Autor: “Jorge Cadima ”

Odiario

Fascismo: passado e presente*

Jorge Cadima    17.Jul.18    Outros autores

Tal como no Século XX, o actual ascenso da extrema-direita é expressão da profunda crise do sistema capitalista, que procura afirmar o seu poder e garantir a sua sobrevivência. O combate ao perigo do fascismo, com velhas e novas características, exige a compreensão da sua essência. Exige que não se ignorem as lições da História, ao mesmo tempo que se identificam características novas que o fascismo assume nos nossos dias.

Odiario
Odiario

Trumpices*

Jorge Cadima    25.Jun.18    Outros autores

Não passa dia sem que estalem novas contradições e rivalidades. A lista é extensa e cresce todos os dias. São as expressões políticas da profunda alteração da correlação de forças económica mundial e da crise do capitalismo que – longe de estar domada – se avoluma por detrás dos biombos erguidos pelos bancos centrais para a esconder e fazer de conta que tudo está bem.

Odiario
Odiario

Vassalos*

Jorge Cadima    18.May.18    Outros autores

A violação das resoluções da ONU sobre Jerusalém pelos EUA/Trump deu luz verde ao bárbaro massacre israelita de muitas dezenas de manifestantes palestinianos. Tornou claro, juntamente com o rasgar do acordo nuclear sobre o Irão, que a classe dirigente dos EUA não tem palavra.

Odiario
Odiario

À beira do desastre*

Jorge Cadima    14.Abr.18    Outros autores

«Impõe-se a vigilância face ao perigo duma monumental provocação dos partidários da guerra, que encaram a Humanidade como o ministro da Defesa de Israel, Lieberman, vê os palestinos que massacra: não há civis inocentes na Faixa de Gaza»

Odiario
Odiario

A tempestade que se avizinha*

Jorge Cadima    30.Mar.18    Outros autores

O perigo de que o partido da guerra se torne predominante no seio das classes dominantes, perante uma crise de dimensões não controláveis, é enorme. O atraso na compreensão da gravidade do momento adensa os perigos. O silêncio dos políticos burgueses sobre os perigos para a Humanidade e a necessidade de lutar pela paz é ensurdecedor.

Odiario
Odiario

O BE e as agressões imperialistas*

Jorge Cadima    13.Mar.18    Outros autores

Nas questões nacionais o BE é muito cuidadoso. Não poderia desempenhar o papel que lhe foi atribuído sem procurar decalcar e antecipar-se às propostas do PCP, e reivindicar-se como “esquerda de confiança”. Mas no que toca a questões internacionais a máscara cai. O texto sobre a Síria apresentado na Assembleia da República e aprovado com os votos favoráveis de CDS, PSD, PS, BE e PAN «poderia ter sido subscrito pelo próprio Donald Trump».

Odiario
Odiario

Contradições*

Jorge Cadima    10.Mar.18    Outros autores

Enquanto se aprofunda a crise do capitalismo agudizam-se as contradições entre as suas principais potências, que procuram sacudir os seus efeitos para cima de outros. Os sinais acumulam-se, desde a reacção às medidas proteccionistas tomadas por Trump ao descrédito – como em Itália – dos partidos que vêm gerindo o sistema. E à seriíssima advertência feita por Putin aos que pretendam empreender uma acção de agressão militar contra a Rússia.

Odiario