Autor: “José Goulão”

Odiario

Gaza, a solução final

José Goulão    23.Nov.18    Outros autores

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, escolheu a chamada «Cimeira da Paz» promovida por Emmanuel Macron, em Paris, para anunciar que «não há solução diplomática» para o problema de Gaza.

Odiario
Odiario

Europa abre-se à livre circulação da máquina de guerra

José Goulão    09.Abr.18    Colaboradores

José GoulãoOs governos da União Europeia membros da NATO têm em seu poder um «Plano de Acção para a Mobilidade Militar», apresentado em 28 de Março pela Comissão Europeia. No âmbito estritamente executivo, o seu objectivo é «suprimir as actuais barreiras à mobilidade militar» no espaço europeu sob domínio da NATO, «modificando as estruturas não adaptadas aos pesos e dimensões das máquinas militares, nomeadamente em pontes e vias férreas que apresentem uma capacidade de carga insuficiente». A NATO e os EUA avançam com a configuração de um cenário de guerra de grande envergadura. Os povos da Europa que aguentem as consequências.

Odiario
Odiario

O lado oculto das matanças de Ghuta

José Goulão    15.Mar.18    Colaboradores

José GoulãoTudo o que possa contrapor-se à desinformação e à propaganda de guerra incessantemente lançada sobre a Síria é necessário e útil. Mais ainda quando se trata de um texto solidamente fundamentado, que desmonta as falsificações que os grandes media difundem sem qualquer escrúpulo.

Odiario
Odiario

A ficção mais cruel dos nossos dias

José Goulão    04.Dic.17    Colaboradores

José GoulãoOs exemplos da cumplicidade entre os operacionais da «guerra contra o terrorismo» e os terroristas abundam. Quando as tropas sírias e os seus aliados russos libertaram Deir ez-Zor encontraram um gigantesco arsenal do Daesh – camuflado e em abrigos subterrâneos – constituído essencialmente por armamento, munições, tanques e viaturas de transporte de fabrico norte-americano e dos seus aliados, desde as mais relevantes potências da NATO a Israel. E, agora que em alguns casos protegem a sua retirada, assumem até o risco de importar terroristas para os seus próprios países.

Odiario
Odiario

NATO e União Europeia: a óbvia e velha geminação

José Goulão    26.Mar.17    Outros autores

A chamada «construção europeia» é inseparável da estratégia e dos comportamentos da NATO. Uma e outra cuidam dos mesmos interesses. A versão oficial assegura que são a democracia e os direitos humanos; os cidadãos sentem e sabem, por experiência própria, que cuidam sobretudo da impunidade do mercado, do casino da finança, da austeridade, da desregulação de capital e trabalho, das guerras expansionistas e de rapina sempre que esses interesses as reclamem.

Odiario
Odiario

Silas continua entre nós

José Goulão [*]    24.Sep.16    Outros autores

O falecimento de Silas Cerqueira representa uma enorme perda para a causa da paz. Da paz genuína, a que nasce do repúdio pela guerra, pelas desigualdades, pela injustiça social, pela exploração da mulher e do homem. Por isso, o seu desaparecimento foi algo que os media deste país passaram em claro. Um silêncio que diz tudo sobre os valores que norteiam a comunicação social dominante.

Odiario
Odiario

A Europa à mercê de um padrinho do terrorismo

José Goulão*    06.Abr.16    Outros autores

«Enquanto impõe a austeridade feroz contra os povos europeus, a União Europeia passa a entregar três mil milhões de euros por ano ao fascista Erdogan, a fundo perdido e sem garantias. (…) E os chefes dos governos da União não podem garantir-nos, a partir de agora, que esses três mil milhões não sirvam para financiar atentados cometidos pelos protegidos de Erdogan…»

Odiario