Autor: “José Goulão”

Odiario

O Saara Ocidental, mais uma grande farsa europeia

José Goulão    23.Ene.21    Outros autores

Trump, já depois de derrotado eleitoralmente no seu país, cometeu ainda mais uma violação do direito internacional, “decidindo” a anexação do Saara Ocidental por Marrocos, a potência colonizadora. O povo saaraui há anos que vê negado o direito à autodeterminação e é sujeito à violência do ocupante. Resoluções da ONU, princípios fundamentais do direito, os tão apregoados direitos humanos, tudo é ignorado pela inacção da ONU e pelo silêncio cúmplice da UE, que vai negociando com Marrocos bens roubados ao povo saaraui. Por cá, o costume: no MNE de Santos Silva não se deu conta de nada.

Odiario
Odiario

Vírus, futurologia e horror à democracia

José Goulão    30.Nov.20    Outros autores

Para a generalidade das pessoas, a pandemia de Covid-19 é uma fonte de legítima insegurança. Para os que sonham com o «governo global», a Covid-19 é a «janela de oportunidade» mesmo a propósito para reforçar o fascismo neoliberal.

Odiario
Odiario

O conselho de segurança da mentira

José Goulão    17.Oct.20    Outros autores

Os EUA e seus aliados da NATO atribuíram ao governo de Damasco a responsabilidade do alegado ataque químico em Duma, em 7 de Abril de 2018. Restam poucas dúvidas que se tratou de uma encenação com o objectivo de justificar a intensificação da agressão contra a Síria. E agora impedem que o Conselho de Segurança da ONU possa esclarecer essa fraude.

Odiario
Odiario

Assange e a miséria do jornalismo

José Goulão    01.Oct.20    Outros autores

O “processo” de Julian Assange prossegue. Uma escandalosa mascarada de justiça que visa criminalizar e punir a liberdade de informação. E o comportamento dos jornalistas nos grandes media é cúmplice, não só da fraude judicial, mas da pulverização dos princípios deontológicos e das normas éticas da sua própria profissão.

Odiario
Odiario

O concílio dos predadores ou o vírus como «janela de oportunidade»

José Goulão    10.Sep.20    Outros autores

«Quando a elite dos predadores que conduziram o mundo ao estado desgraçado em que se encontra se propõem agora salvá-lo tirando proveito da «janela de oportunidade» que é a pandemia de COVID-19, podemos deduzir que há nuvens ainda mais negras no horizonte.»

Odiario
Odiario

A brigada dos filantropos

José Goulão    27.Ago.20    Outros autores

Plutocratas e gigantes multinacionais distribuem os seus fartos lucros não apenas pelos accionistas mas também por indivíduos e organizações envolvidos em activismo por grandes causas, sejam elas a revolução social, o combate às alterações climáticas, a luta contra o racismo e outras de equivalente generosidade. A interrogação que se coloca é por que razão membros da casta ultraminoritária que embolsa milhares de dólares por segundo, graças ao capitalismo - sobretudo nas suas versões mais selvagens - financia «revoluções» para supostamente instaurar a justiça social?

Odiario
Odiario

O banditismo como instrumento da ordem internacional

José Goulão    01.Ago.20    Outros autores

O imperialismo EUA (ou seja, a estratégia de dominação do seu capital monopolista) manifesta uma estreita cumplicidade entre banditismo puro e o palavreado sobre a defesa e propagação do «nosso civilizado modo de vida». Revela-se em todos os continentes através de uma cadeia contínua e interminável de factos e exemplos. Melhor dizendo, de crimes a uma escala que só encontra paralelo nos regimes fascistas dos anos 30 do século passado.

Odiario