Autor: “M K Bhadrakumar*”

Odiario

O “efeito Trump” divide a opinião europeia

M K Bhadrakumar*    20.Nov.16    Outros autores

Os resultados das eleições presidenciais na Bulgária e na Moldávia indicam uma tendência de aproximação à Rússia e de distanciamento em relação à UE. Conjugados com declarações de Trump no decurso da campanha eleitoral, apontam para crescentes clivagens internas no bloco europeu ocidental. A agressiva política de militarização apontada a Leste não constitui apenas a perspectiva de uma tragédia militar. Vai também contra interesses comerciais e económicos para os quais a UE não constitui alternativa.

Odiario
Odiario

As nove vidas de Erdogan
E o golpe de Gulen

M K Bhadrakumar*    18.Jul.16    Outros autores

M. K. Bhadrakumar é um experiente e bem informado analista de política internacional:
«Agora, a tentativa de golpe na Turquia ocorre na sequência da reaproximação turco-russa e de sinais nascentes de uma mudança nas políticas intervencionistas de Erdogan na Síria. Naturalmente, a Turquia é um “estado chave” nas estratégias regionais dos EUA e a reaproximação turco-russa chega no momento mais inoportuno para Washington».
Por outro lado, «Gulen obteve a permissão de residência nos EUA (”green card”), aparentemente por recomendação de altos responsáveis da CIA. Desde então tem vivido isolado na Pensilvânia e nunca saiu dos EUA em visita ao exterior».

Odiario
Odiario

Putin não pode ceder, as tensões com os EUA irão aumentar

M K Bhadrakumar*    02.Mar.16    Outros autores

O autor, o embaixador indiano Bhadrakamur, analisa as difíceis relações da Rússia com os EUA e a intervenção da inteligência norte-americana na Rússia tomando como referência o discurso de Putin na reunião anual do Serviço de Segurança Federal (FSB) da Rússia.
«Fundamentalmente, a questão central para a Rússia é que os EUA interferem nas suas políticas internas tendo em vista criar desarmonia política e enfraquecer o Kremlin, forçando-o a adoptar políticas que estejam em consonância com as estratégias americanas regionais e global.»

Odiario
Odiario

Quem cozinhou a sopa em Hong Kong?

M K Bhadrakumar*    02.Nov.14    Outros autores

A operação “occupy central” em Hong Kong, todo o folclore que a envolveu, todo o noticiário dos media internacionais que tentaram alimentá-la não passou de um guião já visto. Quando esta historia se repete muitas vezes, já não se repete apenas como farsa (embora tenha conduzido a várias tragédias). Repete-se como sinal do próprio esgotamento do arsenal conspirativo imperialista.

Odiario
Odiario

O Irão prepara-se para derrotar o ISIL

M K Bhadrakumar*    05.Jul.14    Outros autores

O Irão não tem assistido passivamente às sucessivas ofensivas, nomeadamente na Síria e no Iraque, que o tomam claramente como alvo ulterior. E vem empreendendo iniciativas no plano diplomático que não apenas reforçam a sua posição como começam a abrir brechas entre as próprias monarquias reaccionárias que, juntamente com Israel, têm assumido o papel de peões do imperialismo no Médio-Oriente.

Odiario
Odiario

Anatomia das eleições gerais na Índia

M K Bhadrakumar*    14.Jun.14    Outros autores

Existem naturalmente muitas interrogações acerca do significado e consequências da retumbante vitória do partido nacionalista de direita hindu Bharatiya Janata nas eleições gerais da Índia. Há duas narrativas concorrentes no que respeita ao que esperar do primeiro-ministro Modi. Os seus acólitos alternam duas descrições sobrepostas para fazerem passar a sua adoração pelo ídolo: Loha Purush (o homem de ferro) e Vikas Purush (o homem do desenvolvimento).

Odiario
Odiario

China, Rússia e o segundo advento de Obama

M K Bhadrakumar*    27.Dic.12    Outros autores

“O segundo mandato de quatro anos de Barack Obama como presidente dos EUA ficará marcado pela contagem regressiva final da emergência da China como superpotência. A dinâmica de poder na Asia-Pacífico converte-se no modelador crucial deste processo histórico. “

Odiario