Autor: “RT”

Odiario

A comercialização da violência nos EUA

Alberto Piris    22.Jul.20    Outros autores

A sociedade dos EUA é há muito fortemente militarizada. O papel central assumido pelo complexo militar-industrial ajuda a compreender esse fenómeno: a guerra e a violência armada são componentes nucleares do imperialismo EUA. O que vem surgindo com maior nitidez nos últimos tempos é que a grande burguesia EUA, que vem privatizando parte dos instrumentos da violência de Estado, tem montado um dispositivo de guerra contra o seu próprio povo.

Odiario
Odiario

O capitalismo ensaia a sua distopia espacial

Alex Martins Moraes    05.Jun.20    Outros autores

Uma interessante reflexão sobre a recente aventura da SpaceX, e a campanha mediática que trouxe consigo. Como se o futuro espacial da humanidade passasse a ficar atrelado aos planos de um novo grupo de capitalistas cujos empreendimentos configuram o chamado “NewSpace”, termo que indica, basicamente, a chegada do capitalismo ao espaço e o casamento entre exploração espacial e rentabilidade empresarial directa.

Odiario
Odiario

O Governo dos EUA ameaça famílias do pessoal do Tribunal Penal Internacional se julgarem norte-americanos por crimes de guerra

Ben Norton    26.Mar.20    Outros autores

O Tribunal Penal Internacional aprovou uma investigação sobre crimes de guerra dos EUA no Afeganistão. O secretário de Estado, Mike Pompeo, respondeu ameaçando punir membros da família dos funcionários do TPI. Na actual situação - dramática em todo o mundo - em que se multiplicam os apelos ao humanitarismo, o governo dos EUA ostenta o seu enraizado gangsterismo. Acontece que desta vez as vítimas não serão apenas dos países que agride militar ou economicamente. Serão também norte-americanas, e em muito grande número.

Odiario
Odiario

O efeito económico do coronavírus poderia ser revolucionário

Paul Craig Roberts    19.Mar.20    Outros autores

Em muitos lugares do mundo capitalista a actual crise está a provocar um fenómeno inestimável: o colocar em causa do que conduziu à situação de extrema vulnerabilidade económica e social de sociedades tidas como desenvolvidas. E o ressurgir de palavras há muito colocadas no index ideológico, como a palavra nacionalização. E é significativo que ressurjam também nos próprios EUA.

Odiario
Odiario

Quando a conservação da natureza dá cobertura às tecnociências mortíferas

Françoise Degert    06.Mar.20    Outros autores

Este artigo lança um muito importante alerta. As velhas multinacionais dos OGM e os GAFAM (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft) empenham o seu imenso poder para fazer instalar em toda a parte a biologia sintética e se apossarem da terra e dos oceanos, “libertos” da agro-pecuária e da pesca. As implicações são enormes, gravosas e imprevisíveis. Mas as organizações de conservação da natureza, a começar pela IUCN, parecem já ter sido capturadas por esses potentados.

Odiario
Odiario

Israel, um modelo de apartheid para o século 21, segundo um ex-embaixador na África do Sul

Esta breve recensão de um livro de um antigo embaixador de Israel na África do Sul é elucidativa. O plano Netanyahu/Trump para a Palestina reproduz fielmente o sistema de bantustões do regime de apartheid sul-africano. O sionismo tenta reproduzir hoje o que há de pior nas diferentes vertentes históricas do racismo. Existem também, felizmente, israelitas que juntam a voz aos povos do mundo na denuncia dessa orientação desumana.

Odiario
Odiario

Luta contra o coronavírus. Ponto da situação pela embaixada chinesa em França

Uma representação diplomática da RPC põe os pontos nos i sobre a dualidade de critérios, o preconceito e o racismo puro e duro dos media ocidentais dominantes na abordagem da questão do surto de coronavírus. E aponta exemplos flagrantes de desleixo e incompetência face a problemas de escala semelhante, nomeadamente nos EUA.

Odiario