Autor: “Manuel Loff ”

Odiario

50 anos de convergências

Manuel Loff    18.Nov.20    Outros autores

Mal a direita clássica (PSD e CDS) precisou dos votos da extrema-direita para retomar o poder, aceitou imediatamente negociar com esta e, pudicamente sem a incorporar no governo, assumiu no seu programa aspectos tão simbólicos quanto a restrição radical de direitos sociais e a revisão da Constituição! Mas não há novidade alguma nesta aliança.

Odiario
Odiario

Placebo autoritário

Manuel Loff    22.Oct.20    Outros autores

«O nosso Costa bonacheirão lembrou-se de se passar para o partido do “abanão”, da culpabilização dos cidadãos por se deixarem infetar, da infantilização coletiva, propondo a obrigatoriedade legal do uso de máscara ao ar livre e de uma app essencialmente ineficaz e que se havia prometido ser voluntária. Trata-se de uma lógica perigosa: fingir que a covid se combate com encenações de autoridade, sem assegurar ao SNS as reais condições materiais para desempenhar o seu papel.»

Odiario
Odiario

Os extremos tocam-se? (II)*

Manuel Loff    14.Dic.19    Outros autores

A preguiçosa e demagógica tese em causa não merece que se perca muito tempo com ela. Mas a questão do comportamento eleitoral das classes trabalhadoras exige reflexão, tanto mais que estudos sérios (neste caso sobre a realidade britânica) apontam para que “as desigualdades de classe relativamente à participação eleitoral tenham crescido significativamente”, a tal ponto que se tornaram mais visíveis no campo da participação que no da opção política.

Odiario
Odiario

Os extremos tocam-se? (I)*

Manuel Loff    30.Nov.19    Outros autores

Nas análises que alguns comentaristas fazem sobre os resultados das recentes eleições legislativas, e em especial sobre a votação no “Chega”, surge frequentemente a ideia de que esse partido de extrema-direita absorve votos anteriormente confiados à esquerda, nomeadamente ao PCP. Mas não é isso que os dados concretos mostram.

Odiario
Odiario

América Latina: a lição da resistência

Manuel Loff    16.Nov.19    Outros autores

Como acaba de se demonstrar na Bolívia (e em 2002 contra Chávez), a direita sul-americana nunca perdeu o velho tique do golpe militar. Mas talvez se engane quem julgou que, com Trump e Bolsonaro, a vitória das direitas americanas era irreversível. O regresso em força dos movimentos sociais, persistentes e corajosos como em poucos lugares do mundo, no Equador e no Chile, o esvaziamento de Guaidó na Venezuela e o regresso do kirchnerismo dão razão a Álvaro García Linera, o vice-presidente boliviano que agora se exilou no México: “Lutar, vencer, cair. Levantarmo-nos, lutar, vencer, cair, levantarmo-nos. Até que se nos acabe a vida.”

Odiario
Odiario

Spain is different

Manuel Loff    28.Oct.19    Outros autores

A expressão era da propaganda turística do franquismo nos anos 1960. A remobilização furibunda do nacionalismo espanhol e a forma como aparelho judicial e Governo têm lidado com o caso catalão fazem com que a Espanha volte a ser diferente — se é que alguma vez deixou de o ser.

Odiario
Odiario

Lições aprendidas

Manuel Loff    17.May.19    Outros autores

O governo minoritário do PS abriu uma “crise” e, uma vez resolvida a “crise” com a cedência em toda a linha do PSD e do CDS, esforça-se por fazer esquecer o que esteve realmente em causa: o completo desrespeito pelos legítimos direitos de um grupo profissional. E dar mais um sinal a todos os trabalhadores de que os seus direitos são contrários à “credibilidade do país”. E isto não tendo o PS maioria. O que faria se a tivesse…

Odiario