Autor: “Jorge Cadima ”

Odiario

Dias E, F, G*

Jorge Cadima    16.Jun.19    Outros autores

A habitual manobra de falsificação histórica que se verifica de cada vez que os EUA e os seus vassalos evocam o “Dia D” repetiu-se, desta vez até com o extra de incluir a Alemanha no grupo dos «aliados». Nunca se conformaram com o papel determinante da URSS e dos comunistas das resistências nacionais na derrota do nazi-fascismo. O imperialismo alimentou então a esperança de que sucedesse o contrário. E hoje prepara a guerra com uma visão do mundo que pouco difere da do nazismo.

Odiario
Odiario

Nova Nakba?*

Jorge Cadima    22.May.19    Outros autores

O martírio do povo palestiniano dura há 71 anos, e está longe de ter terminado. Os falcões da guerra estão ao ataque. Os governos dos EUA e Israel rasgam ostensivamente todos os acordos, as resoluções da ONU, a legalidade internacional. No Médio Oriente, o Irão é anunciado como novo alvo de uma política assassina que ameaça arrastar todo o mundo a uma monstruosa catástrofe.

Odiario
Odiario

A propósito do declínio dos EUA

Jorge Cadima    15.May.19    Outros autores

«Os mecanismos com que a classe dirigente norte-americana tem procurado enfrentar o seu declínio não apenas não o inverteram, como contribuíram para acentuar esse declínio. Trump expressa essa crise. ‘Tornar de novo grande a América’ é uma ilusão que não reflecte a realidade mundial em mudança. Mas o perigo de que tudo termine numa aventura catastrófica é enorme.»

Odiario
Odiario

Sangue e resistência*

Jorge Cadima    05.Abr.19    Outros autores

A resposta sionista ao protesto e à resistência do povo palestiniano é, ainda e sempre, a violência e o massacre. Em cada protesto há dezenas de mortos e centenas de feridos, metódica e friamente alvejados por atiradores de elite. O Conselho de Direitos Humanos da ONU denuncia esses crimes de guerra. Mas os EUA e seus aliados dão total cobertura ao genocídio sionista.

Odiario
Odiario

Sim-sim e nem-nem*

Jorge Cadima    09.Mar.19    Outros autores

A ofensiva golpista contra a Venezuela prossegue a sua escalada, agora também com sabotagens de grande envergadura. O imperialismo não cessa de tentar tornar a vida dos venezuelanos num inferno. Perante tão clara agressão e violação da soberania do país, não são só os que alinham com ela (como o governo PS, o PSD e o CDS) que devem ser corresponsabilizados por esta escalada. São os que (como o BE) lavam daí as mãos.

Odiario
Odiario

Trumpistas

Jorge Cadima    01.Feb.19    Outros autores

«Em Portugal, confirma-se o pior da história do PS e das suas alianças com a direita mais extrema e o imperialismo. O BE segue no encalce. Mas não é óbvio que o monstro fascista alimentado por cada nova guerra e golpe não se vai querer ficar pela Ucrânia, o Brasil ou a Venezuela?»

Odiario
Odiario

Gangsterismo*

Jorge Cadima    21.Dic.18    Outros autores

A prisão da directora financeira da cooperativa chinesa Huawei é um acto de gangsterismo por parte dos EUA e dos seus lacaios canadianos, entre outros. Exprime uma forma característica de «negociação», aliás já posta em prática em outras ocasiões, como sucedeu com o gigante francês Alstom.

Odiario