Autor: “Nazanín Armanian”

Odiario

A França projecta um Líbano que faça contrapeso a Israel

Nazanín Armanian    31.Ago.20    Outros autores

A algo insólita pressa com que Macron se deslocou a Beirute após a catástrofe de 4 de Agosto é mais um indício da complexa situação no Médio Oriente. As velhas potências coloniais e as novas potências regionais todas em competição por influência, por um lugar no xadrez geoestratégico e na rapina das riquezas locais. A tragédia dos povos da região não irá acabar tão cedo.

Odiario
Odiario

O Acordo Abraham e a perigosa entrada de Israel no Golfo Pérsico em 27 notas

Nazanín Armanian    26.Ago.20    Outros autores

O Acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, patrocinado por Trump, é vantajoso para os sionistas, para a monarquia reaccionária dos EAU, de algum modo para Trump. Perdem o povo palestiniano e os povos do Médio Oriente no seu conjunto: «este tipo de “paz” injusta com um regime como o israelita significa apenas mais guerras contra outros milhões de pessoas indefesas».

Odiario
Odiario

Quem incendiou o Porto de Beirute?

Nazanín Armanian    21.Ago.20    Outros autores

A recente explosão que arrasou boa parte do porto de Beirute continua a suscitar muitas e justificadas interrogações. Mas se é difícil ainda explicar as causas do sucedido, observar a quem interessa esta tragédia e que procura tirar partido dela é bastante mais fácil. Este artigo faz uma breve retrospectiva de antecedentes que ajudam a apontar algumas respostas.

Odiario
Odiario

O vírus covid19 + Modi organizam uma catástrofe social na Índia

Nazanín Armanian    13.Abr.20    Outros autores

A combinação da actual pandemia com o governo de extrema-direita de Narendra Modi, juntando-se às extremas desigualdades que já caracterizavam a sociedade indiana, criam condições de uma situação catastrófica que devastará o segundo país mais populoso do mundo.

Odiario
Odiario

Paz na Líbia? Se a Europa prepara outro ataque militar a África!

Nazanín Armanian    13.Feb.20    Outros autores

O directório das grandes potências europeias juntamente com outros interessados do mesmo calibre realizou em Berlim uma Conferência sobre a Líbia - sem a participação de qualquer representante líbio - convocada pela Alemanha. Do que se trata é, no fundamental, de um entendimento sobre o lacaio de serviço e a partilha do saque. Da Líbia e da restante África.

Odiario
Odiario

O lugar do Iraque no Grande Jogo entre EUA e Irão

Nazanín Armanian    14.Ene.20    Outros autores

A sina do Iraque actual é ser, além de um país ocupado, terreno onde se trava uma guerra ainda não declarada entre países terceiros: EUA, Israel e Irão. Num Médio Oriente em que, além dos EUA e do seu aliado sionista, os alinhamentos das variantes sunita e xiita do Islão – entre outros factores - tornam ainda mais complexa a questão.

Odiario
Odiario

Al Gore: o criminoso de oito guerras mercador do ambientalismo

Nazanín Armanian    22.Dic.19    Outros autores

O florescente negócio do “ambientalismo” prospera. É aparentemente uma boa causa, e mobiliza muita gente sinceramente preocupada. É por isso útil chamar a atenção para os vultuosos interesses que tem por detrás, e alguns personagens que surgem à frente, cujo currículo é, não o de defensores do planeta, mas o de criminosos inimigos da humanidade.

Odiario