Autor: “Jorge Seabra”

Odiario

O Nobel e o fel

Jorge Seabra    06.Nov.19    Outros autores

A atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Peter Handke fez reactivar o rancor dos que lhe dedicam um ódio especial. De todos os que deram cobertura à agressão imperialista contra a Iugoslávia, de todos os que fizeram suas as falsidades com que essa sucessão de crimes foi justificada. Um grande escritor que é também um homem corajoso e vertical.

Odiario
Odiario

40 anos do Serviço Nacional de Saúde

Jorge Seabra    18.Sep.19    Outros autores

«Ver importantes áreas do país sem a cobertura assistencial de especialidades que já tiveram, populações revoltadas com o encerramento de extensões e Centros de Saúde, médicos a saltitarem de Trás-os-Montes ao Algarve, de Coimbra à Madeira, do Porto a Cantanhede, da «pública» para a «privada», com urgências e consultas asseguradas por empresas de trabalho temporário assentes em mão-de-obra barata e paga à tarefa, assume o sabor amargo de um regresso ao triste passado das «Caixas».

Odiario
Odiario

O ouro e a lata

Jorge Seabra    15.Ago.19    Outros autores

«Não tenho esperança de ver a foto de Manuel Louzã Henriques, o velho leão da Liberdade, a ocupar toda a capa da revista do Expresso, a mesma que dá um contrastante destaque a uma extensa entrevista com José Miguel Júdice.»

Odiario
Odiario

Votar na Saúde

Jorge Seabra    08.Jul.19    Outros autores

Com as piruetas do Governo minoritário do PS a que se vem assistindo, quem quiser defender um SNS universal, geral e gratuito, sem PPP nem taxas moderadoras ou outras habilidades privatizadoras do género não terá no PS uma aposta segura. Pelo contrário.

Odiario
Odiario

Revisitação à perversidade da “avaliação de desempenho”

Jorge Seabra    19.Mar.18    Outros autores

“A avaliação individual é uma técnica extremamente poderosa que modificou totalmente o mundo do trabalho porque pôs em concorrência os serviços, as empresas, as sucursais – e também os indivíduos. E se estiver associada a prémios ou promoções, quer a ameaças em relação à manutenção do emprego, isso gera o medo. E como as pessoas estão agora a competir entre elas, o êxito dos colegas constitui uma ameaça, o que altera completamente as relações de trabalho” .

Odiario
Odiario

A luz e as sombras

Jorge Seabra    28.Dic.16    Outros autores

É chocante, mas é próprio do tempo que vivemos, a ampla divulgação que merece toda a espécie de irracionalismos e charlatanices. Na época em que a ciência conheceu avanços sem precedentes em todas as áreas, a classe dominante continua a apostar fortíssimo na carta do obscurantismo.

Odiario
Odiario

Produtividade médica – atrasos, ilusões e manipulação de números*

Jorge Seabra    29.Oct.16    Outros autores

Nestas últimas décadas a designada produtividade médica, tantas vezes invocada como forma grosseira de pressão para aumentar a «produção» de actos médicos, levou a sua análise a níveis impensáveis de infantilização do raciocínio e de manipulação de números e estatísticas, impedindo um estudo mais rigoroso e a implementação das medidas necessárias à sua real melhoria.

Odiario