruição e morte que fomentam contra alvos distantes reaparecem-lhes em casa. Curiosamente, como sucedeu também em França, no decurso de campanhas eleitorais.

Odiario
Odiario

A questão não é Donald Trump – somos nós

John Pilger    24.Ene.17    Outros autores

Os media internacionais martelam insistentemente a imagem de um impoluto Obama contra a de um sinistro Donald Trump. Mas a verdade é que quem abriu o caminho a Trump foi o próprio Obama e a elite liberal que agora o endeusa, recusando-se a afrontar a voracidade do capital transnacional, e cujo discurso serviu para eclipsar a linguagem das classes trabalhadoras e populares… empurrando trabalhadores brancos para dentro de uma “identidade” de nacionalismo branco e ajudando os neofascistas a organizá-los.

Odiario
Odiario

Provocar uma guerra nuclear através dos media

John Pilger    07.Nov.16    Outros autores

Há muito que os grandes media internacionais deixaram de ser verdadeiros órgãos de informação. Hoje são uma peça essencial nas estratégias do imperialismo, e os exemplos acumulam-se à medida que a agressão imperialista sobe de tom. Cada vez mais é necessário lê-los como os portugueses liam a imprensa do regime fascista: se informam de uma coisa, é porque é mentira; se atacam alguém, provavelmente é apenas porque esse alguém os incomoda.

Odiario