Autor: “RT”

Odiario

200 dias de valentia e firmeza: a heróica defesa de Estalinegrado que mudou a história

RT    05.Feb.18    Outros autores

Passaram em 2 de Fevereiro 75 anos sobre a derrota nazi em Estalinegrado, momento de viragem na II Guerra Mundial. Seguir-se-ia, poucos meses mais tarde, a grande vitória de Kursk. A URSS, o Exército Vermelho e o povo soviético assumiam, daí em diante, um papel decisivo na derrota final do nazi-fascismo. O significado desse papel está marcado de forma indelével na memória dos povos, e os povos da antiga URSS celebram-no devidamente.

Odiario
Odiario

A variável curda assume protagonismo no conflito sírio

Alfredo Hurtado    30.Ene.18    Outros autores

A situação na Síria entrou aparentemente numa nova fase. Os agressores, depois de terem sobretudo agido através de organizações terroristas, intervêm agora abertamente, com a invasão turca e com a intenção dos EUA de instalação permanente em território sírio. Os curdos são agora simultaneamente actor e pretexto. E seria bom que os seus dirigentes reflectissem sobre o longo historial de instrumentalização e traição a que têm sido sujeitos.

Odiario
Odiario

O Irão em 2018

Paul Craig Roberts    07.Ene.18    Outros autores

Uma oportuna reflexão sobre os acontecimentos no Irão. As manobras de desestabilização comandadas pelos EUA começam a ser um mecanismo em que todas as peças já são conhecidas e previsíveis: protestos “espontâneos”, violência, “defesa dos direitos humanos”, intervenção militar. Houve entretanto um percalço: no Conselho de Segurança da ONU os EUA ficaram isolados. Nem a França de Macron os acompanhou.

Odiario
Odiario

Myanmar: os Rohingya e os militantes apoiados pelos sauditas

Tony Cartalucci    19.Dic.17    Outros autores

A prolongada crise em Myanmar e a questão da minoria Rohingya requerem mais informação do que a que os grandes media ocidentais proporcionam. E, provavelmente, o essencial do que está em causa será, mais uma vez, o dedo imperialista a gerar uma situação violenta e imprevisível num país dirigido nominalmente por Aung San Kyi – uma personalidade criada pelos interesses ocidentais. Situação que inquine as suas relações com a China e dê oportunidade à instalação de tropas EUA na fronteira comum.

Odiario
Odiario

Na barriga da miséria extrema

José Martins    09.Dic.17    Outros autores

Um importante estudo sobre as desigualdades, a pobreza e a evolução da situação ecoómica brasileira. «Se em 2013 ainda se podia falar de “um Produto Interno Bruto (PIB) muito grande e uma pobreza maior ainda”, agora tem que se actualizar também a primeira perna da equação. Coloque no lugar “um PIB insignificante que insiste em ficar estagnado e uma pobreza muito maior do que antes”.

Odiario
Odiario

Por uma frente de Esquerda Socialista para unir dos trabalhadores e derrotar o projecto da Burguesia

A situação no Brasil com Temer na presidência exige uma recomposição do campo democrático e popular para derrotar o projecto golpista. Publicamos hoje um conjunto de documentos e propostas do PCB que não apenas ajudam a compreender a dimensão e os perigos da crise brasileira como constituem também uma proposta e um programa de acção e de unidade.

Odiario
Odiario

Documentos desclassificados revelam que os EUA “apoiaram activamente” os massacres na Indonésia nos anos 1960

RT    26.Oct.17    Outros autores

Documentos agora desclassificados ilustram a conivência dos EUA com o massacre anticomunista dos anos 60 na Indonésia. Se tivessem sido igualmente desclassificados os documentos da CIA da mesma altura, muito provavelmente seria mais do que conivência o que ficaria à vista. Pode colocar-se a pergunta: quantos milhões de assassínios no último meio século figurarão no cadastro de tais defensores da “democracia” e dos “direitos humanos”? E até quando?

Odiario