Autor: “José Paulo Gascão”

Odiario

A derrota da URSS e o revisionismo

José Paulo Gascão    29.Nov.16    Destaques

Permanece da maior actualidade a reflexão sobre a estratégia e a táctica dos partidos comunistas, no poder e fora dele. Sobre a sua fidelidade ao marxismo-leninismo, sobre as suas formas de funcionamento interno, sobre o papel e a responsabilidade das suas direcções e dos seus militantes. Sobre a sua capacidade de resistir à multiforme e incessante ofensiva do inimigo de classe. Se devidamente analisada, a já secular história do movimento comunista tem muito a ensinar nos dias de hoje.

Odiario
Odiario

PS não mudou de identidade

José Paulo Gascão    03.Nov.16    Destaques

Um muito importante texto que nos transporta, numa larga panorâmica, pela crise estrutural do capitalismo, afectando a gigantesca massa proletarizada de todos os que vivem do seu trabalho; pelas propostas de saída desta crise sem colocar em causa o sistema que a gerou; pela natureza e identidade da social-democracia que, hoje como antes, a torna parte do problema e não da solução.

Odiario
Odiario

Portugueses nos Bilderberger

José Paulo Gascão    17.Jun.16    Colaboradores

Os Bilderberger são um das mais importantes estruturas onde «os senhores do mundo transmitem as suas decisões, a políticos e fazedores de opinião, que assim aceitam mais facilmente as decisões alheias como se fossem conclusões do travestido debate em que, inchados de orgulho, participaram».
Como epílogo deste curto texto, o autor publica a lista completa dos portugueses que participaram nas reuniões anuais dos Bilderberg. Para conste e fique registado.

Odiario
Odiario

Por uma transformação radical da sociedade

José Paulo Gascão    03.Jul.15    Destaques

Reafirmando que a transformação revolucionária da sociedade não é uma utopia, importa sem demora acelerar o aprofundamento do conhecimento da realidade, condição essencial para a concepção e desenvolvimento da luta, organizada, da classe trabalhadora e das camadas populares mais pobres, por uma transformação da sociedade que implique «um revolucionamento da estrutura que molda o paradigma capitalista estabelecido.»

Odiario
Odiario

A crise do capitalismo e a «maçã-de-Adão» do revisionismo comunista

José Paulo Gascão    02.Sep.14    Destaques

in http://www.diarioliberdade.org/Tudo parece indicar que a presente crise do capitalismo dificilmente será temporariamente superada sem uma violenta destruição massiva de capital – uma guerra, hoje de consequências inimagináveis que pode mesmo pôr em causa a vida do planeta – ou uma ruptura revolucionária que destrua o sistema de capital, o que não se antevê no curto e no médio prazo, até por falta da sua definição como objectivo das organizações do movimento operário, e ausência de preparação do elemento subjectivo.

Odiario
Odiario

Crise, destruição e “classe média”

José Paulo Gascão    22.Ago.13    Destaques

Apesar de todas as dificuldades subjectivas, vivemos um tempo de fim de ciclo, respira-se um ambiente de imperiosa necessidade de superação de uma formação económico-social velha, caduca, por uma outra nova. A realidade não está inerte, movimenta-se no sentido da superação dos antagonismos estruturais do capitalismo, como o demonstra o aprofundamento da sua crise estrutural, agora chegando a todos os rincões da Terra, o que não acontecia na crise de 1929.

Odiario
Odiario

Os trabalhadores têm razões para incrementar a ofensiva

José Paulo Gascão    08.Oct.12    Colaboradores

As novas condições objectivas e subjectivas indicam claramente que só há razões para intensificar a ofensiva, mas essa ofensiva será tanto mais eficaz quanto mais alargado for o conhecimento da etapa em que está a luta em Portugal, quais os objectivos mais imediatos, sem deixar de indicar, como nos dizem os clássicos, o objectivo final e o que é necessário para o construir – a conquista do poder pelos trabalhadores.

Odiario