Autor: “Jorge Seabra”

Odiario

40 anos do Serviço Nacional de Saúde

Jorge Seabra    18.Sep.19    Outros autores

«Ver importantes áreas do país sem a cobertura assistencial de especialidades que já tiveram, populações revoltadas com o encerramento de extensões e Centros de Saúde, médicos a saltitarem de Trás-os-Montes ao Algarve, de Coimbra à Madeira, do Porto a Cantanhede, da «pública» para a «privada», com urgências e consultas asseguradas por empresas de trabalho temporário assentes em mão-de-obra barata e paga à tarefa, assume o sabor amargo de um regresso ao triste passado das «Caixas».

Odiario
Odiario

O ouro e a lata

Jorge Seabra    15.Ago.19    Outros autores

«Não tenho esperança de ver a foto de Manuel Louzã Henriques, o velho leão da Liberdade, a ocupar toda a capa da revista do Expresso, a mesma que dá um contrastante destaque a uma extensa entrevista com José Miguel Júdice.»

Odiario
Odiario

Votar na Saúde

Jorge Seabra    08.Jul.19    Outros autores

Com as piruetas do Governo minoritário do PS a que se vem assistindo, quem quiser defender um SNS universal, geral e gratuito, sem PPP nem taxas moderadoras ou outras habilidades privatizadoras do género não terá no PS uma aposta segura. Pelo contrário.

Odiario
Odiario

Revisitação à perversidade da “avaliação de desempenho”

Jorge Seabra    19.Mar.18    Outros autores

“A avaliação individual é uma técnica extremamente poderosa que modificou totalmente o mundo do trabalho porque pôs em concorrência os serviços, as empresas, as sucursais – e também os indivíduos. E se estiver associada a prémios ou promoções, quer a ameaças em relação à manutenção do emprego, isso gera o medo. E como as pessoas estão agora a competir entre elas, o êxito dos colegas constitui uma ameaça, o que altera completamente as relações de trabalho” .

Odiario
Odiario

A luz e as sombras

Jorge Seabra    28.Dic.16    Outros autores

É chocante, mas é próprio do tempo que vivemos, a ampla divulgação que merece toda a espécie de irracionalismos e charlatanices. Na época em que a ciência conheceu avanços sem precedentes em todas as áreas, a classe dominante continua a apostar fortíssimo na carta do obscurantismo.

Odiario
Odiario

Produtividade médica – atrasos, ilusões e manipulação de números*

Jorge Seabra    29.Oct.16    Outros autores

Nestas últimas décadas a designada produtividade médica, tantas vezes invocada como forma grosseira de pressão para aumentar a «produção» de actos médicos, levou a sua análise a níveis impensáveis de infantilização do raciocínio e de manipulação de números e estatísticas, impedindo um estudo mais rigoroso e a implementação das medidas necessárias à sua real melhoria.

Odiario
Odiario

Sustentabilidade do SNS – Não há dinheiro?

Jorge Seabra*    03.Ene.13    Outros autores

Jorge SeabraO estrangulamento do SNS que as medidas governamentais e da troika implicam é o acentuar de uma política que, de há muito, procura limitar o seu papel de grande e dominante serviço público prestador de cuidados de Saúde. Essas medidas não são justificadas por qualquer défice na sua sustentabilidade económica presente ou futura. Na realidade, elas representam apenas uma opção ideológica concreta, que defende interesses estranhos ao bem-estar da população, contrariando o desígnio constitucionalmente consagrado de um SNS universal, solidário e tendencialmente gratuito.

Odiario