Autor: “José Goulão”

Odiario

O que está a acontecer na Colômbia

José Goulão    14.Jun.21    Outros autores

Está em curso na Colômbia uma insurreição popular. Uma extensa mobilização política, social e cultural que se levanta contra o regime «narco-fascista» que tenta manter-se à custa de bárbara repressão, talvez sem paralelo num país onde a violência do Estado (e do seu braço paramilitar) não tem limites. Uma resistência heroica acompanhada pelo vergonhoso silêncio dos media dominantes. Houvesse algo de semelhante na vizinha Venezuela, por exemplo, e os focos estariam ligados 24 horas. Mas aqui trata-se de um regime lacaio dos EUA e amigo da UE, portanto não justificará notícias nem comentários. Mas, mais cedo que tarde, povo colombiano vencerá.

Odiario
Odiario

Conheça o herói russo da União Europeia

José Goulão    22.Mar.21    Outros autores

É oficial: a UE impõe sanções para defender um indivíduo xenófobo, terrorista e fascista, tanto ou mais «iliberal» que Orban e os chefes polacos, mais ou menos da mesma estirpe que uma Marine Le Pen. Os “direitos humanos” EUA/UE parecem estar concentrados em todo o género de fascistas.

Odiario
Odiario

A saúde pública à mercê dos negócios e da cegueira geopolítica

José Goulão    11.Feb.21    Outros autores

Como as pessoas estão dramaticamente ansiosas pelas vacinas, não se questionam sobre quem e como as fabrica. A informação que lhes é devida por parte de quem fez as escolhas é - como toda ela vem sendo - distorcida, contraditória e selectiva. Mas há dois factos que se vêm destacando: o estrondoso fracasso da Comissão Europeia, e a criminosa prioridade ao negócio das “Big Pharma”. O governo português prefere ficar atado de pés e mãos a este fracasso a empreender reais vias alternativas de solução (que não passam pelo sucessivo decretar do “estado de emergência”) para os dramáticos problemas que se acumulam.

Odiario
Odiario

O Saara Ocidental, mais uma grande farsa europeia

José Goulão    23.Ene.21    Outros autores

Trump, já depois de derrotado eleitoralmente no seu país, cometeu ainda mais uma violação do direito internacional, “decidindo” a anexação do Saara Ocidental por Marrocos, a potência colonizadora. O povo saaraui há anos que vê negado o direito à autodeterminação e é sujeito à violência do ocupante. Resoluções da ONU, princípios fundamentais do direito, os tão apregoados direitos humanos, tudo é ignorado pela inacção da ONU e pelo silêncio cúmplice da UE, que vai negociando com Marrocos bens roubados ao povo saaraui. Por cá, o costume: no MNE de Santos Silva não se deu conta de nada.

Odiario
Odiario

Vírus, futurologia e horror à democracia

José Goulão    30.Nov.20    Outros autores

Para a generalidade das pessoas, a pandemia de Covid-19 é uma fonte de legítima insegurança. Para os que sonham com o «governo global», a Covid-19 é a «janela de oportunidade» mesmo a propósito para reforçar o fascismo neoliberal.

Odiario
Odiario

O conselho de segurança da mentira

José Goulão    17.Oct.20    Outros autores

Os EUA e seus aliados da NATO atribuíram ao governo de Damasco a responsabilidade do alegado ataque químico em Duma, em 7 de Abril de 2018. Restam poucas dúvidas que se tratou de uma encenação com o objectivo de justificar a intensificação da agressão contra a Síria. E agora impedem que o Conselho de Segurança da ONU possa esclarecer essa fraude.

Odiario
Odiario

Assange e a miséria do jornalismo

José Goulão    01.Oct.20    Outros autores

O “processo” de Julian Assange prossegue. Uma escandalosa mascarada de justiça que visa criminalizar e punir a liberdade de informação. E o comportamento dos jornalistas nos grandes media é cúmplice, não só da fraude judicial, mas da pulverização dos princípios deontológicos e das normas éticas da sua própria profissão.

Odiario