Autor: “Nazanín Armanian”

Odiario

Paz na Líbia? Se a Europa prepara outro ataque militar a África!

Nazanín Armanian    13.Feb.20    Outros autores

O directório das grandes potências europeias juntamente com outros interessados do mesmo calibre realizou em Berlim uma Conferência sobre a Líbia - sem a participação de qualquer representante líbio - convocada pela Alemanha. Do que se trata é, no fundamental, de um entendimento sobre o lacaio de serviço e a partilha do saque. Da Líbia e da restante África.

Odiario
Odiario

O lugar do Iraque no Grande Jogo entre EUA e Irão

Nazanín Armanian    14.Ene.20    Outros autores

A sina do Iraque actual é ser, além de um país ocupado, terreno onde se trava uma guerra ainda não declarada entre países terceiros: EUA, Israel e Irão. Num Médio Oriente em que, além dos EUA e do seu aliado sionista, os alinhamentos das variantes sunita e xiita do Islão – entre outros factores - tornam ainda mais complexa a questão.

Odiario
Odiario

Al Gore: o criminoso de oito guerras mercador do ambientalismo

Nazanín Armanian    22.Dic.19    Outros autores

O florescente negócio do “ambientalismo” prospera. É aparentemente uma boa causa, e mobiliza muita gente sinceramente preocupada. É por isso útil chamar a atenção para os vultuosos interesses que tem por detrás, e alguns personagens que surgem à frente, cujo currículo é, não o de defensores do planeta, mas o de criminosos inimigos da humanidade.

Odiario
Odiario

Médio Oriente: a região mais afectada pelas alterações climáticas

Nazanín Armanian    18.Dic.19    Outros autores

As campanhas mediáticas em torno da “emergência climática” desenvolvem-se em regra sobre um mundo abstracto. Este artigo centra o olhar sobre uma região, concreta e martirizada, tanto pela exploração desenfreada de recursos naturais como pela guerra. Guerras que, sintomaticamente, nunca são referidas pelos arautos de tal “emergência.”

Odiario
Odiario

A “Cruzada das crianças” de Greta aponta à privatização da natureza

Nazanín Armanian    09.Dic.19    Outros autores

Enquanto prossegue a grande movimentação (e encenação) “ambientalista” global cujo rosto mais visível é uma criança, importa observar que entidades e interesses a impulsionam, que objectivos procura atingir, e também a razão de procurar centrar-se na mobilização de adolescentes e crianças, a “Geração Z”. Duas coisas estão claras: não há um único problema global que não tenha no capitalismo um factor fundamental de agravamento, e não é nos termos do capitalismo que algum desses problemas terá solução.

Odiario
Odiario

A Rússia e a autodeterminação dos curdos em 26 notas

Nazanín Armanian    01.Nov.19    Outros autores

Uma interessante ficha de leitura de um complexo processo, inserido em processos regionais e globais ainda mais complexos e perigosos. De momento o que parece é que a intervenção russa marcou pontos. O que não garante de forma alguma que se esteja mais próximo de qualquer solução, quanto mais não seja porque uma das ramificações da questão poderá passar pelo que venha a suceder a Trump.

Odiario
Odiario

O 14-S da Arábia Saudita em 23 notas

Nazanín Armanian    24.Sep.19    Outros autores

O recente ataque a instalações petroleiras na Arábia Saudita suscita as mais desencontradas suposições, dúvidas e acusações. A única coisa certa é que serve de justificação para o agravamento da tensão na zona, e para uma nova escalada de agressividade em relação ao Irão. Mas outras suposições chegam até mesmo às lutas de facção no interior da classe dominante nos EUA. Acontecem coisas semelhantes na história de todos os impérios em decadência.

Odiario