Autor: “Paul Craig Roberts”

Odiario

O Irão em 2018

Paul Craig Roberts    07.Ene.18    Outros autores

Uma oportuna reflexão sobre os acontecimentos no Irão. As manobras de desestabilização comandadas pelos EUA começam a ser um mecanismo em que todas as peças já são conhecidas e previsíveis: protestos “espontâneos”, violência, “defesa dos direitos humanos”, intervenção militar. Houve entretanto um percalço: no Conselho de Segurança da ONU os EUA ficaram isolados. Nem a França de Macron os acompanhou.

Odiario
Odiario

O discurso de Trump

Paul Craig Roberts*    21.Sep.17    Outros autores

«Pergunto-me [diz o autor] se quem quer que tenha escrito este deplorável discurso tinha a intenção de embaraçar Trump e inadvertidamente embaraçou também os EUA, ou se o (ou os) que o escreveram estão de tal modo imbuídos da arrogância e da presunção dos tempos que correm que simplesmente foram incapazes de se dar conta das extraordinárias contradições que emergiram de forma flagrante ao longo de todo o discurso.»

Odiario
Odiario

A verdadeira crise humanitária não é Alepo

Paul Craig Roberts    24.Oct.16    Outros autores

Uma retrospectiva da intervenção dos EUA no Médio Oriente desde o 11 de Setembro mostra uma implacável marcha em direcção à trágica perspectiva hoje colocada: o confronto militar com a Rússia, a segunda maior potência nuclear. A previsível eleição de Hillary Clinton será um passo mais em direcção a essa catástrofe.

Odiario
Odiario

Putin coloca Washington em xeque

Paul Craig Roberts    10.Oct.15    Outros autores

Pode ser que a arrogância e a agressão imperialista no Médio Oriente, no Norte de África, na Ucrânia, cujas consequências recaem sobre os povos em causa mas começam também a recair pesadamente sobre a Europa, desencadeie um processo de corrosão do próprio poder imperial de Washington.

Odiario
Odiario

Mudança de regime em Cuba

Paul Craig Roberts    28.Dic.14    Outros autores

Nenhum verdadeiro amigo Cuba ignora que os EUA, qualquer que seja a táctica preferencial que adoptem no momento, não abandonam o objectivo de destruir o regime que a revolução cubana criou e mantém, à custa de uma heróica resistência de mais de cinco décadas. O povo cubano tem uma larga experiência do que significa ter o imperialismo como adversário. Não a pode esquecer caso ele queira agora apresentar-se como “amigo”.

Odiario
Odiario

Sanções e aviões de passageiros

Paul Craig Roberts    20.Jul.14    Outros autores

Diz o autor que “o império de Washington começa a abrir fissuras, uma circunstância que vai trazer consigo uma acção desesperada”. As “fissuras” que aponta resultam de o imenso poder militar da maior potência imperialista ter cada vez menor correspondência com o respectivo poder económico, e do processo de “desdolarização” de um volume crescente de trocas económicas internacionais. A “acção desesperada” verifica-se em diversas partes do mundo, mas pode estar em curso - com ainda maior gravidade e aventureirismo - na Ucrânia.

Odiario
Odiario

Washington prepara-se para a guerra

Paul Craig Roberts    02.Jul.14    Outros autores

A destruição de sete países na sua totalidade ou em parte pelo Ocidente, no século XXI, com o apoio da “civilização ocidental” e os média ocidentais constitui uma prova poderosa de que a liderança do mundo ocidental não tem consciência moral e compaixão. Agora que Washington está armada com a sua falsa doutrina de “supremacia nuclear”, as perspectivas para a Humanidade são negras.

Odiario