Autor: “Manuel Loff”

Odiario

A guerra que não acabou com todas as guerras…

Manuel Loff    22.Nov.18    Outros autores

Cem anos depois, o mundo pauta-se muito mais pelos critérios imperialistas de 1914 que pelas lições de 1945

Odiario
Odiario

O “homem branco autoflagelado”

Manuel Loff    24.Jul.18    Outros autores

A questão do “museu dos descobrimentos” suscitou discussão sobre a forma como se descreve e musealiza a experiência colonial portuguesa. É um debate importante, em que neste texto é feita a crítica de duas opiniões reaccionárias entretanto publicadas.

Odiario
Odiario

Polónia: vítimas, cúmplices e manipuladores

Manuel Loff    07.Feb.18    Outros autores

Na Polónia, hoje governada pela extrema-direita, a reescrita da história inclui a proibição – em nome do “bom-nome da Polónia” – da menção aos campos de extermínio que os nazis ali instalaram, ou à cumplicidade com o ocupante nazi-fascista no massacre anticomunista e anti-semita por parte de colaboracionistas e fascistas polacos.

Odiario
Odiario

O herdeiro*

Manuel Loff    20.Ene.16    Outros autores

Estamos a cinco dias da primeira volta das eleições presidenciais. Todo o poder mediático da classe dominante está há longo tempo concentrado na eleição do seu candidato: Marcelo Rebelo de Sousa. É assim indispensável vincar com toda a clareza quem é este personagem, herdeiro dos círculos mais responsáveis e até à última hora mais fiéis do regime fascista. Impedir a sua eleição à primeira volta, e derrotá-lo na segunda.

Odiario
Odiario

Vergonha*

Manuel Loff    18.Oct.13    Outros autores

As centenas de mortos de imigrantes clandestinos em Lampedusa juntam-se a outros 20 mil contados desde 1990. Gente que tenta chegar às costas europeias, fugindo da miséria, da perseguição, da guerra, ou simplesmente exercendo o seu direito de querer mudar de vida, exactamente como fizeram mais de cem milhões de europeus ao longo dos últimos 150 anos, milhões de portugueses incluídos. Miséria e conflitos pelos quais, recorde-se, vários países europeus são co-responsáveis. Tal como a UE é, em última análise, co-responsável por estas mortes.

Odiario
Odiario

39 anos depois (e II)*

Manuel Loff    11.May.13    Outros autores

Manuel LoffNum país em que os governos levam a cabo uma política económica contra as pessoas (numa escalada que com o actual governo atinge uma agressividade demencial), com um sistema político atolado, com uma geração de governantes de formação inenarrável e inépcia inexcedível, há uma mudança em construção. Não no Portugal que Passos julga que se sacrifica para ele brilhar na Europa, mas no Portugal resistente que o não suporta mais, que sai à rua, que canta a Grândola contra a mentira e contra o assalto ao trabalho e aos seus frutos, num país que pede um novo 25 de Abril justamente porque se lembra do que ele significou.

Odiario
Odiario

Thatcher, o mito*

Manuel Loff    13.Abr.13    Outros autores

Manuel LoffA direita mundial, de Gorbatchov a Obama, de Merkel a Blair, de Passos a Portas, derrama elogios sobre Margaret Thatcher. Mas o mito não serve para ocultar a realidade: a “mudança” de que é um dos expoentes é a do trágico ciclo de retrocesso histórico com que a Grã-Bretanha e grande parte do mundo estão hoje confrontados.

Odiario