Autor: “Nazanín Armanian”

Odiario

O 14-S da Arábia Saudita em 23 notas

Nazanín Armanian    24.Sep.19    Outros autores

O recente ataque a instalações petroleiras na Arábia Saudita suscita as mais desencontradas suposições, dúvidas e acusações. A única coisa certa é que serve de justificação para o agravamento da tensão na zona, e para uma nova escalada de agressividade em relação ao Irão. Mas outras suposições chegam até mesmo às lutas de facção no interior da classe dominante nos EUA. Acontecem coisas semelhantes na história de todos os impérios em decadência.

Odiario
Odiario

Trump junta no Golfo Pérsico a doutrina de Obama com a doutrina Carter

Nazanín Armanian    19.Jul.19    Outros autores

Para os EUA, o Golfo Pérsico é um nó geoestratégico fundamental. Desde o final da 2ª Guerra Mundial que ali se instalaram, mantendo-se graças a uma enorme força militar de ocupação e à aliança com alguns dos regimes mais reaccionários à face da Terra. Hoje, se a presença militar aumentou ainda, manter essas alianças pode tornar-se mais difícil. Os povos não aceitam para sempre ser dominados, e as classes dominantes podem encontrar junto de outros parceiros melhores vantagens económicas. Infelizmente, para os EUA resta sempre o caminho da guerra.

Odiario
Odiario

Arábia Saudita-lrão: as oito razões para um pouco religioso ódio “sunita-xiita”

Nazanín Armanian    06.Jul.19    Outros autores

Uma interessante resenha histórica da fractura sunita-xiita no islão, do seu peso na evolução da situação no Médio Oriente, e sobretudo do seu papel de bloqueio de uma perspectiva de resolução dos confrontos entre Estados cuja visão da realidade é distorcida por “um olhar metafísico”.

Odiario
Odiario

A Europa face à militarização do conflito EUA-Irão, em 18 pontos-chave

Nazanín Armanian    07.Jun.19    Outros autores

Falando de “Europa” a autora está no fundamental a referir-se à UE, cujas pretensões de autonomia face aos EUA são inexistentes, por muito que isso prejudique os interesses dos seus países. Mas o alerta é oportuno: a desencadear-se mais uma guerra no Médio Oriente, desta vez contra o Irão, a Europa sofreria duramente as suas consequências em todos os aspectos. Quanto aos EUA, seria mais uma guerra distante do seu território. Mas, ainda assim, mesmo nos EUA surgem vozes autorizadas alertando para os riscos das acções e dos projectos dos dementes da Casa Branca.

Odiario
Odiario

O Sri Lanka no Grande Jogo dos EUA e da Índia contra a China

Nazanín Armanian    02.May.19    Outros autores

Os recentes atentados no Sri Lanka ganham um significado especial se se considerar a importância geopolítica do país, e as disputas de influência na zona. Um processo em que a ingerência e a conspiração por parte dos EUA se exercem num tabuleiro particularmente volátil, perigoso e complexo

Odiario
Odiario

Os três objectivos da guerra contra a Líbia (II)

Nazanín Armanian    29.Abr.19    Outros autores

Os EUA e a NATO destruíram a Líbia, mas não têm forma de controlar a situação caótica que daí resultou. O significado da actual ofensiva do general Khalifa Hafter pode consistir numa nova tentativa de estabilização, que aparentemente contará com o apoio de potências que não participaram na destruição do país, nomeadamente a Rússia. A única coisa certa é que o sofrimento do povo líbio está muito longe de terminar.

Odiario
Odiario

¿Greenwashing? As Marchas Verdes esquecem o “factor guerra”

Nazanín Armanian    18.Mar.19    Outros autores

Depois da grande acção mediática de 15 de Março com a sua Marcha Popular pelo Clima, é oportuno chamar a atenção para a colossal omissão aí feita: ao sistema responsável não apenas pela degradação ambiental mas por retirar dela chorudos lucros; e ao historial de guerras e agressões imperialistas que devastaram e continuam a devastar o planeta. A mobilização pelo clima só poderá ser verdadeiramente útil se for capaz de incorporar essas duas questões fundamentais.

Odiario