Autor: “Nazanín Armanian”

Odiario

O vírus covid19 + Modi organizam uma catástrofe social na Índia

Nazanín Armanian    13.Abr.20    Outros autores

A combinação da actual pandemia com o governo de extrema-direita de Narendra Modi, juntando-se às extremas desigualdades que já caracterizavam a sociedade indiana, criam condições de uma situação catastrófica que devastará o segundo país mais populoso do mundo.

Odiario
Odiario

Paz na Líbia? Se a Europa prepara outro ataque militar a África!

Nazanín Armanian    13.Feb.20    Outros autores

O directório das grandes potências europeias juntamente com outros interessados do mesmo calibre realizou em Berlim uma Conferência sobre a Líbia - sem a participação de qualquer representante líbio - convocada pela Alemanha. Do que se trata é, no fundamental, de um entendimento sobre o lacaio de serviço e a partilha do saque. Da Líbia e da restante África.

Odiario
Odiario

O lugar do Iraque no Grande Jogo entre EUA e Irão

Nazanín Armanian    14.Ene.20    Outros autores

A sina do Iraque actual é ser, além de um país ocupado, terreno onde se trava uma guerra ainda não declarada entre países terceiros: EUA, Israel e Irão. Num Médio Oriente em que, além dos EUA e do seu aliado sionista, os alinhamentos das variantes sunita e xiita do Islão – entre outros factores - tornam ainda mais complexa a questão.

Odiario
Odiario

Al Gore: o criminoso de oito guerras mercador do ambientalismo

Nazanín Armanian    22.Dic.19    Outros autores

O florescente negócio do “ambientalismo” prospera. É aparentemente uma boa causa, e mobiliza muita gente sinceramente preocupada. É por isso útil chamar a atenção para os vultuosos interesses que tem por detrás, e alguns personagens que surgem à frente, cujo currículo é, não o de defensores do planeta, mas o de criminosos inimigos da humanidade.

Odiario
Odiario

Médio Oriente: a região mais afectada pelas alterações climáticas

Nazanín Armanian    18.Dic.19    Outros autores

As campanhas mediáticas em torno da “emergência climática” desenvolvem-se em regra sobre um mundo abstracto. Este artigo centra o olhar sobre uma região, concreta e martirizada, tanto pela exploração desenfreada de recursos naturais como pela guerra. Guerras que, sintomaticamente, nunca são referidas pelos arautos de tal “emergência.”

Odiario
Odiario

A “Cruzada das crianças” de Greta aponta à privatização da natureza

Nazanín Armanian    09.Dic.19    Outros autores

Enquanto prossegue a grande movimentação (e encenação) “ambientalista” global cujo rosto mais visível é uma criança, importa observar que entidades e interesses a impulsionam, que objectivos procura atingir, e também a razão de procurar centrar-se na mobilização de adolescentes e crianças, a “Geração Z”. Duas coisas estão claras: não há um único problema global que não tenha no capitalismo um factor fundamental de agravamento, e não é nos termos do capitalismo que algum desses problemas terá solução.

Odiario
Odiario

A Rússia e a autodeterminação dos curdos em 26 notas

Nazanín Armanian    01.Nov.19    Outros autores

Uma interessante ficha de leitura de um complexo processo, inserido em processos regionais e globais ainda mais complexos e perigosos. De momento o que parece é que a intervenção russa marcou pontos. O que não garante de forma alguma que se esteja mais próximo de qualquer solução, quanto mais não seja porque uma das ramificações da questão poderá passar pelo que venha a suceder a Trump.

Odiario