Autor: “José Goulão”

Odiario

O concílio dos predadores ou o vírus como «janela de oportunidade»

José Goulão    10.Sep.20    Outros autores

«Quando a elite dos predadores que conduziram o mundo ao estado desgraçado em que se encontra se propõem agora salvá-lo tirando proveito da «janela de oportunidade» que é a pandemia de COVID-19, podemos deduzir que há nuvens ainda mais negras no horizonte.»

Odiario
Odiario

A brigada dos filantropos

José Goulão    27.Ago.20    Outros autores

Plutocratas e gigantes multinacionais distribuem os seus fartos lucros não apenas pelos accionistas mas também por indivíduos e organizações envolvidos em activismo por grandes causas, sejam elas a revolução social, o combate às alterações climáticas, a luta contra o racismo e outras de equivalente generosidade. A interrogação que se coloca é por que razão membros da casta ultraminoritária que embolsa milhares de dólares por segundo, graças ao capitalismo - sobretudo nas suas versões mais selvagens - financia «revoluções» para supostamente instaurar a justiça social?

Odiario
Odiario

O banditismo como instrumento da ordem internacional

José Goulão    01.Ago.20    Outros autores

O imperialismo EUA (ou seja, a estratégia de dominação do seu capital monopolista) manifesta uma estreita cumplicidade entre banditismo puro e o palavreado sobre a defesa e propagação do «nosso civilizado modo de vida». Revela-se em todos os continentes através de uma cadeia contínua e interminável de factos e exemplos. Melhor dizendo, de crimes a uma escala que só encontra paralelo nos regimes fascistas dos anos 30 do século passado.

Odiario
Odiario

Quando o capitalismo financia a «revolução»

José Goulão    10.Jul.20    Outros autores

Uma das características da sociedade dos EUA é a resiliência das suas estruturas de poder face a uma sociedade tão estruturalmente exploradora, injusta, desigual e opressora. A grande burguesia EUA reprimiu, destruiu ou cooptou desde o final do séc. XIX grande parte do movimento operário e sindical. Consolidou um sistema de monopartidarismo bicéfalo, que bloqueia qualquer alternativa. Dispõe de uma ampla e inteligente capacidade de gerar, influenciar e dirigir movimentos sociais - sejam eles de fachada ou mesmo aqueles que tenham na sua origem genuínos protestos e aspirações a mudanças radicais. Pode todavia acontecer que as massas em movimento ganhem algum dia consciência da sua força.

Odiario
Odiario

Guerra mais sanções mais Covid-19 é igual a genocídio na Síria

José Goulão    27.Jun.20    Outros autores

A criminosa ofensiva EUA/NATO contra a Síria sofreu uma importante derrota militar. Avança agora com raivosas e mais violentas sanções e ataques contra colheitas visando condenar à fome e à doença quem tenha sobrevivido à guerra e ao terrorismo. Chama-se a isso genocídio, e os criminosos têm nome. Entre eles está o Conselho Europeu, que representa os governos dos países que integram a UE, incluindo Portugal.

Odiario
Odiario

O Vale do Jordão: silêncios hipócritas à beira da tempestade

José Goulão    06.Jun.20    Outros autores

Estamos a menos de meia dúzia de semanas de que aconteça a anexação da Cisjordânia por Israel, ou pelo menos que sejam dados passos que tornem o processo irreversível. Na linha da política de factos consumados através da qual o Estado sionista se tem consolidado como Estado colonial e os palestinianos têm perdido os direitos que lhe estão garantidos nos papéis onde está inscrito o direito internacional. Será o supremo facto consumado na torrente dos factos consumados com que Israel humilha a legalidade internacional. Trump apoia, evidentemente. E a UE mantém a usual posição hipócrita e cínica.

Odiario
Odiario

Os profetas do vírus

José Goulão    31.Mar.20    Outros autores

As pandemias têm as suas oportunidades de negócio. As entidades que montaram o Event 201 com um coronavírus inventado são as mesmas que se preparam para extrair avultados dividendos com o coronavírus verdadeiro.

Odiario