Autor: “Rémy Herrera ”

Odiario

Assembleia dos “Coletes Amarelos”: «Será necessário sair do capitalismo»

Rémy Herrera    16.Abr.19    Colaboradores

O movimento dos “Coletes Amarelos” em França prossegue a mobilização. Mas avança igualmente em formas de organização: as assembleias, e as “Assembleias das assembleias.”
Na segunda, realizada no início de Abril, aprovou um conjunto de posições e orientações com um claro cunho progressista. Que constituem, além do mais, um encorajador indício da sua autonomia de decisão, da sua vontade de avançar, e da sua capacidade de resistir tanto à repressão como às tentativas de divisão e de manipulação a partir do seu interior.

Odiario
Odiario

Uma forma de sabedoria…

Rémy Herrera    01.Abr.19    Colaboradores

A prolongada mobilização dos “Coletes Amarelos” (já com 21 sábados consecutivos) vem suscitando um incremento da acção repressiva do Estado (que mobiliza já para esse fim as forças armadas). Por outro lado, a classe dominante e os seus serventuários no aparelho de Estado e no Governo continuam a agir como se fossem inteiramente impunes e inimputáveis, apesar de começarem a acumular-se indícios e processos por corrupção, e até de contestação dentro das suas fileiras, nomeadamente da ilegalidade e arbitrariedade da acção repressiva.

Odiario
Odiario

Coletes amarelos: “odiosos”, “depredadores”, “antissemitas”… que mais ainda?

Rémy Herrera    21.Mar.19    Colaboradores

Os “coletes amarelos” prosseguem a sua mobilização. Os media dominantes e o governo cobrem-nos de insultos e de bárbara violência policial. A repressão já vai longe na negação de direitos fundamentais dos cidadãos. Talvez consigam finalmente desmobilizar um movimento com evidentes fragilidades. Mas a cólera que exprime está muito longe de ser contida.

Odiario
Odiario

A urgência de um «Grande Debate» sobre a União Europeia

Rémy Herrera*    28.Ene.19    Colaboradores

Em França, mesmo homens de direita querem centrar o “Grande Debate” (que Macron diz estar aberto) na questão do euro. Assumem-no pela razão básica de que o projecto europeu não é reformável a partir de dentro, pela lógica que o opera, e deve ser desconstruído. Mas enganam-se ao imaginar que o caminho para sair da crise é capitalista. E é aí que reside toda a dificuldade de construir alternativas para os povos.

Odiario
Odiario

A mobilização dos Coletes Amarelos não enfraquece

Rémy Herrera    19.Ene.19    Colaboradores

No dia de hoje haverá nova mobilização dos «coletes amarelos» em França. Os sinais deixados pelas semanas anteriores são inequívocos: não só a mobilização não enfraquece como o Presidente Macron deixou de aparecer em público, de tal forma é generalizado o repúdio público pela sua governação.

Odiario
Odiario

Entre as duas mandíbulas do torno da extrema-direita

Rémy Herrera    27.Dic.18    Colaboradores

Realizou-se a 22 de Dezembro o «Acto VI» na luta dos coletes amarelos em França. Para além de particularidades que são sinal não só de organização, mas de uma organização capaz de iludir os serviços de informações, verifica-se com crescente clareza que, em vez de responder a reivindicações que Macron reconheceu já serem legítimas, a opção do poder é a da intensificação da acção de um aparelho repressivo de Estado onde a extrema-direita tem uma muito forte presença.

Odiario
Odiario

As balelas de Macron não resultam!

Rémy Herrera    19.Dic.18    Colaboradores

Na semana passada, em França, novos episódios na mobilização de coletes amarelos e de trabalhadores, novas tentativas de desmobilização – desta vez pela voz do próprio Macron – e novas acções de violência e repressão policial. No próximo sábado, nova mobilização.

Odiario