Autor: “Luís Carapinha”

Odiario

Solidários com Cuba*

Luís Carapinha    16.Ene.15    Outros autores

Sem o exemplo de dignidade e resistência de Cuba, sem o seu apoio e solidariedade, não seriam realidade os avanços democráticos, progressistas e revolucionários ao longo de mais de uma década na América Latina – e a consequente alteração da correlação de forças que continua a desafiar a hegemonia dos EUA.

Odiario
Odiario

No caminho das tormentas*

Luís Carapinha    23.May.14    Outros autores

Já em plena fase crítica, o conflito ucraniano aproxima-se de momentos decisivos. A resistência anti-fascista no Donbass pode arrastar as restantes regiões do Leste e Sul e conduzir ao fracasso do golpe de Estado. A Junta, o grande capital e mesmo o que resta do Partido das Regiões apostam na derrota ou capitulação do «movimento separatista».

Odiario
Odiario

Incógnitas da Ucrânia*

Luís Carapinha    15.Abr.14    Outros autores

A preocupação imperialista é agora levar o golpe até ao fim e segurar o poder fantoche em Kiev. Tanto mais que a pesada factura económica (e social) está em cima da mesa e a operação de resgate do FMI em andamento.

Odiario
Odiario

Chávez*

Luís Carapinha    09.Mar.14    Outros autores

Num momento em que a Revolução Bolivariana se encontra de novo confrontada com uma ofensiva da reacção interna orquestrada pelo imperialismo, é necessário compreender e valorizar a importância do legado de Hugo Chávez, vivo na memória popular e um poderoso incentivo para a resistência e o avanço revolucionário.

Odiario
Odiario

Lenine, a NEP e a questão da transição socialista

Luís Carapinha    22.May.12    Colaboradores

Com a NEP o que está em causa não é tentativa de supressão frontal das formas de propriedade não socialistas e liquidação directa do capitalismo, mas um processo dinâmico, complexo e historicamente inaudito de subordinação pelo novo poder do seu potencial para elevar a capacidade produtiva e fortalecer o papel reitor da opção e sector socialistas.

Odiario
Odiario

OEA: Cimeira do defunto*

Luís Carapinha    24.Abr.12    Colaboradores

Cartagena foi sobretudo a confirmação de que a OEA é hoje um esqueleto descarnado. Uma organização anacrónica desenhada como fiel instrumento da hegemonia imperialista dos EUA num continente sul-americano que hoje envereda por novos caminhos de cooperação e integração.

Odiario
Odiario

Provação, luta e mudança*

Luís Carapinha    09.Ene.12    Colaboradores

O capitalismo desencadeou uma ofensiva frontal contra o mundo do trabalho que atinge níveis inauditos, abocanhando conquistas históricas. Enquanto os EUA – principal fautor dos desequilíbrios económicos que repercutem no mundo – perseguem a obsessão de escapar entre os pingos da chuva e, sobretudo, reverter o declínio hegemónico pela via da corrida armamentista e ameaça militar global.

Odiario