Autor: “RT”

Odiario

John Pilger: O processo de extradição de Julian Assange é ‘uma charada’

Greg Wilpert    09.Nov.19    Outros autores

Em entrevista a The Real News Network, John Pilger comenta a forma como vem sendo conduzido no Reino Unido o processo de extradição para os EUA de Julian Assange, e a forma vergonhosa como grandes media – que se aproveitaram de forma muito lucrativa do seu trabalho jornalístico – agora ignoram este processo inteiramente arbitrário e o atacam.

Odiario
Odiario

O situacionismo e os media simpatizam com o movimento de Greta “Sextas-feiras pelo Futuro”… Poderá então considerar-se exactamente um “protesto”?

RT    30.Sep.19    Outros autores

Quando se vêm os grandes media, instituições globais, o capital monopolista, Estados cujo currículo é mais do que sombrio a patrocinar um movimento global de protesto, alguma coisa cheira a esturro. Os mesmos que, por exemplo, reprimem brutalmente os “Coletes Amarelos” e outros movimentos de massas promovem com toda a simpatia acções de rua cuja figura mais visível é Greta Thunberg. Justifica-se por isso tentar entender melhor o que se passa.

Odiario
Odiario

Torturem os números até que eles confessem!

É sabido que os dados estatísticos podem suscitar diferentes interpretações e conclusões. O que acontece em alguns casos é as conclusões serem anteriores à consulta dos dados, e estes serem martelados até se ajustarem à conclusão pretendida. É isso que fazem alguns comentadores de direita, para fazer o balanço que lhes convém da actual legislatura.

Odiario
Odiario

Venezuela: os factos, nada mais do que os factos

Jean Ortiz    27.Jun.19    Outros autores

A Venezuela acaba de revelar mais uma conspiração terrorista de grande escala, mas não é esse o tema principal deste artigo. O imperialismo conduz uma guerra em diferentes frentes, e todas elas têm carácter criminoso. Este artigo faz uma resenha da ofensiva no campo económico: bloqueio, sabotagem, roubo de activos do Estado (em que o Novo Banco português também participa), sanções sobre entidades e países terceiros fazendo tábua-rasa do direito internacional. O governo português, reconhecendo o fantoche Guaidó, não só se torna seu cúmplice como fica na companhia da mais criminosa escumalha internacional.

Odiario
Odiario

As tropas americanas libertaram realmente Mauthausen?

A história da “libertação de Mauthausen” por tropas dos EUA em 1945 não é só mal contada. Omite também que essa libertação – que certamente não teria sido possível sem as sucessivas derrotas das forças nazis, em particular perante o Exército Vermelho – teve uma intervenção determinante da resistência antifascista organizada no interior do campo, com um papel particularmente destacado dos comunistas espanhóis aí detidos.

Odiario
Odiario

Para isto serviu que a Espanha e a UE reconhecessem Guaidó como presidente

Roberto Montoya    03.May.19    Outros autores

A intentona golpista de 30 de Abril na Venezuela fracassou. Ainda tardará até que sejam conhecidas todas as suas componentes e cumplicidades. Uma estava à partida adquirida: a do papel dirigente dos EUA, e a cumplicidade de países que agem como seus vassalos. O artigo foca-se em Espanha. Mas o papel do governo do PS em Portugal é igualmente vergonhoso. Veja-se a cínica e inqualificável declaração feita ontem: “total condenação de intervenções estrangeiras na Venezuela que visem manter artificialmente e contra a vontade da grande maioria da população uma situação política que impede a livre escolha pelos venezuelanos do seu futuro”.

Odiario
Odiario
Declaração de Petro Simonenko, Secretário-Geral do Partido Comunista da Ucrânia

Ucrânia: muda o presidente, não mudará a política

As eleições na Ucrânia traduziram-se numa enorme derrota do presidente Poroshenko, saído do golpe comandado pelos EUA em 2014. Votação que explica mais uma razão para o poder fascizante instalado em Kiev ter impedido o Partido Comunista da Ucrânia de apresentar candidato. Esta sintética declaração do seu secretário-geral é suficientemente esclarecedora acerca do que há a esperar.

Odiario