Autor: “RT”

Odiario

O capitalismo ensaia a sua distopia espacial

Alex Martins Moraes    05.Jun.20    Outros autores

Uma interessante reflexão sobre a recente aventura da SpaceX, e a campanha mediática que trouxe consigo. Como se o futuro espacial da humanidade passasse a ficar atrelado aos planos de um novo grupo de capitalistas cujos empreendimentos configuram o chamado “NewSpace”, termo que indica, basicamente, a chegada do capitalismo ao espaço e o casamento entre exploração espacial e rentabilidade empresarial directa.

Odiario
Odiario

O Governo dos EUA ameaça famílias do pessoal do Tribunal Penal Internacional se julgarem norte-americanos por crimes de guerra

Ben Norton    26.Mar.20    Outros autores

O Tribunal Penal Internacional aprovou uma investigação sobre crimes de guerra dos EUA no Afeganistão. O secretário de Estado, Mike Pompeo, respondeu ameaçando punir membros da família dos funcionários do TPI. Na actual situação - dramática em todo o mundo - em que se multiplicam os apelos ao humanitarismo, o governo dos EUA ostenta o seu enraizado gangsterismo. Acontece que desta vez as vítimas não serão apenas dos países que agride militar ou economicamente. Serão também norte-americanas, e em muito grande número.

Odiario
Odiario

O efeito económico do coronavírus poderia ser revolucionário

Paul Craig Roberts    19.Mar.20    Outros autores

Em muitos lugares do mundo capitalista a actual crise está a provocar um fenómeno inestimável: o colocar em causa do que conduziu à situação de extrema vulnerabilidade económica e social de sociedades tidas como desenvolvidas. E o ressurgir de palavras há muito colocadas no index ideológico, como a palavra nacionalização. E é significativo que ressurjam também nos próprios EUA.

Odiario
Odiario

Quando a conservação da natureza dá cobertura às tecnociências mortíferas

Françoise Degert    06.Mar.20    Outros autores

Este artigo lança um muito importante alerta. As velhas multinacionais dos OGM e os GAFAM (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft) empenham o seu imenso poder para fazer instalar em toda a parte a biologia sintética e se apossarem da terra e dos oceanos, “libertos” da agro-pecuária e da pesca. As implicações são enormes, gravosas e imprevisíveis. Mas as organizações de conservação da natureza, a começar pela IUCN, parecem já ter sido capturadas por esses potentados.

Odiario
Odiario

Israel, um modelo de apartheid para o século 21, segundo um ex-embaixador na África do Sul

Esta breve recensão de um livro de um antigo embaixador de Israel na África do Sul é elucidativa. O plano Netanyahu/Trump para a Palestina reproduz fielmente o sistema de bantustões do regime de apartheid sul-africano. O sionismo tenta reproduzir hoje o que há de pior nas diferentes vertentes históricas do racismo. Existem também, felizmente, israelitas que juntam a voz aos povos do mundo na denuncia dessa orientação desumana.

Odiario
Odiario

Luta contra o coronavírus. Ponto da situação pela embaixada chinesa em França

Uma representação diplomática da RPC põe os pontos nos i sobre a dualidade de critérios, o preconceito e o racismo puro e duro dos media ocidentais dominantes na abordagem da questão do surto de coronavírus. E aponta exemplos flagrantes de desleixo e incompetência face a problemas de escala semelhante, nomeadamente nos EUA.

Odiario
Odiario

O Problema da Wikipédia

Paul Craig Roberts    16.Dic.19    Outros autores

Um depoimento que assenta numa experiência pessoal, mas que pode dizer muito sobre boa parte da informação que circula em “open source” numa rede que, no fundamental, está sobretudo nas mãos de grandes empresas dos EUA. No caso aqui referido, a informação ou é deliberadamente deturpada e caluniosa ou resulta de um espírito inquisitorial que não tolera qualquer desvio do pensamento dominante.

Odiario