Autor: “Nazanín Armanian”

Odiario

Irão, o objectivo da transferência de Israel do EUCOM para o Centcom

Nazanín Armanian    22.Ene.21    Outros autores

A agressiva aliança EUA-Israel aumenta a ameaça militar contra o Irão. É esse o evidente significado das alterações verificadas na integração de Israel na estrutura do Pentágono, decidida no últimos dias da administração Trump. A estratégia conjunta do imperialismo EUA e do estado sionista transformou o Médio Oriente num inferno, e é de recear que a situação não se altere. Crescem os riscos de uma guerra de escala ainda mais demencial.

Odiario
Odiario

28 notas sobre a tragicomédia do ataque ao Capitólio

Nazanín Armanian    18.Ene.21    Outros autores

Os políticos de ambos os partidos que alternam no poder nos EUA mentem há anos aos seus próprios cidadãos e ao mundo inteiro: as guerras contra a Iugoslávia, Iraque, Afeganistão, Líbia, Iémen, Síria, etc. são apenas parte de sua perigosa capacidade de falsificar a realidade e manipular a opinião pública. De modo que duvidar deles não é apenas saudável, é imprescindível. É o que sucede com o assalto ao Capitólio, cuja versão oficial mete água por todos os lados.

Odiario
Odiario

Os ‘lugares obscuros’ dos EUA, o biopoder e a tortura sexual (II)

Nazanín Armanian    06.Oct.20    Outros autores

A prática sistemática da tortura, da detenção e execução extrajudicial, a instalação de uma rede de “prisões secretas” de forma a iludir a vigilância humanitária são parte integrante da “guerra ao terror” invocada pelos EUA. Tal como outros aspectos dessa “guerra ao terror”, são na verdade formas normalizadas do mais bárbaro terrorismo de Estado.

Odiario
Odiario

A França projecta um Líbano que faça contrapeso a Israel

Nazanín Armanian    31.Ago.20    Outros autores

A algo insólita pressa com que Macron se deslocou a Beirute após a catástrofe de 4 de Agosto é mais um indício da complexa situação no Médio Oriente. As velhas potências coloniais e as novas potências regionais todas em competição por influência, por um lugar no xadrez geoestratégico e na rapina das riquezas locais. A tragédia dos povos da região não irá acabar tão cedo.

Odiario
Odiario

O Acordo Abraham e a perigosa entrada de Israel no Golfo Pérsico em 27 notas

Nazanín Armanian    26.Ago.20    Outros autores

O Acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, patrocinado por Trump, é vantajoso para os sionistas, para a monarquia reaccionária dos EAU, de algum modo para Trump. Perdem o povo palestiniano e os povos do Médio Oriente no seu conjunto: «este tipo de “paz” injusta com um regime como o israelita significa apenas mais guerras contra outros milhões de pessoas indefesas».

Odiario
Odiario

Quem incendiou o Porto de Beirute?

Nazanín Armanian    21.Ago.20    Outros autores

A recente explosão que arrasou boa parte do porto de Beirute continua a suscitar muitas e justificadas interrogações. Mas se é difícil ainda explicar as causas do sucedido, observar a quem interessa esta tragédia e que procura tirar partido dela é bastante mais fácil. Este artigo faz uma breve retrospectiva de antecedentes que ajudam a apontar algumas respostas.

Odiario
Odiario

O vírus covid19 + Modi organizam uma catástrofe social na Índia

Nazanín Armanian    13.Abr.20    Outros autores

A combinação da actual pandemia com o governo de extrema-direita de Narendra Modi, juntando-se às extremas desigualdades que já caracterizavam a sociedade indiana, criam condições de uma situação catastrófica que devastará o segundo país mais populoso do mundo.

Odiario