Autor: “Paul Craig Roberts”

Odiario

O efeito económico do coronavírus poderia ser revolucionário

Paul Craig Roberts    19.Mar.20    Outros autores

Em muitos lugares do mundo capitalista a actual crise está a provocar um fenómeno inestimável: o colocar em causa do que conduziu à situação de extrema vulnerabilidade económica e social de sociedades tidas como desenvolvidas. E o ressurgir de palavras há muito colocadas no index ideológico, como a palavra nacionalização. E é significativo que ressurjam também nos próprios EUA.

Odiario
Odiario

O Problema da Wikipédia

Paul Craig Roberts    16.Dic.19    Outros autores

Um depoimento que assenta numa experiência pessoal, mas que pode dizer muito sobre boa parte da informação que circula em “open source” numa rede que, no fundamental, está sobretudo nas mãos de grandes empresas dos EUA. No caso aqui referido, a informação ou é deliberadamente deturpada e caluniosa ou resulta de um espírito inquisitorial que não tolera qualquer desvio do pensamento dominante.

Odiario
Odiario

O genocídio da nação grega

Paul Craig Roberts    24.Ago.18    Outros autores

O foguetório político e mediático (incluindo a vergonhosa intervenção de Centeno) sobre o “fim da crise grega” não passa de um enorme embuste. A declaração de que a crise grega acabou é meramente a constatação de que já não resta nada para esfolar ao povo grego no interesse dos bancos estrangeiros. A Grécia está muito pior do que antes da intervenção, e está a afundar-se rapidamente.

Odiario
Odiario

O Mundo Ocidental vive todo em Dissonância Cognitiva

Paul Craig Roberts    29.Jun.18    Outros autores

Craig Roberts descreve neste artigo aspectos de um fenómeno que Domenico Losurdo apontou noutro lugar: a dominação de classe actual manifesta-se não apenas através das ideias dominantes, mas através dos sentimentos dominantes. É assim que a opinião pública pode ficar justamente chocada com a separação das crianças das suas famílias nas fronteiras dos EUA, e ser incapaz de associar esse facto à destruição de milhões de famílias que a agressão imperialista leva a cabo em todo o mundo.

Odiario
Odiario

O discurso de Putin sobre o estado do mundo

Paul Craig Roberts    05.Mar.18    Outros autores

Os grandes media ocidentais, ocupados a lançar uma torrente de desinformação e propaganda de guerra sobre a Síria ou a Venezuela, silenciaram o recente discurso de Vladimir Putin em que este revelou que a Rússia dispõe já de armas nucleares que tornam inúteis os “escudos” que os EUA e a NATO vêm instalando em torno do seu país. Mas a questão é muito séria, em particular para os europeus, que seriam as primeiras vítimas da retaliação a uma agressão EUA/NATO.

Odiario
Odiario

O Irão em 2018

Paul Craig Roberts    07.Ene.18    Outros autores

Uma oportuna reflexão sobre os acontecimentos no Irão. As manobras de desestabilização comandadas pelos EUA começam a ser um mecanismo em que todas as peças já são conhecidas e previsíveis: protestos “espontâneos”, violência, “defesa dos direitos humanos”, intervenção militar. Houve entretanto um percalço: no Conselho de Segurança da ONU os EUA ficaram isolados. Nem a França de Macron os acompanhou.

Odiario
Odiario

O discurso de Trump

Paul Craig Roberts*    21.Sep.17    Outros autores

«Pergunto-me [diz o autor] se quem quer que tenha escrito este deplorável discurso tinha a intenção de embaraçar Trump e inadvertidamente embaraçou também os EUA, ou se o (ou os) que o escreveram estão de tal modo imbuídos da arrogância e da presunção dos tempos que correm que simplesmente foram incapazes de se dar conta das extraordinárias contradições que emergiram de forma flagrante ao longo de todo o discurso.»

Odiario