Autor: “John Pilger ”

Odiario

A prisão de Assange é uma advertência da História

John Pilger    15.Abr.19    Outros autores

A prisão de Julian Assange pela polícia britânica e no interior da embaixada do Equador tem muitos aspectos verdadeiramente repugnantes, desde a traição de Lenin Moreno às mentiras com que essa violação do direito de asilo tentou justificar-se. O crime de Assange é divulgar factos verdadeiros sobre como se comporta a criminosa elite que hoje comanda a maior parte do mundo. E, com Assange, são criminalizadas a difusão da verdade e a dignidade do jornalismo.

Odiario
Odiario

Nova guerra fria e ameaças iminentes

Nesta notável entrevista com dois jornalistas indianos, John Pilger traça uma visão de conjunto da ofensiva dos EUA e dos seus aliados no Médio Oriente, na Ásia e na América Latina. Uma experiência pessoal iniciada na guerra do Vietname e que prossegue até aos dias de hoje, exemplo da forma como um jornalismo esclarecido e progressista pode ser um poderoso aliado da luta dos povos.

Odiario
Odiario

Porque está de novo na ordem do dia a ascensão do fascismo

John Pilger    07.Dic.18    Outros autores

Este importante texto foi publicado em 2015, mas não só não perdeu actualidade como está, se possível, mais actual ainda. A ameaça fascista surge em todos os continentes. E o elo que a une é a acção do imperialismo, apoiando e incentivando tudo o que existe de mais reaccionário, obscurantista e explorador à face da Terra.

Odiario
Odiario

Ponha na primeira página: já não há repórteres

John Pilger    03.Oct.18    Outros autores

O acelerado desaparecimento de um jornalismo deontologicamente isento e independente é um dos aspectos mais flagrantes da degradação das ditas “democracias” ocidentais. Em seu lugar, as redacções dos grandes media enchem-se de propagandistas do poder. O objectivo de informar desapareceu, e o que resta é um desonesto e sistemático esforço de dar cobertura e justificação às agressões sociais e militares do grande capital e do imperialismo, e de silenciar e caluniar qualquer voz crítica.

Odiario
Odiario

Uma história oculta de mulheres que se rebelaram*

John Pilger    03.Ago.18    Outros autores

O povoamento europeu da Austrália tem em grande parte por base sucessivas vagas de condenados enviados pela potência colonial. Entre eles, muitos cujo crime era o de serem irlandeses e resistirem às arbitrariedades da Inglaterra na sua pátria. Esse passado de oprimidos resistentes e de povos aborígenes dizimados permanece muito silenciado na Austrália de hoje.

Odiario
Odiario

Clinton, Assange e a guerra contra a verdade

John Pilger    10.Nov.17    Outros autores

Hillary Clinton lançou um livro em que procura ajustar contas com a sua não-eleição. Tal como a personagem, o livro é intragável. Mas os grandes media fazem a sua promoção, proporcionando-lhe entrevistas em que, como é seu hábito, mente e oculta as criminosas responsabilidades reais que lhe cabem.

Odiario
Odiario

A ascensão da “Nova política” da Grã-Bretanha

John Pilger    23.Oct.17    Outros autores

O Partido Trabalhista britânico tem hoje à frente um homem «cuja carreira tem sido muito diferente da de Blair e é rara nas políticas do establishment britânico». Mas são conhecidas as dificuldades internas e as contradições com que Corbyn se tem deparado. Sobretudo no que diz respeito à política externa são muitos, e negativos, os sinais de continuidade.

Odiario