Autor: “Jorge Cadima ”

Odiario

À beira do desastre*

Jorge Cadima    14.Abr.18    Outros autores

«Impõe-se a vigilância face ao perigo duma monumental provocação dos partidários da guerra, que encaram a Humanidade como o ministro da Defesa de Israel, Lieberman, vê os palestinos que massacra: não há civis inocentes na Faixa de Gaza»

Odiario
Odiario

A tempestade que se avizinha*

Jorge Cadima    30.Mar.18    Outros autores

O perigo de que o partido da guerra se torne predominante no seio das classes dominantes, perante uma crise de dimensões não controláveis, é enorme. O atraso na compreensão da gravidade do momento adensa os perigos. O silêncio dos políticos burgueses sobre os perigos para a Humanidade e a necessidade de lutar pela paz é ensurdecedor.

Odiario
Odiario

O BE e as agressões imperialistas*

Jorge Cadima    13.Mar.18    Outros autores

Nas questões nacionais o BE é muito cuidadoso. Não poderia desempenhar o papel que lhe foi atribuído sem procurar decalcar e antecipar-se às propostas do PCP, e reivindicar-se como “esquerda de confiança”. Mas no que toca a questões internacionais a máscara cai. O texto sobre a Síria apresentado na Assembleia da República e aprovado com os votos favoráveis de CDS, PSD, PS, BE e PAN «poderia ter sido subscrito pelo próprio Donald Trump».

Odiario
Odiario

Contradições*

Jorge Cadima    10.Mar.18    Outros autores

Enquanto se aprofunda a crise do capitalismo agudizam-se as contradições entre as suas principais potências, que procuram sacudir os seus efeitos para cima de outros. Os sinais acumulam-se, desde a reacção às medidas proteccionistas tomadas por Trump ao descrédito – como em Itália – dos partidos que vêm gerindo o sistema. E à seriíssima advertência feita por Putin aos que pretendam empreender uma acção de agressão militar contra a Rússia.

Odiario
Odiario

Mordomos NATO*

Jorge Cadima    02.Feb.18    Outros autores

Nunca é demais recordar que o actual governo é “um governo do PS”, com o essencial das opções de fundo que identificam o PS como um dos partidos da política de direita. Esta situação, é certo, ficaria mais à vista em todas as áreas se não se tratasse de um governo minoritário. Mas em política externa e de defesa, como é tradicional, não é só a política de direita que se exprime: é também a direita da política.

Odiario
Odiario

Ricos e pobres*

Jorge Cadima    06.Ene.18    Outros autores

Alguns ideólogos do capitalismo constatam como as desigualdades se acentuam de forma radical e como o capitalismo é incapaz de dar resposta ao problema, mau «não apenas para a paz social, mas até para a sobrevivência das democracias estáveis». A sua opção de classe não vê saída que não seja catastrófica. Acontece que a única saída que existe – a saída revolucionária – será catastrófica para o capitalismo, mas não para os povos.

Odiario
Odiario

Provocações*

Jorge Cadima    11.Dic.17    Outros autores

De cada vez que se consultam documentos que vão sendo desclassificados dos arquivos EUA encontram-se novas evidências da normalidade com que as suas altas instâncias planeiam provocações, conspirações, intrigas e assassínios. Aquilo que nos filmes parece pertencer à área do crime organizado, na política imperialista é a implacável rotina quotidiana.

Odiario